Total de visualizações de página

domingo, 10 de julho de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 15.1-6 (ATENTAR V.6)

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 15.1-6 (Atentar V.6)
[1] Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. [2] Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? [3] Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. [4] A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. [5] Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. [6] Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça”.

INTRODUÇÃO
Foi dito pelo Rev. Nisã Baía no ano de 1997 na cidade de Monteiro em um evento sobre a reforma protestante, a seguinte frase: “Se Deus mandou você sentar, sente. Não precisa nem olhar para trás para ver se tem cadeira”. O pastor estava ensinando sobre a necessidade de crê (confiar) no Senhor, mesmo que não se esteja vendo o que deseja. O vesiculo 6 deste texto de Gênesis traz o núcleo da teologia paulina e reformada sobre a base da justificação pela fé sem obras (Gl 3.6-14), no qual diz que Abraão creu, isso foi imputado nele para justiça. Imputar significa algo que foi colocado, ou seja, Deus quem colocou esta justiça nele. Por causa disto a sua fé tornou-se modelo de fé para os que crêem em Jesus, tornando o pai de todos os que crêem (Rm 4.11; Gl 3.7), sobre esta fé de Abraão vamos extrair algumas lições preciosas para nossa vida, para tanto trabalharemos o tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM A FÉ DE ABRAÃO

1.     ABRAÃO CREU EM CRISTO E ALEGROU-SE NELE. JO 8.56
“Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se”.

1.1   Todo aquele que crê em Cristo vive de maneira alegre. I Jo 1.1-4
[1] O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida [2] (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), [3] o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. [4] Estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa.

1.2   Todo aquele que crê em Cristo prega o evangelho de maneira alegre. Lc 2.8-11
[8] Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. [9] E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. [10] O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: [11] é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.

1.3   Todo aquele que crê em Cristo serve a Ele de maneira alegre. Sl 100.2
“Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico”.

2.     ABRAÃO CREU EM CRISTO E TORNOU-SE HERDEIRO DELE. Rm 4.13
“Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé”.

2.1   O herdeiro de Deus foi predestinado conforme a vontade de Deus. Ef 1.11
“Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade”.

2.2   O herdeiro de Deus teve a iluminação de Deus para compreender o evangelho. Ef 1.18
“Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos”.

2.3   O herdeiro de Deus deve viver de maneira santa. At 20.32
“Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados”.

3.     ABRAÃO CREU EM CRISTO E NÃO DUVIDOU DELE. Rm 4.18-21

3.1   Abraão não duvidou apesar de tudo parecer contrário. V.18-19
[18] Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. [19] E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara”.

3.2   Abraão não duvidou porque via tudo pela ótica da fé. V.20
“Não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus”.

3.3   Abraão não duvidou porque creu no poder de Deus. V.21
“Estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem buscou extrair algumas lições sobre a fé de Abraão, as quais foram assim enumeradas: Primeira, ABRAÃO CREU EM CRISTO E ALEGROU-SE NELE; Segunda, ABRAÃO CREU EM CRISTO E TORNOU-SE HERDEIRO DELE; Terceira, ABRAÃO CREU EM CRISTO E NÃO DUVIDOU DELE. Você já crê em Cristo? Se você de fato crê Nele precisa ter alegria e felicidade. Se você crê em Cristo é herdeiro de Deus, por isso não duvide Dele. Entregue-se a Cristo ainda hoje e por completo. Creia, pois Ele salva todo o que crê sem duvidar. Faça isto e Deus te abençoe em Nome de Jesus. Amém!

AUTOR: Veronilton Paz da Silva - Pastor Licenciado pelo PRVP; Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa; Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário pelo CPO/IBN e CEIBEL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário