Total de visualizações de página

domingo, 21 de maio de 2017

ESBOÇO DE ESTUDO BÍBLICO BASEADO NO SALMO 20

TEXTO: SALMO 20
O SENHOR te responda no dia da tribulação; o nome do Deus de Jacó te eleve em segurança. 2 Do seu santuário te envie socorro e desde Sião te sustenha. 3 Lembre-se de todas as tuas ofertas de manjares e aceite os teus holocaustos. 4 Conceda-te segundo o teu coração e realize todos os teus desígnios. 5 Celebraremos com júbilo a tua vitória e em nome do nosso Deus hastearemos pendões; satisfaça o SENHOR a todos os teus votos. 6 Agora, sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele lhe responderá do seu santo céu com a vitoriosa força de sua destra. 7 Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus. Eles se encurvam e caem; nós, porém, nos levantamos e nos mantemos de pé. 9 Ó SENHOR, dá vitória ao rei; responde-nos, quando clamarmos”.

INTRODUÇÃO
Quando se vai no Egito, ao examinar aquela região pode se examinar uma fertilidade imensa, tudo isto é causada por causa do Rio Nilo, certo historiador disse que “o Egito é uma dádiva do Nilo”, o que ele quis expressar é que toda a abundancia do Egito tem como única fonte as águas daquele Rio perene. Toda a fonte do bem que recebemos vem de Deus, sobre isto, Tiago escreveu que Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”, precisamos depositar Nele nossa confiança. Este salmo traz Davi como autor, revela a ideia de um Deus abençoador que está disposto a dispensar sobre o seu servo e também sobre o rei que Deus escolheu para reinar sobre o seu povo. Pede a benção de Deus para o ungido enquanto este se prepara para a batalha, a oração em forma de cântico revela Deus como a fonte de todas as dádivas recebidas por seus servos, Sobre este assunto podemos examinar o texto e extrair algumas lições, isto será abordado a partir do tema abaixo.

TEMA: DEUS, A RICA FONTE DE RICAS DÁDIVAS AOS SEUS SERVOS

I-O SENHOR NOS ATENDE DE MANEIRA CERTA (V.1-4).

1.     Ele responde ao seu servo nessas horas de tribulação. V.1a
O SENHOR te responda no dia da tribulação [...]”

2.     Ele é a segurança para a vida dos seus servos. V.1b
“[...] o nome do Deus de Jacó te eleve em segurança”

3.     Ele envia o socorro para a vida dos seus servos. V.2a
“Do seu santuário te envie socorro [...]”

4.     Ele traz o sustento que nós precisamos. V.2b
“[...] e desde Sião te sustenha”.

5.     Ele aceita as nossas ofertas que lhe entregamos. V.3
3 Lembre-se de todas as tuas ofertas de manjares e aceite os teus holocaustos”.

6.     Ele satisfaz as petições do coração do seu servo. V.4
4 Conceda-te segundo o teu coração e realize todos os teus desígnios.

II-O SENHOR TRAZ A NOSSA VITÓRIA DE MANEIRA COMPLETA. V.5-6

1.     A vitoria que o Senhor traz para o seu servo deve ser celebrada. V.5
5 Celebraremos com júbilo a tua vitória e em nome do nosso Deus hastearemos pendões; satisfaça o SENHOR a todos os teus votos”.

2.     A vitória que o Senhor traz para o seu servo vem do céu e não dos esforços humanos. V.6a
6 Agora, sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele lhe responderá do seu santo céu [...]”

3.     A vitória que o Senhor traz para o seu servo só acontece por causa da sua Forte Destra que é Cristo. v.6b
“[...] com a vitoriosa força de sua destra”.

III-O SENHOR FAZ UMA DISTINÇÃO ENTRE O SEU SERVO E O ÍMPIO. V.7-9

1.     Há uma distinção na confiança, os ímpios confiam nas coisas materiais e o Servo de Deus pôe toda a sua confiança no Senhor. V.7
 “Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus”.

2.     Há uma distinção no tropeço e queda, os ímpios permanecem caídos e os servos de Deus são levantados. V.8
Eles se encurvam e caem; nós, porém, nos levantamos e nos mantemos de pé”.

3.     Há uma distinção na declaração final de vitória, ambos lutam, mas a vitória final é só do servo de Deus. V.9
9 Ó SENHOR, dá vitória ao rei; responde-nos, quando clamarmos”.

CONCLUSÃO

Esta mensagem trouxe algumas lições sobre Deus como a rica fonte de bênçãos para os seus servos, extraímos algumas lições assim enumeradas: Primeira, o Senhor nos atende de maneira certa: Ele responde ao seu servo, traz segurança, envia o socorro, traz o sustento, aceita as nossas ofertas, satisfaz as petições do coração. Segunda, o Senhor traz a nossa vitória de maneira completa: A vitoria deve ser celebrada, vem do céu e não dos esforços humanos, só acontece por causa da sua Forte Destra que é Cristo. Terceira, o Senhor faz uma distinção entre o seu servo e o mundo: Há uma distinção na confiança, pois os ímpios confiam apenas nas coisas daqui e o servo de Deus no Senhor, no tropeço e queda, pois ambos tropeçam e caem, mas somente os servos de Deus se levantam, na declaração final de vitória, ambos lutam, mas a vitória é do servo de Deus. Você já tem este Deus como teu Senhor, já confia perfeitamente Nele e já pertence a Ele? Se sua resposta é sim, o desafio é que você continue firme e lavando o conhecimento deste Deus para os que ainda não o conhecem. Porém, se você ainda não se entregou a este Deus, faça isto agora, volte-se para este Deus e passe a servir a Ele com toda a sua vida. Em nome de Jesus! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário