Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de julho de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 17.1-14

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 17.1-14
[1] Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. [2] Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente. [3] Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou: [4] Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. [5] Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí. [6] Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti. [7] Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência. [8] Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus. [9] Disse mais Deus a Abraão: Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência no decurso das suas gerações. [10] Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado. [11] Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós. [12] O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe. [13] Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua. [14] O incircunciso, que não for circuncidado na carne do prepúcio, essa vida será eliminada do seu povo; quebrou a minha aliança”.

INTRODUÇÃO
Revelar significa “tirar o véu, aparecer ou trazer à luz algo que não estava claro. Deus se revela aos seres humanos de duas formas: pela criação (Rm 1.20), mas a forma especial que Deus se revela é pela Escritura (Jo 5.39) e a CFW diz que para a preservação da verdade Deus ordenou que sua Palavra fosse escrita toda. Deus se revelou a Abrão seu servo como o seu Deus e de sua descendência e neste texto há uma confirmação da aliança firmada anteriormente (Gn 15.1-11), e aqui foram acrescentadas algumas características deste Deus revelado nas escrituras, que serão trabalhadas a partir do tema abaixo.

TEMA: CARACTERÍSTICAS DO DEUS REVELADO NA BÍBLIA

1.     É O DEUS TODO-PODEROSO. V.1a
“Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso [...]”

1.1   Ele tem todo o poder para sustentar todas as coisas. Hb 1.3
“Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas”.

1.2   Ele tem todo poder para realizar sua missão por meio da igreja. Mt 28.18-20
[18] Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. [19] Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; [20] ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

1.3   Ele tem todo poder para salvar e preservar a salvação do seu povo. Hb 7.25; Jd V.24

“Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7.25).

“Quem é este que vem de Edom, de Bozra, com vestes de vivas cores, que é glorioso em sua vestidura, que marcha na plenitude da sua força? Sou eu que falo em justiça, poderoso para salvar” (Is 63.1).

 “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória” (Jd V.24).

“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6).

2.     É O DEUS QUE EXIGE SANTIDADE DO SEU POVO. V.1b
“Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: [...] anda na minha presença e sê perfeito”

2.1   Deus exige santidade do seu povo porque Ele é santo. I Pe 1.13-16
[13] Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. [14] Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; [15] pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, [16] porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”.

2.2   Deus exige santidade do seu povo porque sem santidade ninguém verá a Deus. Hb 12.14
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.

2.3   Deus exige santidade do seu povo porque com uma vida santa, Deus é glorificado por meio dele. Mt 5.14-16
[14] Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; [15] nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. [16] Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

3.     É O DEUS QUE TEM UMA ALIANÇA COM O SEU POVO. V.2-14
“Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente”.

3.1   A aliança do Senhor é com o seu servo. V.7a
“Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti [...]”

3.2   A aliança do Senhor é com a sua descendência. V.7b, 8
[7] Estabelecerei a minha aliança entre [...] a tua descendência [...] [8] Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus.”

3.3   A aliança do Senhor é perpetua, isto é, não pode ser quebrada. V.7c, 9
[7] [...] aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência. [9] Disse mais Deus a Abraão: Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência no decurso das suas gerações”.

3.4   A aliança do Senhor possui um sinal externo. V.10-13
[10] Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado. [11] Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós. [12] O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe. [13] Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua”.

3.5   A aliança do Senhor exclui todo o que não tiver o sinal externo. V.14
“O incircunciso, que não for circuncidado na carne do prepúcio, essa vida será eliminada do seu povo; quebrou a minha aliança”.

CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem sobre o Deus que se revelou pelas Escrituras, foram extraídas algumas características deste Deus, as quais assim foram enumeradas: Primeira, É O DEUS TODO-PODEROSO; Segunda, É O DEUS QUE EXIGE SANTIDADE DO SEU POVO; Terceira, É O DEUS QUE TEM UMA ALIANÇA COM O SEU POVO. Aos que já conhecem a Cristo, sejam edificado e se envolvam com a obra de Deus com a ação e visão correta. Você já conhece este Deus que se revelou nas Escrituras? Você já teve um encontro com Ele? Se sua resposta é negativa, entregue-se aos cuidados deste Deus grandioso e receberás a paz para o teu coração e esperança de vida eterna.


AUTOR: Veronilton Paz da Silva – Pastor Licenciado pelo PRVP; Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa; Formação Missionária de Evangelista/Missionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário