Total de visualizações de página

domingo, 21 de maio de 2017

ESBOÇO DE ESTUDO BÍBLICO BASEADO NO SALMO 16

TEXTO: SALMO 16
1 Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio. 2 Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente. 3 Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer. 4 Muitas serão as penas dos que trocam o SENHOR por outros deuses; não oferecerei as suas libações de sangue, e os meus lábios não pronunciarão o seu nome. 5 O SENHOR é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo da minha sorte. Caem-me as divisas em lugares amenos, é mui linda a minha herança. 7 Bendigo o SENHOR, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina. 8 O SENHOR, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado. 9 Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro. 10 Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. 11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.

Introdução:
O nome hebraico dos salmos é “tehillim” e significa “Cânticos de louvor”. Muitos desses hinos foram compilados na época dos patriarcas, nos grandes momentos de intervenção de Deus e principalmente quando se começou a cultuar a Deus no Tabernáculo e no Templo de Salomão. O Salmo 16 lido hoje, está no livro I, ligado à leitura do Gênesis e compilado com outros salmos de devoção a Deus tanto no início do culto como durante o curso da vida. O Salmo 1, que encabeça este livro fala do bem-aventurado caminho do homem com o seu Deus e retrata a tristeza e morte de se andar longe d”Ele. A 1ª palavra hebraica no título deste salmo pode ser traduzida como “um poema de ouro”. Sua versão em português traduziu como “O santo de Deus”. Não há contradição. Temos um poema de ouro sobre os santos de Deus.

Este salmo fala sobre sinceridade no relacionamento do homem com Deus. O homem que n”Ele confia, confia sua segurança, bem-estar, amigos, família, planos e tem a adoração como resposta”. Este salmo de Davi bem podia ser baseado no testemunho de Enoque: “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si”. Podia ser baseado também no testemunho de Noé: “Eis a história de Noé: Noé era homem justo e íntegro entre seus contemporâneos. Noé andou com Deus”. Davi fala neste salmo sobre esta relação de confiança e vivência com Deus. Davi fala sobre o andar com Deus, não se apartar d”Ele e de seus caminhos jamais. Dentro desta perspectiva do andar com Deus há três coisas que ele nos ensina aqui:

TEMA: O CIDADÃO DO CEU, COMO EXAMINÁ-LO?

1.     ELE POSSUI OS SINAIS DE UM VERDADEIRO CRENTE: 1-4

1.1   Deus é o único objeto de sua confiança e esperança. V.1
“Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio’.

a)     Faz lembrar as palavras de Davi quando foi ao encontro de Golias. I Sm 17.45-47
45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 46 Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. 47 Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos”.

b)     Os amigos de Daniel respondendo ao rei sobre: “Qual deus pode livrá-los da minha mão?”. Dn 3.14-18
14 Falou Nabucodonosor e lhes disse: É verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que vós não servis a meus deuses, nem adorais a imagem de ouro que levantei? 15 Agora, pois, estai dispostos e, quando ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da gaita de foles, prostrai-vos e adorai a imagem que fiz; porém, se não a adorardes, sereis, no mesmo instante, lançados na fornalha de fogo ardente. E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos? 16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao rei: Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. 17 Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. 18 Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste”.

1.2   Deus é seu único Senhor, suficiente em tudo. V.2
“Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente”.

a)     Destaca-se o uso de “meu”, mostrando experiência e rendição a Deus. V.2a
Elias e a multidão no monte Carmelo: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se Baal é deus, segui-o”.

b)     Destaca a exclusividade que tem a Deus. V.2b

1.3   A comunhão dos santos é o seu prazer. V.3
‘Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer.

a)     O valor da comunhão dos santos. Sl. 133

b)     O valor da congregação onde se reúnem os santos. Sl.122

1.4   Ele sente desprezo pelas coisas que o mundo adora. V.4
Muitas serão as penas dos que trocam o SENHOR por outros deuses; não oferecerei as suas libações de sangue, e os meus lábios não pronunciarão o seu nome”.

a)     Ele não divide a glória de Deus com nenhum ídolo. V.4a
“Muitas serão as penas dos que trocam o SENHOR por outros deuses [...]”

b)     Ele não abre sua boca para exaltar outro que não seja Deus. V.4b
“[...] não oferecerei as suas libações de sangue, e os meus lábios não pronunciarão o seu nome”.

2.     ELE POSSUI AS BÊNÇÃOS DE UM VERDADEIRO CRENTE NESTE MUNDO. V.5-8

2.1   O seu coração satisfeito pela bondade de Deus. V.5-6
5 O SENHOR é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo da minha sorte. Caem-me as divisas em lugares amenos, é mui linda a minha herança

Sl.18.1-3

2.2   A sua vida é aconselhado e ensinado por Deus. V.7
“Bendigo o SENHOR, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina.

Sl.32.8; Sl.106-8

V.8 – A Presença de Deus na sua vida fortalece e sustenta. V.8
8 O SENHOR, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado.

Sl.23

3.     ELE RECEBERÁ AS BÊNÇÃOS DE UM VERDADEIRO CRENTE NO SEU FUTURO. V.9-11

3.1   A morte como início de nova vida. V.9
9 Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro.

a)     A morte para o cristão é lucro. Fp 1.21
“Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro”

b)     A morte para o cristão é esperança do lar eterno. Sl.23.6
“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre”.

3.2 A morte para o cristão é o inicio da vida eterna. V.10
“Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção’.

Cf. Sl.1.5,6; Sl.37.11,18,29; Sl.34.22; Sl.116.8,15; Sl.98

3.3 A morte para o cristão é o principio da alegria plena e delícias perpétuas no céu. V.11
11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente”.

CONCLUSÃO
Este estudo trouxe á tona alguns ensinos sobre como examinar se alguém é cidadão do céu. Foram apresentadas as seguintes lições: Primeira, Ele Possui os Sinais de Um Verdadeiro Crente: “1 Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio. 2 Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente. 3 Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer. 4 Muitas serão as penas dos que trocam o SENHOR por outros deuses; não oferecerei as suas libações de sangue, e os meus lábios não pronunciarão o seu nome” (v.1-4);  Segunda, Ele Possui as Bênçãos de Um Verdadeiro Crente neste Mundo: 5 O SENHOR é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo da minha sorte. Caem-me as divisas em lugares amenos, é mui linda a minha herança. 7 Bendigo o SENHOR, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina. 8 O SENHOR, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado”. (v.5-8); Terceira, Ele Receberá as Bênçãos de Um Verdadeiro Crente no Seu Futuro: 9 Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro. 10 Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. 11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente”.(v.9-11).  Se sua vida for examinada, você vai ser achado como um cidadão do céu? Examine-se o home a si mesmo diz as Escrituras. Examine-se e peça a Deus para te limpar de todo o mal e te ajudar a ter frutos de um cidadão dos céus. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário