Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM III JOÃO V.13-15

Veredas da justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: III JOÃO V.13-15
[13] Tinha muito que escrever, mas não quero escrever-te com tinta e pena. [14] Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face. [15] Paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos por nome”.

INTRODUÇÃO:
Um estilo de vida é algo que fica marcado na sociedade. Houve um grupo de irmãos chamados Morávios que viviam em uma colônia fundada pelo Conde Nicolau Von Zinzerdof para acolher perseguidos por causa da fé cristã. Eles viviam de maneira bem unida e autêntica a ponto das pessoas passarem a querer se identificar com o modo de vida deles. Como nosso modo de viver é visto pela sociedade? João demonstra aqui o amor que sentia pelos irmãos e o seu desejo de viver em comunhão com eles, bem como viver uma vida de comunidade de modo saudável. Vamos examinar com João exercitava sua vida comunitária baseada no tema abaixo.

TEMA: COMO DEVE VIVER O CRISTÃO?

1.     DEVE SER SOCIÁVEL NA IGREJA. V.13-14

1.1  Deve Gostar de está com os irmãos. V.13
“Tinha muito que escrever, mas não quero escrever-te com tinta e pena”.

1.2  Deve Gostar de falar com os irmãos olho no olho e face a face. V.14
“Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face”.

2.     DEVE SER PROMOTOR DA PAZ CRISTÃ. V.15a
”Paz Seja Contigo [...]”.

2.1  Somente pode promover a paz cristã quem já possui a paz de Cristo. Jo 20.19-21
[19] Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! [20] E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor. [21] Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”.

2.2  Somente pode promover a paz aquele que se empenha para viver nela. I Pe 3.11
“Aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la”.

2.3  Somente pode promover a paz cristã aquele que vive nela mesmo nas circunstancias adversas. Jo 16.33
“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.

3.     DEVE SER GRATO COM AS PESSOAS QUE LHE ABENÇOAM. V.15b
“Os amigos te saúdam. Saúda os amigos por nome”

Iremos tirar três lições sobre gratidão e ingratidão no livro de Lucas Capítulo 17.11-19, no qual trata sobre os dez leprosos, estas lições serão vistas abaixo:

3.1  Quem é grato ver o favor e quem é ingrato, mesmo recebendo o mesmo favor, é cego. V.11-14, 17
[11] De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia. [12] Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, [13] que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! [14] Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. [17] Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?

3.2  Quem é grato lembra do favor, quem é ingrato, mesmo recebendo o mesmo favor, esquece. V.15-16, 18
[15] Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, [16] e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. [18] Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?”

3.3  Quem é grato fala a respeito do favor, quem é ingrato, mesmo recebendo o mesmo favor se cala. V.12-13, 15
[12] Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, [13] que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! (Falaram quando precisaram receber a cura)
[15] Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, [16] e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano”. (Na hora de agradecer se calaram).

CONCLUSÃO:

Nesta mensagem foram explanadas algumas formas de como o cristão deve agir para viver uma vida cristã. Expusemos que o verdadeiro cristão deve: Primeiro, SER SOCIÁVEL NA IGREJA; Segundo, SER PROMOTOR DA PAZ CRISTÃ e; Terceiro, SER GRATO COM AS PESSOAS QUE LHE ABENÇOAM. Como temos vivido? Sido sociáveis na igreja? Promovido a paz cristã? Somos gratos com os que nos abençoam? Se assim agirmos, agradamos a Deus e se fizermos o contrário, o desagradamos. Como temos agido como cristãos? Gostaria de Convidar todos para um momento de oração a Deus para que Ele nos encha da sua graça e nos faça servos que façamos a diferença nos nossos relacionamentos. 

AUTOR: Missº Veronilton Paz da Silva

2 comentários: