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segunda-feira, 7 de novembro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM III JOÃO V.9-12

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: III JOAO V.9-12
 [9] Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de ter entre eles a primazia, não nos recebe. [10] Pelo que, se eu aí for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, ele não somente deixa de receber os irmãos, mas aos que os querem receber ele proíbe de o fazerem e ainda os exclui da igreja. [11] Amado, não imites o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. [12] Quanto a Demétrio, todos lhe dão testemunho, até a própria verdade; e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro.

INTRODUÇÃO
A Igreja de Cristo mesmo na época primitiva cheia de milagres e poder visíveis, tinha também suas dificuldades com falsos líderes, falsos mestres e falsos cristãos. Um falso cristão não é facilmente identificado, pois Diótrefes chegou a ser líder da Igreja, tinha uma preferência de pessoas da igreja, mas era um falso cristão. Por outro lado também haviam os verdadeiros líderes, verdadeiros mestres e verdadeiros cristãos, como Demétrio que João testemunha positivamente a respeito dele. Como está nosso procedimento cristão? O propósito desta terceira carta é elogiar a Gaio, leigo leal e ativo que tinha consideráveis bens, por sua hospitalidade cristã, dando acolhida a pregadores que viajavam de uma cidade para outra, e ajudando-os no caminho, participando assim em sua obra missionária. A carta refere-se também a determinada cinrcunstância interna da igreja, que envolve Gaio, Diótrefes e Demétrio. A autoria por meio de provas disponíveis indicam que João, o apóstolo, foi o autor não somente do evangelho do mesmo nome, mas também das três epístolas. Estas cartas foram escritas, segundo se supõe, entre os anos 85 e 100 D.C. (Fred L. Fisher Doutor em Teologia, Teólogo Reformado). Veremos nesta mensagem a distinção feita pelo autor sacro entre um falso cristão (Diótrefes) e um verdadeiro cristão (Demétrio).

TEMA: DISTINÇÃO ENTRE O VERDADEIRO E O FALSO CRISTÃO

1.       O FALSO CRISTÃO ESTÁ PRESENTE NA VIDA DA IGREJA. V. 9-11

1.1    Gosta de exercer a primazia. V.9a
“Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de ter entre eles a primazia [...]”.
         
A palavra primazia significa superioridade, prioridade, e seria uma jurisdição de um líder sobre os demais. Vem do latim Primácia e foi usado por bonifácio III na idade média para tornar-se bispo universal ou papa, dominando assim os outros bispos, assim gerou-se o papado e o sistema episcopal de governo. Havia um pseudo cristão chamado Diótrefes que gostava de demonstrar superioridade sobre os outros, mas quando alguém pretende tal coisa está se colocando no lugar de Cristo, pois somente Ele é o Senhor da Igreja. Vejamos algumas características dos que querem agir assim, segundo confere-se abaixo:

1.1.1           Busca a sua própria glória e não a de Deus. (João 5.44)
“Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus?”

Muitas vezes o que se faz não reflete um coração que deseja ver a glória de Deus inundar a terra, mas que o seu nome seja lembrado. Alguém sugeriu que a igreja deveria fazer um café para os médicos, empresários, outras profissões da cidade. Mas, porque não se pensou em um café para os garis, engraxates, pedreiros, agricultores. A causa é que se busca status social e não a glória de Deus. John Piper disse que tudo que formos fazer deve ser para a glória de Deus, inclusive tomar suco de Laranja. Os puritanos do Séc. XVII entenderam isso muito bem ao afirmar que o homem foi criado para glória de Deus e para o servir para sempre, segundo descrito no Catecismo Maior de Westminster na sua primeira pergunta e tendo como base escrituristica Rm 11.36; I Co 10.31; Sl 73.24-26; Jo 17.22-24. O que você tem feito é para sua própria glória ou para glória de Deus?

1.1.2           Não aceita que outros façam a mesma coisa que ele está fazendo. (Lucas 9.49,50)
“Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios; e lho proibimos, porque não segue conosco. Respondeu-lhe Jesus: Não lho proibais; porque quem não é contra vós é por vós”.

Muitos são os que sentem-se perturbados quando na igreja chega alguém que toca, prega ou canta, pois só quem pode fazer isto é ele ou ela. O colégio apostólico foi tomado de inveja e não queriam que um homem que não estivesse com eles fizesse o que eles estavam fazendo. Diótrefes não permitia que outros fizessem o que fazia afinal ele era o principal. Houve determinado pastor que estava iniciando uma igreja e a igreja começou a crescer e chegar pessoas com talentos, mas ele não deixava ninguém fazer nada, certa vez ele estava doente e os irmãos foram pedir a chave da igreja para fazer o culto o dito cujo disse que podiam ir para casa que não haveria culto, pois ele estava doente e quem dirigia, cantava, tocava e pregava era ele. Ou seja, ninguém poderia fazer o que ele fazia.
Outro pastor que tentar meter o nariz grande dele, que por sinal é bem grande, em assuntos que ele não entende sempre diz que na igreja dele, quem manda é ele. Na verdade, quem tem mandado na igreja dele são as heresias de Mike Murdok, Morris Cerulo, e todo o ensino maldito e pernicioso de Kennet Hagin e Benni Himm. Precisamos tomar cuidado para que não queiramos ser os donos da igreja e mandar em todo mundo, pois quem tem primazia na igreja é Cristo (Jo 1.30). Assim se alguém se acha insubstituível precisa mostrar as marcas dos cravos nas mãos nos pés e da coroa de espinhos na fronte, pois só Jesus é primeiro sem segundo e último sem anterior.

1.1.3           Sua opinião é a única válida, não pode ser contrariada. (João 9.31-34)
“Sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve. Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer. Replicaram-lhe eles: Tu nasceste todo em pecados, e vens nos ensinar a nós? E expulsaram-no”.

Neste trecho citado acima trata de um cego de nascença que foi curado por Jesus e quando interrogado atestou sua confiança em Jesus, os fariseus com dor de cotovelo e sendo contrariados expulsaram o jovem da sinagoga. Uma prova que não queriam ser contrariados. Como temos agido quando somos contrariados?
Quando você desejar conhecer o caráter e o domínio próprio de alguém, contrarie sua vontade. Muitos que eu vi fazendo média do seu testemunho, na prática foi tudo o contrario. O problema nas igrejas é a falsa piedade de muitos, que amam corrigir os outros como juizes, mas quando são contrariados a máscara cai. O Diótrefes não aceitava opinião contrária a dele, pois ele se achava a última gota de água mineral no deserto do Saara. Quantos de nós muitas vezes não agimos assim? Tomemos cuidado, pois isto é característica de falso mestre.

1.2    Não dá acolhida aos mensageiros de Deus. V.9b
“[...] não nos recebe”.

Diótrefes era um péssimo administrador das coisas de Deus, ele não recebia os mensageiros de Deus. Muitos entendem apenas acolher com receber em casa, entretanto, acolher é muito mais que isso, vai desde a cooperação até tratamento respeitoso. Vejamos o que muitos fazem com relação aos mensageiros de Deus:

1.2.1           Não coopera para o sustento dos obreiros. (Malaquias 3.8-10)
“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança”.

Dízimos não é apenas para salário de obreiros, mas também para isso, temos visto muitos que se preocupam apenas com seu bem-estar, enquanto que a obra de Deus fica a segundo ou terceiro plano. Cuidado com o que você tem feito com aquilo que Deus te deu para administrar. Tudo que temos é do Senhor, apenas somos administradores. Diótrefes era um tremendo de um avarento, que não acolhia os servos de Deus.

1.2.2           Não tem respeito pela pregação da Palavra de Deus. (Jeremias 8.9)
“Os sábios são envergonhados, espantados e presos; rejeitaram a palavra do Senhor; que sabedoria, pois, têm eles?”

Quando Diótrefes deixa de receber os pregadores da palavra de Deus, ele está rejeitando a Palavra de Deus. Imagine se nós ficamos tristes quando no período de culto alguém sai para bater papo lá fora. Como fica Deus com esta atitude? Muitas vezes pessoas viram as costas na hora do louvor e depois vêm dizer que ama a Palavra. É conversa pra boi dormir! Deixar de ouvir a Palavra é rebelião contra Deus (I Sm 15.22-23).

1.3    Profere palavras maliciosas contra os mensageiros de Deus. V.10a
“Pelo que, se eu aí for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas [...]”.

Diótrefes era um fofoqueiro, e segundo Vanderli Alves Neto, é perigoso quando alguém usa a língua para causar dano a alguém, podendo a língua afastar as pessoas de quem está sendo a vítima da fofoca. Tiago disse que a língua pode abençoar ou amaldiçoar, mas não é conveniente agir assim (Tg 3.9, 10). Então, se cada um evitar usar sua língua para o mal e somente usá-la para o bem, os que quiserem fofocar não irão nos procurar. O grande problema é que ficamos dando ouvidos a todo que fala, assim geramos um rede de jornalismo sem fim, dando notícia da vida de todo mundo. Cuidemos das nossas palavras. Diótrefes falava palavras maliciosas contra os servos de Deus. Segundo o lingüista Duarte Lopes palavra maliciosa é uma deturpação ou interpretação maldosa. Também significa palavras enganosas, mentirosas, ou acusações levianas.

1.4   Não trabalha e tenta atrapalhar quem quer trabalhar para o Reino de Deus. V.10b
“[...] E, não contente com isto, ele não somente deixa de receber os irmãos, mas aos que os querem receber ele proíbe de o fazerem e ainda os exclui da igreja”.

O Diótrefes era tão ruim que além de não trabalhar na obra, ele atrapalhava os que queriam fazer algo para Cristo. Era o cão chupando manga dentro do mato. Muitas vezes as pessoas agem também assim, ao invés de trabalhar não trabalham e atrapalham a obra de Cristo. O Diótrefes expulsava da igreja os que queriam trabalhar para Cristo. Trabalhamos para Cristo? O que fazemos quando vemos alguém trabalhar para ELE?

1.5   Não procede de Deus, pois vive na pratica do mal. V.11
“[...] Mas quem faz o mal não tem visto a Deus”.

Além de ser um péssimo líder, Diótrefes vivia em pecado. O cristão que vive em pecado ou não entendeu o que é ser cristão ou não é um cristão autêntico. Muitos entendem que se a salvação é pela graça, não precisamos fazer as boas obras. Isso é um erro! A salvação é pela graça, mas a graça produz boas obras (Ef 2.10). Logo, as obras são importantes na nossa vida, elas somente não são meritórias para salvação. Viver em pecado é viver separado de Deus (Is 59.1-2) e está distante da graça de Deus (Rm 3.23). A Bíblia diz que a gente deve resistir ao Diabo e ele fugirá de nós (Tg 4.7), mas da carne Ele manda fugir (I Co 6.18; I Tm 6.11). Cuidado para usar a desculpa da carne é fraca para viver no pecado. Fuja da carne em Nome de Jesus!

2.       O VERDADEIRO CRISTÃO TAMBÉM ESTÁ PRESENTE NA VIDA DA IGREJA. V.11-12

2.1    O Seu testemunho é digno de ser seguido. V.11
“Amado, não imites o mal, mas o bem [...]”.

Existem homens que possuem um testemunho que fala por si só, sem uma palavra. Conta-se a história de um missionário que esteve na África, quando saiu as pessoas lá mesmo depois de vários anos lembravam Dele como homem de Deus. Como nós temos sido lembrados?

2.2    Ele é uma pessoa de Deus. V.11
“... Quem faz o bem é de Deus [...]”.

2.3    O seu testemunho é conhecido de todos. V.12a
“Quanto a Demétrio, todos lhe dão testemunho [...]”.

O testemunho cristão não deve ser escondido, pois somos sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13-16). Jesus não precisa de 007. Bota a cara na rua para que as pessoas conheçam que tu serves a Deus! A nossa vida precisa ser uma carta aberta ao mundo. Infelizmente, muitos se escondem por ter uma vida irregular com relação a sua prática. Testemunhamos de Cristo por palavras e ações e por isto que Paulo ao defender a salvação somente pela graça, mediante a fé como um dom de Deus sem as obras, também ensinou as obras como resultado do salvação (Ef 2.8-10, ou seja, salvo pela graça, mas sempre fazendo boas obras para glorificar o Deus que me salvou (Mt 5.16).

2.4    O seu testemunho é verdadeiro. V.12b
“... até a própria verdade [...]”.

2.5    O seu testemunho tem autoridade apostólica. V.12c
“... e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro”.

CONCLUSÃO:
Caros irmãos e amigos nesta mensagem vimos dois exemplos de vida cristã: UM MAL EXEMPLO REPRESENTADO NA PESSOA DE DIÓTREFES e UM BOM EXEMPLO NA VIDA DO DEMÉTRIO. Nossa vida é desafiada todos os dias para que definamos quem de fato nós somos, que tipo de cristianismo estamos vivendo, qual o tipo de vida cristã que estamos apresentando, esta geração conhecerá a Deus por nossas ações? Que de fato tenhamos uma vida cristã autentica e fervorosa e que sejamos usados pelo Senhor para influenciar positivamente esta presente era. Jesus disse: “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disso passar vem do maligno” (Mateus 5.37). Alguns usam este texto para condenar qualquer juramento, eu não irei me alongar, pois o assunto é outro neste sermão, só quero falar que Jesus condenou aqui o falso juramento dos legalistas e que os fariseus diziam que só deveria ser honesto sob juramento, fora disto podiam ser desonestos. A vida cristã exige que nossa palavra seja autêntica, nossa vida seja a expressão exata do que cremos. Diótrefes era um cristão sem cristianismo, suas palavras não condiziam com suas ações. Como dizia Rev. Hernandes dias Lopes: “Muitos cristãos são ortodoxos na teoria, mas hereges na prática. Não possuem uma ortopraxia que afirme sua homilia, mas a condena. Como estamos vivendo nosso cristianismo? Convido todos para um momento de quebrantamento, você pode ficar à vontade, se desejar ajoelhar-se, ficar em pé, sentado; ainda se seu desejo é chorar, você está na casa de seu Pai Celeste, não há censura para sua adoração; se você está cansado do mundo de pecado e deseja que Jesus passe a ser a principal prioridade da sua vida, faça isso agora.

AUTOR: Missº Veronilton Paz da Silva


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