Veredas da Justiça: Sermões que Edificam
TEXTO: III JOAO V.9-12
[9] Escrevi alguma coisa à igreja; mas
Diótrefes, que gosta de ter entre eles a primazia, não nos recebe. [10] Pelo
que, se eu aí for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós
palavras maliciosas; e, não contente com isto, ele não somente deixa de receber
os irmãos, mas aos que os querem receber ele proíbe de o fazerem e ainda os
exclui da igreja. [11] Amado, não imites o mal, mas o bem. Quem faz
o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. [12] Quanto
a Demétrio, todos lhe dão testemunho, até a própria verdade; e nós também damos
testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro.
INTRODUÇÃO
A Igreja de Cristo mesmo na época primitiva cheia de milagres e poder
visíveis, tinha também suas dificuldades com falsos líderes, falsos mestres e
falsos cristãos. Um falso cristão não é facilmente identificado, pois Diótrefes
chegou a ser líder da Igreja, tinha uma preferência de pessoas da igreja, mas
era um falso cristão. Por outro lado também haviam os verdadeiros líderes,
verdadeiros mestres e verdadeiros cristãos, como Demétrio que João testemunha
positivamente a respeito dele. Como está nosso procedimento cristão? O propósito
desta terceira carta é elogiar a Gaio, leigo leal e ativo que tinha
consideráveis bens, por sua hospitalidade cristã, dando acolhida a pregadores
que viajavam de uma cidade para outra, e ajudando-os no caminho, participando
assim em sua obra missionária. A carta refere-se também a determinada
cinrcunstância interna da igreja, que envolve Gaio, Diótrefes e Demétrio. A
autoria por meio de provas disponíveis indicam que João, o apóstolo, foi o
autor não somente do evangelho do mesmo nome, mas também das três epístolas.
Estas cartas foram escritas, segundo se supõe, entre os anos 85 e 100 D.C.
(Fred L. Fisher Doutor em Teologia, Teólogo Reformado). Veremos nesta mensagem
a distinção feita pelo autor sacro entre um falso cristão (Diótrefes) e um verdadeiro
cristão (Demétrio).
TEMA: DISTINÇÃO ENTRE O VERDADEIRO E O FALSO
CRISTÃO
1. O FALSO CRISTÃO ESTÁ PRESENTE NA VIDA DA
IGREJA. V. 9-11
1.1
Gosta de exercer a primazia. V.9a
“Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de ter entre
eles a primazia [...]”.
A palavra primazia significa superioridade, prioridade, e seria uma
jurisdição de um líder sobre os demais. Vem do latim Primácia e foi usado por
bonifácio III na idade média para tornar-se bispo universal ou papa, dominando
assim os outros bispos, assim gerou-se o papado e o sistema episcopal de
governo. Havia um pseudo cristão chamado Diótrefes que gostava de demonstrar
superioridade sobre os outros, mas quando alguém pretende tal coisa está se
colocando no lugar de Cristo, pois somente Ele é o Senhor da Igreja. Vejamos
algumas características dos que querem agir assim, segundo confere-se abaixo:
1.1.1
Busca a sua própria glória e não a de Deus.
(João 5.44)
“Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais
a glória que vem do único Deus?”
Muitas vezes o que se faz não reflete um coração que deseja ver a glória
de Deus inundar a terra, mas que o seu nome seja lembrado. Alguém sugeriu que a
igreja deveria fazer um café para os médicos, empresários, outras profissões da
cidade. Mas, porque não se pensou em um café para os garis, engraxates,
pedreiros, agricultores. A causa é que se busca status social e não a glória de
Deus. John Piper disse que tudo que formos fazer deve ser para a glória de
Deus, inclusive tomar suco de Laranja. Os puritanos do Séc. XVII entenderam
isso muito bem ao afirmar que o homem foi criado para glória de Deus e para o
servir para sempre, segundo descrito no Catecismo Maior de Westminster na sua
primeira pergunta e tendo como base escrituristica Rm 11.36; I Co 10.31; Sl
73.24-26; Jo 17.22-24. O que você tem feito é para sua própria glória ou para
glória de Deus?
1.1.2
Não aceita que outros façam a mesma coisa que
ele está fazendo. (Lucas 9.49,50)
“Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava
demônios; e lho proibimos, porque não segue conosco. Respondeu-lhe Jesus: Não
lho proibais; porque quem não é contra vós é por vós”.
Muitos são os que sentem-se perturbados quando na igreja chega alguém
que toca, prega ou canta, pois só quem pode fazer isto é ele ou ela. O colégio
apostólico foi tomado de inveja e não queriam que um homem que não estivesse
com eles fizesse o que eles estavam fazendo. Diótrefes não permitia que outros
fizessem o que fazia afinal ele era o principal. Houve determinado pastor que
estava iniciando uma igreja e a igreja começou a crescer e chegar pessoas com
talentos, mas ele não deixava ninguém fazer nada, certa vez ele estava doente e
os irmãos foram pedir a chave da igreja para fazer o culto o dito cujo disse
que podiam ir para casa que não haveria culto, pois ele estava doente e quem
dirigia, cantava, tocava e pregava era ele. Ou seja, ninguém poderia fazer o
que ele fazia.
Outro pastor que tentar meter o nariz grande dele, que por sinal é bem
grande, em assuntos que ele não entende sempre diz que na igreja dele, quem
manda é ele. Na verdade, quem tem mandado na igreja dele são as heresias de
Mike Murdok, Morris Cerulo, e todo o ensino maldito e pernicioso de Kennet
Hagin e Benni Himm. Precisamos tomar cuidado para que não queiramos ser os
donos da igreja e mandar em todo mundo, pois quem tem primazia na igreja é
Cristo (Jo 1.30). Assim se alguém se acha insubstituível precisa mostrar as
marcas dos cravos nas mãos nos pés e da coroa de espinhos na fronte, pois só
Jesus é primeiro sem segundo e último sem anterior.
1.1.3
Sua opinião é a única válida, não pode ser
contrariada. (João 9.31-34)
“Sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a
Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve. Desde o princípio do mundo nunca
se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. Se este não fosse
de Deus, nada poderia fazer. Replicaram-lhe eles: Tu nasceste todo em pecados,
e vens nos ensinar a nós? E expulsaram-no”.
Neste trecho citado acima trata de um cego de nascença que foi curado
por Jesus e quando interrogado atestou sua confiança em Jesus, os fariseus com
dor de cotovelo e sendo contrariados expulsaram o jovem da sinagoga. Uma prova
que não queriam ser contrariados. Como temos agido quando somos contrariados?
Quando você desejar conhecer o caráter e o domínio próprio de alguém,
contrarie sua vontade. Muitos que eu vi fazendo média do seu testemunho, na
prática foi tudo o contrario. O problema nas igrejas é a falsa piedade de muitos,
que amam corrigir os outros como juizes, mas quando são contrariados a máscara
cai. O Diótrefes não aceitava opinião contrária a dele, pois ele se achava a
última gota de água mineral no deserto do Saara. Quantos de nós muitas vezes
não agimos assim? Tomemos cuidado, pois isto é característica de falso mestre.
1.2
Não dá acolhida aos mensageiros de Deus. V.9b
“[...] não nos recebe”.
Diótrefes era um péssimo administrador das coisas de Deus, ele não
recebia os mensageiros de Deus. Muitos entendem apenas acolher com receber em
casa, entretanto, acolher é muito mais que isso, vai desde a cooperação até
tratamento respeitoso. Vejamos o que muitos fazem com relação aos mensageiros
de Deus:
1.2.1
Não coopera para o sustento dos obreiros.
(Malaquias 3.8-10)
“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te
roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Vós sois amaldiçoados com a
maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.Trazei todos os
dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois
fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas
do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior
abastança”.
Dízimos não é apenas para salário de obreiros, mas também para isso,
temos visto muitos que se preocupam apenas com seu bem-estar, enquanto que a
obra de Deus fica a segundo ou terceiro plano. Cuidado com o que você tem feito
com aquilo que Deus te deu para administrar. Tudo que temos é do Senhor, apenas
somos administradores. Diótrefes era um tremendo de um avarento, que não
acolhia os servos de Deus.
1.2.2
Não tem respeito pela pregação da Palavra de
Deus. (Jeremias 8.9)
“Os sábios são envergonhados, espantados e presos; rejeitaram a palavra
do Senhor; que sabedoria, pois, têm eles?”
Quando Diótrefes deixa de receber os pregadores da palavra de Deus, ele
está rejeitando a Palavra de Deus. Imagine se nós ficamos tristes quando no
período de culto alguém sai para bater papo lá fora. Como fica Deus com esta
atitude? Muitas vezes pessoas viram as costas na hora do louvor e depois vêm
dizer que ama a Palavra. É conversa pra boi dormir! Deixar de ouvir a Palavra é
rebelião contra Deus (I Sm 15.22-23).
1.3
Profere palavras maliciosas contra os mensageiros de Deus. V.10a
“Pelo que, se eu aí for, trarei à memória as obras que ele faz,
proferindo contra nós palavras maliciosas [...]”.
Diótrefes era um fofoqueiro, e segundo Vanderli Alves Neto, é perigoso
quando alguém usa a língua para causar dano a alguém, podendo a língua afastar
as pessoas de quem está sendo a vítima da fofoca. Tiago disse que a língua pode
abençoar ou amaldiçoar, mas não é conveniente agir assim (Tg 3.9, 10). Então,
se cada um evitar usar sua língua para o mal e somente usá-la para o bem, os
que quiserem fofocar não irão nos procurar. O grande problema é que ficamos
dando ouvidos a todo que fala, assim geramos um rede de jornalismo sem fim,
dando notícia da vida de todo mundo. Cuidemos das nossas palavras. Diótrefes
falava palavras maliciosas contra os servos de Deus. Segundo o lingüista Duarte
Lopes palavra maliciosa é uma deturpação ou interpretação maldosa. Também
significa palavras enganosas, mentirosas, ou acusações levianas.
1.4 Não trabalha e tenta atrapalhar quem quer trabalhar
para o Reino de Deus. V.10b
“[...] E, não contente com isto, ele não somente deixa de receber os
irmãos, mas aos que os querem receber ele proíbe de o fazerem e ainda os exclui
da igreja”.
O Diótrefes era tão ruim que além de não trabalhar na obra, ele
atrapalhava os que queriam fazer algo para Cristo. Era o cão chupando manga
dentro do mato. Muitas vezes as pessoas agem também assim, ao invés de
trabalhar não trabalham e atrapalham a obra de Cristo. O Diótrefes expulsava da
igreja os que queriam trabalhar para Cristo. Trabalhamos para Cristo? O que
fazemos quando vemos alguém trabalhar para ELE?
1.5 Não procede de Deus, pois vive na pratica do mal.
V.11
“[...] Mas quem faz o mal não tem visto a Deus”.
Além de ser um péssimo líder, Diótrefes vivia em pecado.
O cristão que vive em pecado ou não entendeu o que é ser cristão ou não é
um cristão autêntico. Muitos entendem que se a salvação é pela graça, não
precisamos fazer as boas obras. Isso é um erro! A salvação é pela graça, mas a
graça produz boas obras (Ef 2.10). Logo, as obras são importantes na nossa
vida, elas somente não são meritórias para salvação. Viver em pecado é viver
separado de Deus (Is 59.1-2) e está distante da graça de Deus (Rm 3.23). A
Bíblia diz que a gente deve resistir ao Diabo e ele fugirá de nós (Tg 4.7), mas
da carne Ele manda fugir (I Co 6.18; I Tm 6.11). Cuidado para usar a desculpa
da carne é fraca para viver no pecado. Fuja da carne em Nome de Jesus!
2. O VERDADEIRO CRISTÃO TAMBÉM ESTÁ PRESENTE NA
VIDA DA IGREJA. V.11-12
2.1
O Seu testemunho é digno de ser seguido. V.11
“Amado, não imites o mal, mas o bem [...]”.
Existem homens que possuem um testemunho que fala por si só, sem uma
palavra. Conta-se a história de um missionário que esteve na África, quando
saiu as pessoas lá mesmo depois de vários anos lembravam Dele como homem de
Deus. Como nós temos sido lembrados?
2.2
Ele é uma pessoa de Deus. V.11
“... Quem faz o bem é de Deus [...]”.
2.3
O seu testemunho é conhecido de todos. V.12a
“Quanto a Demétrio, todos lhe dão testemunho [...]”.
O testemunho cristão não deve ser escondido, pois somos sal da terra e
luz do mundo (Mt 5.13-16). Jesus não precisa de 007. Bota a cara na rua para
que as pessoas conheçam que tu serves a Deus! A nossa vida precisa ser uma
carta aberta ao mundo. Infelizmente, muitos se escondem por ter uma vida
irregular com relação a sua prática. Testemunhamos de Cristo por palavras e
ações e por isto que Paulo ao defender a salvação somente pela graça, mediante a fé como um dom de Deus sem as obras, também ensinou as obras como resultado do salvação (Ef 2.8-10, ou seja, salvo pela graça, mas sempre fazendo boas obras para glorificar o Deus que me salvou (Mt 5.16).
2.4
O seu testemunho é verdadeiro. V.12b
“... até a própria verdade [...]”.
2.5
O seu testemunho tem autoridade apostólica. V.12c
“... e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é
verdadeiro”.
CONCLUSÃO:
Caros irmãos e amigos nesta mensagem vimos dois exemplos de vida cristã:
UM MAL EXEMPLO REPRESENTADO NA PESSOA DE
DIÓTREFES e UM BOM EXEMPLO NA VIDA
DO DEMÉTRIO. Nossa vida é desafiada todos os dias para que definamos quem
de fato nós somos, que tipo de cristianismo estamos vivendo, qual o tipo de
vida cristã que estamos apresentando, esta geração conhecerá a Deus por nossas
ações? Que de fato tenhamos uma vida cristã autentica e fervorosa e que sejamos
usados pelo Senhor para influenciar positivamente esta presente era. Jesus
disse: “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disso passar vem
do maligno” (Mateus 5.37). Alguns usam este texto para condenar qualquer
juramento, eu não irei me alongar, pois o assunto é outro neste sermão, só
quero falar que Jesus condenou aqui o falso juramento dos legalistas e que os
fariseus diziam que só deveria ser honesto sob juramento, fora disto podiam ser
desonestos. A vida cristã exige que nossa palavra seja autêntica, nossa vida
seja a expressão exata do que cremos. Diótrefes era um cristão sem
cristianismo, suas palavras não condiziam com suas ações. Como dizia Rev.
Hernandes dias Lopes: “Muitos cristãos são ortodoxos na teoria, mas hereges na
prática. Não possuem uma ortopraxia que afirme sua homilia, mas a condena. Como
estamos vivendo nosso cristianismo? Convido todos para um momento de
quebrantamento, você pode ficar à vontade, se desejar ajoelhar-se, ficar em pé,
sentado; ainda se seu desejo é chorar, você está na casa de seu Pai Celeste,
não há censura para sua adoração; se você está cansado do mundo de pecado e
deseja que Jesus passe a ser a principal prioridade da sua vida, faça isso
agora.
AUTOR: Missº Veronilton Paz da Silva
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