Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM FILIPENSES 4.2-7

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: FILIPENSES 4.2-7
[2] Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor. [3] A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida. [4] Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. [5] Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. [6] Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. [7] E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

INTRODUÇÃO
No ano 1997 o ministério SOS Sertão dirigido pelas missionárias Norma Suely e Jardelita Bispo apresentou, na cidade de Monteiro, uma peça intitulada “O Ladrão da Alegria”, em que aparecia um menino com uma bola, o ladrão roubava, ficando ele inconsolável, uma garota com uma boneca, outro com um carrinho, acontecia a mesma coisa; até que uma menina chega cantando que “a alegria está no coração de quem já conhece a Jesus”, ao encontrar os meninos chorando ensinou a eles o segredo da verdadeira alegria que não é outra, senão a pessoa de Jesus; ao chegar o ladrão todos começam a cantar a canção acima referida e ele foge desesperado.
A carta aos Filipenses é chamada pelo Rev. William Smith de “As Boas Novas da Alegria Cristã”, o detalhe é que quando Paulo escreveu esta carta ele estava preso, porém não escreveu para reclamar nem chorar, mas para dizer que os cristãos da igreja de Filipos deveriam ser alegres. Esta carta extravasa a alegria cristã, pois com Cristo até uma prisão se torna um lugar alegre. Paulo falou sobre alegria em toda a carta: 1. No primeiro capítulo ele diz que fazia suplicas com alegria (1.4) e também relatou que sempre estava se regozijando (1.18); 2. No segundo capítulo fala que os cristãos deveriam se alegrar com ele (2.18); 3. No terceiro capitulo ele exauriu que os cristãos deveriam alegrar-se (3.1); 4. No quarto capítulo ele repetiu que os cristãos deveriam se alegrar e para eles não esquecer disse outra vez alegrai-vos (4.4). Sobre a alegria do cristão gostaria de falar tendo como base o tema abaixo.

TEMA: A ALEGRIA DO SENHOR NO CRENTE

1.     FAZ COM QUE ELE BUSQUE A UNIDADE DA IGREJA. V.2
“Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor”.

1.1   A igreja unida agrada a Deus. Sl 133.1
“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!

1.2   A igreja unida é cheia do Espírito Santo. Sl 133.2-3a
[2] É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. [3] É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião [...]”.

1.3   A igreja unida é viva e abençoada. Sl 133.3b
“[...] Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre”.

2.     FAZ COM QUE ELE COOPERE COM A OBRA DE DEUS. V.3
“A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida”.

2.1   O cooperador da obra de Deus serve ao seu reino. Cl 4.11
“E Jesus, conhecido por Justo, os quais são os únicos da circuncisão que cooperam pessoalmente comigo pelo reino de Deus. Eles têm sido o meu lenitivo”.

2.2   O cooperador da obra de Deus age confiando no poder de Deus. I Co 3.4-9
[4] Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? [5] Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. [6] Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. [7] De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. [8] Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho. [9] Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós”.

2.3   O cooperador da obra de Deus traz alegria para o cooperado. Fp 1.3-5
[3] Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, [4] fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, [5] pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora”.

3.     FAZ COM QUE ELE PERCEBA A PRESENÇA DE DEUS. V.4-5
[4] Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. [5] Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor”.

3.1   A sua presença é real conosco porque Ele nos prometeu. Mt 28.20b
“[...] E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

3.2   A sua presença é real conosco quando o buscamos com sinceridade. Sl 145.18
Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade”.

3.3   A sua presença é real conosco se o buscarmos com humildade. Sl 34.18
“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido”.

4.     FAZ COM QUE ELE PERCEBA A PROVISÃO DE DEUS. V.6
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”.

4.1   A provisão de Deus é para ser diária. Mt 6.11
“O pão nosso de cada dia dá-nos hoje”.

4.2   A provisão de Deus é para ser buscada. Fp 4.6a
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica [...]”

4.3   A provisão de Deus é para ser agradecida. Fp 4.6b
“[...] com ações de graças”.

5.     FAZ COM QUE ELE SINTA A PAZ DE DEUS. V.7
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

5.1   A paz do cristão excede o entendimento do homem natural. V.7a
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento [...]”

5.2   A paz do cristão manterá o interior do crente protegido em Jesus. V.7b
“[...] guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

CONCLUSÃO
A presente mensagem tratou sobre a alegria do Senhor que está no cristão, foi dito que esta alegria deve: Primeiro, FAZ COM QUE ELE BUSQUE A UNIDADE DA IGREJA; Segundo, FAZ COM QUE ELE COOPERE COM A OBRA DE DEUS; Terceiro, FAZ COM QUE ELE PERCEBA A PRESENÇA DE DEUS; Quarto, FAZ COM QUE ELE PERCEBA A PROVISÃO DE DEUS; Quinto, FAZ COM QUE ELE SINTA A PAZ DE DEUS. Você é alegre? Alerto que se você precisa de bebida, droga, jogatina, prostituição, você não é alegre, pois a alegria que eu e você precisamos não pode ter prazo de validade. Afinal, Cristo é eterno, ele pode te dar alegria eterna, uma alegria que não encerra nesta vida, mas continua mesmo depois da morte no reino celestial. Você deseja ter esta alegria? Então você precisa entregar o seu coração a Cristo, faça isto e receberás alegria eterna tanto agora como na eternidade. Faça isto em nome de Jesus. Amém!


AUTOR: Missº Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário