Total de visualizações de página

domingo, 21 de maio de 2017

ESBOÇO DE ESTUDO BÍBLICO BASEADO NO SALMO 23

TEXTO: SALMOS 23
1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. 2 Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. 3 Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. 5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda. 6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.

INTRODUÇÃO
A Figura do pastor de ovelhas sempre foi muito abundante na Bíblia desde o velho até o novo testamento. Antigamente os pastores passavam praticamente sua vida no campo, cuidando das suas ovelhas (Lc 2.8), eles levavam ao pasto, à água e depois de volta ao aprisco. Temos um pastor maravilhoso que cuida de nós que se chama Jesus, pois Ele mesmo disse: “Eu sou o Bom Pastor (Jo 10.11). Você já tem Jesus como seu pastor? Davi era um pastor de ovelhas e quando escreveu este salmo estava no campo cuidando de suas ovelhas. Ao observar os cuidados que ele e outros colegas de profissão tinham com seus rebanhos, o Espírito Santo o inspirou a ver em Deus um pastor que tinha este cuidado com a sua vida. A figura de Deus como pastor é riquíssima (Is 40.11; Sl 63.9-12), as ovelhas dependem do pastor para guiar (v.3) e Davi via em Deus este perfeito, gracioso e supremo pastor, será feita uma reflexão neste salmo baseada no tema abaixo.

TEMA: ALGUMAS VERDADES SOBRE O SENHOR COMO NOSSO SUPREMO PASTOR.

1.     É O DEUS DA PROVIDÊNCIA. V.1-3a

1.1   Deus na sua providencia supre as nossas necessidades. V.1
“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”.

1.2   Deus na sua providência cuida de nós no dia-a-dia. V.2-3a
“[2] Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. [3] Refrigera a minha alma [...]”

Aqui nesta passagem são notórios alguns termos como: “Pastos verdejantes, águas tranqüilas, refrigera a alma, etc. Estas expressões fazem alusão ao cuidado de Deus figuradas nos cuidados pastorais com as ovelhas nos campos. Deus tem cuidado de nós e nos enchido de bênçãos.

2.     ELE ESTÁ AO NOSSO LADO SEMPRE. V.3b-5

2.1   O Senhor está presente conosco para nos guiar. V.3b
“[...] guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome”.

2.2   O Senhor está presente conosco mesmo nas horas difíceis. V.4a
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum [...]”

Nesta passagem o termo “vale da sombra da morte” seriam os perigos da profissão como ataques de animais ferozes ou peçonhentos. Sombra também tem alusão à noite e suas dificuldades, pois facilmente uma ovelha ou o pastor poderia cair em um buraco ou em um pântano o que poderia ser fatal devido à escuridão. Mas, não devemos temer se o Senhor está conosco, pois com Cristo na nossa vida tudo vai muito bem.

2.3   O Senhor está presente conosco para que aprendamos a depender totalmente Dele. V.4b
[...] porque tu estás comigo [...]”.

A razão de não temer os males nem os revezes da vida não está na nossa própria força. Mas na força que vem do Senhor. A razão da nossa vitória está na presença do Senhor conosco e não nos nossos méritos de justiça. Não fomos libertos por meio de superstições como água benta, rosa ungida, galho de mato, fogueira santa, lenço ungido ou qualquer outra enganação que maus líderes têm feito neste país. A nossa liberdade está somente no nome de Jesus Cristo, o nosso pastor e bispo das nossas almas (I Pe 2.25)! Aleluia!

2.4   O Senhor está conosco para nos trazer segurança. V.4c
“[...] a tua vara e o teu cajado me consolam”.

O bordão do pastor servia para espantar animais ferozes e o cajado para dirigir o rebanho e para retirar as ovelhas que caíssem em algum buraco e também para experimentar se as águas por onde ia conduzir as ovelhas para beber eram tranqüilas e rasas ou profundas e bravias, ou seja, o bordão e o cajado eram uma forma do pastor conduzir o rebanho de forma segura. A minha e a tua segurança está somente em Deus.

2.5   O Senhor está conosco para nos garantir a vitória. V.5
“Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda”.

Nos retornos dos combates era dado um banquete ao guerreiro que mais se destacava, ele tomava o cálice mais cheio e sobre sua cabeça era derramado o óleo como acontece nas competições automobilísticas, estas festas eram uma forma de apresentar a integridade das pessoas e desmascarar aqueles que estavam infiltrados no meio do povo, mas apenas para causar desgraça. Os nossos inimigos precisam ser vencidos, tais como: O Diabo, a carne e o mundo. Diante dos nossos inimigos Deus nos dá a vitória.

3.     ELE É GRACIOSO CONOSCO. V.6a

3.1   Deus graciosamente derrama sua bondade e misericórdia sobre nós.
“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão [...]”

3.2   Deus é bondoso e misericordioso conosco todos os dias da nossa vida.
 “[...] a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida.

4.     ELE PREPAROU UM LAR ETERNO PARA NÓS. V.6b
[...] e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.

Tal como as ovelhas que retornavam ao aprisco, Davi reconheceu que Deus tinha um lar eterno para o seu povo e eles estariam para sempre com o Senhor.

4.1   O lugar que Ele preparou foi para pessoas que o confessaram aqui na terra. Mt 10.32-33
32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus”.

4.2   O lugar que Ele preparou foi para pessoas que vivem com Ele já aqui. Jo 14.1-3
1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. 3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.

4.3   O lugar que Ele preparou só entra nele por meio de Jesus. Jo 14.6
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.

CONCLUSÃO
Nesta mensagem foi tratado sobre algumas características de Deus, nosso Supremo pastor, que foram: 1. Ele é o Deus da providencia; 2. Ele está ao nosso lado sempre; 3. Ele é gracioso para conosco e; 4. Ele preparou um lar eterno para nós. A pergunta que fica para reflexão é se temos de fato o Senhor como nosso Supremo Pastor. Se Deus é de fato seu Supremo Pastor você precisa confiar Nele e entregar sua vida aos cuidados Dele, pois Ele tem um lar eterno preparado para todos os que se entregam ao seu cuidado. Você já fez isso? Deseja fazer isso?

AUTOR: Veronilton Paz da SilvParte superior do formulárioaParte inferior do formulário


Nenhum comentário:

Postar um comentário