Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM APOCALIPSE 1.4-8

TEXTO: APOCALIPSE 1.4-8

INTRODUÇÃO

A origem da palavra Trindade é trinitas é significa três em um. O conceito da Trindade é fundamento na compreensão da existência de três pessoas divinas distintas (diferente do unitarismo), que tem sua própria funcionalidade (diferente do unicismo), que coexistem desde a eternidade (diferente do modalismo), são unas em essência e propósito (diferente do politeísmo), reais e ativas no mundo desde sua fundação (diferente do ateísmo) e defendida pelas Escrituras (diferente da nova escola). Considerando isso, abaixo passo a demonstrar ocasiões no Novo Testamento que apontam para a comprovação da sentença e a Bíblia. Estes versículos 4 – 8 trazem a presença das três pessoas da Trindade e sua ação na igreja, como disse José Martins: A salvação pode ser descrita como a Trindade em nosso favor, assim sobre esta doutrina vamos analisar a ação de cada uma destas pessoas com base no tema abaixo.

TEMA: A AÇÃO DA TRINDADE PRESENTE NA VIDA DA IGREJA

1. A PRESENÇA DE DEUS PAI É EVIDENCIADA. V.4a, 8

a) A eternidade de Deus Pai está claramente colocada. V.4a,8b

Nesta passagem são descritas como sendo eternamente o mesmo, como a passagem indica: 4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir [...] 8 [...] Aquele que É, e que Era, e que Há de Vir, o Todo-Poderoso” (vv.4a,8b). Deus sempre foi eterno, devido a isto a salvação que Ele oferece é eterna (Jo 10.28), a condenação também é eterna (Ap 20.10). A eternidade de Deus apresenta que tudo que Ele oferece é eterno, seja felicidade eterna para os que se entregam a Ele ou tormento eterno para os que o rejeitam. Você receberá felicidade ou castigo eterno?

b) O ínicio e o fim de todas as coisas é Deus Pai. V.8a

Jesus vai dizer que o principio e o fim de tudo está em Deus, conforme se observa: “Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus [...]” (v.8b). O princípio veio a existência por causa de Deus, pois foi Ele que criou tudo (Gn 1.1), além dde criar, o Senhor ssutenta a criação e preserva a todos com vida (Ne 9.6) e o fim de tudo é a glória Dele (Rm 11.36), pois nunca houve Deus antes Dele e não haverá depois, Ele é único, tudo existe por Ele, por meio Dele e para Ele. Aleluia!!!

c) Ele tem todo poder para agir na igreja. V.8c

A Escritura ainda vai dizer que Deus tem todo poder, consoante se verifica: “[...] o Todo - Poderoso” (v.8c). O termo grego aqui usado é “Pantokratô” e indica que Deus é autossuficiente em si mesmo, não depende de ninguem para realizar nenhuma das suas obras, realiza todas as coisas conforme o conselho da sua vontade (Ef 1.11), quando Ele age ninguem pode deter sua mão nem lhe perguntar o que fazes (Dn 4.35), nada há impossível para Ele (Lc 1.37), pois tem todo poder!!! Glórias a Deus!

2. A PRESENÇA DE DEUS ESPÍRITO SANTO TAMBÉM É EVIDENCIADA. V.4b, 4c

a) O Espírito Santo é a plenitude de Deus para a igreja. V.4b

Nesta passagem ele usa a expressão sete espíritos de Deus, conforme se registra: “[...] e da parte dos sete espíritos de Deus” (v.4b). Mas, Deus tem sete espíritos? A resposta bíblica é não. Então, o que significa esta expressão? Vejamos, sete na numerologia grega simboliza plenitude, ser cheio do poder do Espírito Santo (Ef 5.18), e Jesus trouxe o Espírito Santo para que nos enchamos dele. Um crente que não é cheio do Espírito Santo está pecando, pois é uma ordem de Deus, como ser cheio do Espírito Santo? Biblia, oração e igreja.

b) Espírito Santo está sempre junto ao trono para levar as orações da igreja. V.4c

O Espírito Santo está junto ao trono de Deus, como se exaure a seguir: “[...] Sete espíritos de Deus que estão diante do seu trono” (v.4c). O Espírito santo intercende por nós com gemidos inexprimeiveis porque não sabemos orar direito (Rm 8.26-27), então, Ele junto ao trono de Deus indica que está ali para levar as nossas orações, Cristo é nosso intercessor legal como advogado (Rm 8.34, I Jo 2.1), o Espírito Santo é nosso intercessor circunstancial, levando as petições a Cristo e Cristo as apresenta ao Pai e o Pai as responde segundo a vontade Dele!

3. A PRESENÇA DE DEUS FILHO É IGUALMENTE EVIDENCIADA JUNTO AO PAI E ESPÍRITO SANTO. V.5-7

a) Seu testemunho atesta a sua fidelidade. V.5a

Jesus trouxe o testemunho perfeito do ceu para nós, seu testemunho foi fiel, como está escrito: “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha [...]” (v.5a). Dr. Hernandes Dias Lopes disse que “Cristo foi fiel durante o seu ministério, sempre testemunhando sobre o Pai, mesmo na hora do sofrimento e morte”, A fidelidade de Cristo no seu testemunho deve nos incentivar a sermos fieis no testemunho do evangelho, Cristo não trocou o testemunho fiel por facilidades, nós devemos imitá-lo!

b) Ele é o primeiro a vencer a morte para nunca mais passar por ela. V.5b

A passagem diz: “E da parte de Jesus Cristo [...] o primogênito dos mortos [...]” (v.5b). Esta expressão significa que Jesus foi o primeiro a vencer a morte para nunca mais passar por ela. ele está vivo para todo o sempre, nós não cremos em um Cristo que esteve vivo e está morto, mas que esteve morto e está vivo para sempre. Ele estando vivo, está presente aqui e algo transformador pode acontece neste lugar porque o Cristo vivo está presente aqui! Aleluia!!!

c) Jesus governa sobre todos os reinos da terra. V.5c

O texto continua qualificando a pessoa de Jesus dizendo: “E da parte de Jesus Cristo [...] o Soberano dos reis da terra” (v.5c). Ele é quem governa os reis, imperios e governos. Ele é quem coloca autoridades e também quem as tira do poder, Ele está no controle de todas as coisas, nada acontece sem que Ele decrete e governe tudo. Ele é Soberano, nas suas mãos estão a força e o poder. Este é Jesus, o Divino Rei do Universo, Soberano sobre todas as coisas! Aleluia!!!

d) Jesus nos comprou com seu sangue derramado em nosso favor. V.5d-6

I. Ele derramou seu sangue por amor. V.5d

A Escritura vai afirmar que a morte de Cristo por nós foi por amor, como podemos observar: “[...] Aquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados” (v.5d). Jesus teve um ato de amor extremo por nós, pois o que merecíamos era seu ódio, desprezo e julgamento por causa dos nossos pecados, mas Ele resolveu nos amar e vir habitar entre nós para nos acollher. Que amor é esse tão grande é esse? Eu não mereço tão grande amor!!! Ele morreu por nós e nós precisamos apenas rendermos a vida a Ele!!!

II. Pela sua morte nos introduziu no reino de Deus. V.6a

Jesus por sua morte nos inroduziu no seu reino espiritual, comforme está escrito: “E nos fez reino [...]” (v.6a). Hoje somos súditos do Rei Jesus no seu reinado espiritual, e quando Ele voltar nós faremos parte do seu reinado pleno, pois sua morte e ressureição nos intriduziu, por isso quando dizemos “venha o teu reino” estamos pedindo que ele se espanda a outros que ainda estão fora!

III. Pela sua morte abriu nosso caminho a Deus e nos tornou sacerdotes. V.6b

Jesus com sua obra na morte e ressurreição nos fez sacerdotes para Deus, segundo nos informa o seguinte trecho: “[...] e nos fez [...] sacerdotes para Deus, seu Pai [...]” (v.6b). O que significa esta declaração? Significa que hoje todo crente é um sacerdote, ou seja, qualquer irmão em Cristo pode orar e pregar a palavra de Deus, Lutero chamou essa verdade de Sacerdócio Universal dos Santos”, todos nós podemos adorar a Deus livremente, pois somos sacserdotes de Deus!

IV. Sua morte e ressurreição nos leva a render a glória devida a Ele. V.6c 

Devemos glorificar ao Senhor, pois Ele com sua obra nos livrou da morte e do inferno, por isso merece toda glória, conforme o versículo seguinte aponta: “[...] a Ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém” (v.6c). Não devemos render glória e honra a nenhuma outra pessoasenão ao Senhor.

e) Jesus voltará outra vez para nos buscar. V.7

“Eis que vem com as nuvens [...]”.

I. Sua volta será visível. V.7a

Jesus voltará visível a olho nu para todas as pessoas como afirma o versículo: “Eis que vem com as nuvens [...]”.e todo olho o verá [...]” (v.7a). Jesus será visto no céu por todos, assim sendo cai por terra a doutrina do arrrebatamento secreto, pois todos o verão vindo nas nuvens do céu.

II Ele virá para julgar todos os homens de todas as épocas. V.7b

Todas as pessoas serão julgadas por Jesus, não apenas s desta época atual, mas as “[...] até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim”. Todos comparecerão diante de Jesus, pois, haverá ressurreição de justos para salvação e injustos para condenação (Jo 5.28-29), ou seja, aqueles homens que mataram e escarneceram de Jesus se lamentarão quando comparecerem diante Dele, mas será tarde demais.

CONCLUSÃO

A mensagem trouxe uma analise das pessoas da Trindade e ao verificarmos o texto sagrado, vimos que: Primeiro, A PRESENÇA DE DEUS PAI É EVIDENCIADA; Segundo, A PRESENÇA DE DEUS ESPÍRITO SANTO TAMBÉM É EVIDENCIADA; Terceiro, A PRESENÇA DE DEUS FILHO É IGUALMENTE EVIDENCIADA JUNTO AO PAI E ESPÍRITO SANTO. Queridos! Entregue-se a este Deus maravilhoso que planejou um futuro de paz para você, executou no sangue de Jesus e aplica no coração por meio do seu Espírito Santo. Se a trombeta tocasse agora e você tivesse que comparecer diante de Cristo, você estaria preparado (a)? Se a resposta é negativa volte-se para Cristo agora! E você que já é crente, pregue a Palavra de Deus, anuncie este evangelho!!!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário