Total de visualizações de página

domingo, 21 de maio de 2017

ESBOÇO DE ESTUDO BIBLICO BASEADO NO SALMO 8

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: SALMOS 08
[1] Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade. [2] Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador. [3] Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, [4] que é o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites? [5] Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. [6] Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: [7] ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; [8] as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares. [9] Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!”

INTRODUÇÃO
Segundo o lingüista Duarte Lopes magnífico significa: “boníssimo”, “grandioso”. Ao passo que magnificar é louvar, engrandecer, glorificar, exaltar, a alguém que é grande, amável e poderoso. Este Salmo foi escrito por Davi e trata da magnitude de Deus na criação do universo e do homem, estes além de denotar o poder de Deus também demonstram a sabedoria infinita do Senhor e o seu infindo amor. Falaremos deste Deus magnífico baseados no tema abaixo.

TEMA: A MAGINITUDE DO PODER DE DEUS

1.       ESTENDE-SE A TODA A TERRA. V.1, 9
[1] Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade. [9] Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!

1.1     A glória do Senhor enche toda a terra. Is 6.3
[1] No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. [2] Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava. [3] E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória.

1.2     A salvação do Senhor é percebida em toda a terra. Sl 98.3;
Lembrou-se da sua misericórdia e da sua fidelidade para com a casa de Israel; todas as extremidades da terra viram a salvação do nosso Deus.

2.       PERCEBE-SE ESPECIALMENTE NAS COISAS PEQUENAS. V.2
“Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador”.

2.1     As coisas pequenas revelam o poder de Deus. I Co 1.26-31
“[26] Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados. [27] Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; [28] e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; [29] para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus. [30] Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; [31] para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor”.

2.2     As coisas pequenas revelam a sabedoria de Deus. I Co 1.18-20
“[18] Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. [19] porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a sabedoria o entendimento dos entendidos. [20] Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o questionador deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?”

2.3     As coisas pequenas revelam o infinito amor de Deus. I Co 1.21
“Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem”.

3.       MANISFESTA-SE NA OBRA DA CRIAÇÃO. V.3-8

3.1     A criação da natureza mostra quão limitado é o homem. V.3-4
[3] Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, [4] que é o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites?”

3.2     A criação do homem mostra quão dignidade Deus deu ao homem. V.5
“Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste”.

3.3     A criação do homem mostra quão responsabilidade Deus deu ao homem: Cuidar da criação de Deus. V.6-8
[6] Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: [7] ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; [8] as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares”.

CONCLUSÃO
A mensagem tratando sobre o Deus magnífico descrito por Davi no salmo 8 foi tratada sobre o tema denominado “a magnitude do poder de Deus. Expusemos este assunto dizendo que a magnitude do poder de Deus estende-se a toda terra, percebe-se especialmente nas coisas pequenas e, manifesta-se na criação. Toda a nossa vida depende deste Deus grandioso e precisamos reconhecer nossa dependência Dele, voltando-nos para Ele. Você já serve a este Deus magnífico? Já entregou sua vida a Ele? Que Ele venha a encher o meu e o teu coração e mente de maneira muito amável e poderosa em Nome de Jesus.

AUTOR: Veronilton paz da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário