Total de visualizações de página

domingo, 21 de maio de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM JOÃO 4.1-30; 39-45

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: JOÃO 4.1-30; 39-45

INTRODUÇÃO
Evangelizar é anunciar boas novas, transmitir uma noticia alegre como antigamente quando não tínhamos redes sociais, a gente esperava um senhor vestido de amarelo chamado carteiro para saber noticias dos familiares que moravam longe, a ansiedade era que tivessem boas notícias. João aqui foca as mudanças que Jesus iniciou no seu ministério, saindo do público judeu para os samaritanos (v.1-6), antes já havia chocado os seus compatriotas dizendo substituir o templo (Jo 2.13-25), ele rompeu as barreiras para salvar vidas, os judeus não passavam nas terras dos samaritanos, Jesus fez o oposto (v.4-5), Ele nos trouxe ensinos importantes sobre a prática da evangelização, sobre estes iremos explanar tendo como base o tema abaixo.

TEMA: JESUS NOS ENSINA COMO EVANGELIZAR

I. ALCANÇANDO AS PESSOAS COM AS BOAS NOVAS DO EVANGELHO. V.1-18

1. Ele se dispôs a ir até os perdidos. V.1-6
Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João 2 (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos), deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia. 4 E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria. Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6 Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta”.

2. Ele usa um ponto de contato: Água. V.7-8
Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos”.

3. Ele quebra as barreiras para proclamação do evangelho. V.9
“9 Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

4. Ele oferece satisfação eterna para a alma. V.10-14
10 Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. 11 Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? 12 És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado? 13 Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; 14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”.

5. Ele não chama a pessoa para ser somente salva, mas para ser transformada. V.15-18
15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la. 16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; 17 ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; 18 porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade”.

II. ENSINANDO SOBRE A VERDADEIRA ADORAÇÃO NO EVANGELHO. V.19-26

1. Jesus depois de falar sobre a necessidade vital da pessoa que é vida eterna ensina como ela deve adorar. V.19-24

a) A adoração rompe as barreiras que nos separam, tornando a adoração transcultural V.19-22.
9 Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta. 20 Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. 21 Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus”.

b) A adoração deve ser feita em espírito e em verdade, ou seja, em qualquer lugar e com a vida. V.23a.
23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade [...]”

c) A adoração verdadeira é para os verdadeiros adoradores que o Pai mesmo procurou. V.23b-24.
“[...] porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

2. Jesus revela-se ao seu adorador. V.25-26
25 Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. 26 Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo”.

III. TORNANDO-SE CONHECIDO POR MEIO DA PREGAÇÃO DO EVANGELHO. V.27-30; 39-42

1. Ele apresenta aqui a forma que deve ser feita a pregação do evangelho. V.27-30

a) Devem pregar a mensagem com urgência. V.27-28.
27 Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela? 28 Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e falou àqueles homens”.

b) Devem pregar a mensagem de maneira Cristocêntrica. V.29-30.
29 Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! 30 Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele”.

2. Ele apresenta agora os resultados da pregação do evangelho. V.39-45

a) Alguns creram na hora em que ouviram a pregação sobre Jesus. V.39-40.
39 Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. 40 Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias”.

b) Outros creram quando foram levados a ouvir a pregação de Jesus. V.41.
41 Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra”.

c) Eles fizeram uma declaração de fé em Cristo. V.42.
42 e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo”.

d) Outra parte creu de maneira interesseira, não porque causa da pregação, mas por causa das obras de Cristo. V.43-45.
43 Passados dois dias, partiu dali para a Galiléia. 44 Porque o mesmo Jesus testemunhou que um profeta não tem honras na sua própria terra. 45 Assim, quando chegou à Galiléia, os galileus o receberam, porque viram todas as coisas que ele fizera em Jerusalém, por ocasião da festa, à qual eles também tinham comparecido”.

CONCLUSÃO
A presente mensagem trouxe algumas lições que Cristo nos ensinou sobre a arte de evangelizar, elas foram assim enumeradas: Primeira, Alcançando as pessoas com as boas novas do evangelho: Indo até o perdido, usando um ponto de contato, quebrando as barreiras, oferecendo satisfação eterna e transformando pessoas. Segunda, ensinando sobre a verdadeira adoração no evangelho: Ele ensina que a adoração deve romper as barreiras que separam, é transcultural, deve ser feita em espírito e em verdade, ou seja, em todo lugar e com a vida e somente aqueles que o Pai procurou é que o adoram; fala ainda que Jesus se revela ao adorador. Terceira, tornando-se conhecido por meio da pregação do evangelho: Ele diz a forma que a pregação deve ser feita que é com urgência e de maneira cristocêntrica; Apresenta também os resultados da pregação dizendo que alguns creram na hora que ouviram, outros creram quando foram levados a Jesus, creram fazendo uma declaração de fé em Cristo, mas também registra alguns que creram de maneira interesseira, ou seja, não por causa das suas palavras, mas por causa das obras. Temos imitado Jesus? Estamos levando o evangelho aos que não o conhecem? A nossa pregação tem sido levar com urgência Cristo aos perdidos? Quando pregamos quem aparece é Cristo ou nós mesmos? Irmãos! Que possamos levar o evangelho simples e poderoso de Cristo as pessoas. Voce que entrou aqui nesta noite e ainda não sabe para onde vai depois da morte, saiba que Jesus deseja te oferecer satisfação eterna para a alma e vida eterna e para ter tudo isto você precisa entregar-se totalmente aos cuidados de Jesus. faça isto hoje em Nome de Jesus! Amém!

AUTOR: Missº Veronilton Paz da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário