Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ROMANOS 1.18-32

Veredas da Justiça: Sermões que edificam

TEXTO: ROMANOS 1.18-32
[18] A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; [19] porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. [20] Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; [21] porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. [22] Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos [23] e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. [24] Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; [25] pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! [26] Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; [27] semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. [28] E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, [29] cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, [30] caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, [31] insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. [32] Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem”.

INTRODUÇÃO
A carta de Paulo aos Romanos traz de inicio a revelação da justiça de Deus no evangelho, esta justiça não seria a justiça condenatória, mas a perfeita justiça de Deus que foi colocada sobre os crentes. Agora Deus revela no mesmo evangelho a sua ira que se revela do céu contra o pecado. A palavra ira é definida por duas palavras gregas “orge” e “thumos”. A ira do tipo thumos é um sentimento momentâneo que, ao contrário da ira orge, pode ter um final. É uma indignação que pode ser específica e passageira. Pode surgir e desaparacer. A ira orge é a ira do Criador, baseada na perfeita justiça e no perfeito conhecimento que Ele possui, a palavra orge é o termo utilizado por Paulo aqui, ou seja, ela revela a justiça de Deus que pune o pecado.

TEMA: A MANIFESTAÇÃO DA IRA DE DEUS.

1.     CONTRA O QUE DEUS MANIFESTA A SUA IRA? V.18, 32

2.1     Contra toda a impiedade dos homens. V.18a, 29-31
“[18] A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade [...], [29] cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, [30] caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, [31] insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia”.

2.2     Contra toda a perversão dos homens. V.18b
“[18] A ira de Deus se revela do céu contra [...] perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça”.

2.3     Contra a conivência com o pecado do homem. V.32
“Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem”.

2.        COMO DEUS MANIFESTA A SUA IRA? v.24, 26a, 28

2.1     Deus entrega os homens aos seus próprios pecados. V.24, 26a
“[24] Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si [...]. [26] Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames [...]”

2.2     Deus entrega eles a uma disposição mental reprovável. V.28
“E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes”.

3.        PORQUE DEUS MANIFESTA A SUA IRA? V.19-23, 25, 26b-27

3.1 Porque os homens desprezaram o conhecimento de Deus. V.19-22
“[19] porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. [20] Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; [21] porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. [22] Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos”.

3.2     Porque os homens desprezaram a glória de Deus. V.23
“E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis”.

3.3     Porque os homens desprezaram a verdade de Deus. V.25
“Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!”

3.4     Porque os homens desprezaram a sexualidade dada por Deus. V.26b-27
“[26] [...] porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; [27] semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro”.

CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem que Deus manifesta a sua ir e para aprendermos de maneira correta sobre esta assunto, buscamos responder três perguntas: PRIMEIRA, CONTRA O QUE DEUS MANIFESTA A SUA IRA? Contra toda a impiedade dos homens. Contra toda a perversão dos homens. Contra a conivência com o pecado do homem; SEGUNDA, COMO DEUS MANIFESTA A SUA IRA? Deus entrega os homens aos seus próprios pecados. Deus entrega eles a uma disposição mental reprovável; TERCEIRA, PORQUE DEUS MANIFESTA A SUA IRA? Porque os homens desprezaram o conhecimento de Deus. Porque os homens desprezaram a glória de Deus. Porque os homens desprezaram a verdade de Deus. Porque os homens desprezaram a sexualidade dada por Deus. A ira de Deus se manifesta contra tudo aquilo que ultraje a santidade, haverá um dia que Ele manifestará a sua ira na plenitude, e somente estará livre desta ira o que tiver Jesus como o seu único Senhor e Salvador, pois somente Ele nos livra da ira vindoura (I Ts 1.10). Convido você e pensar como está a sua vida com Deus, pois está na igreja não é o bastante, é preciso estar em Cristo.

AUTOR: Missº Veronilton Paz da Silva


3 comentários: