Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de julho de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 12.1-9

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 12.1-9
[1] Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; [2] de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! [3] Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. [4] Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. [5] Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram. [6] Atravessou Abrão a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra. [7] Apareceu o SENHOR a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. [8] Passando dali para o monte ao oriente de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR. [9] Depois, seguiu Abrão dali, indo sempre para o Neguebe.

INTRODUÇÃO
A palavra chamada no grego da septuaginta é “voccatis”, que significa vocação, chamado, voz, convite ou pregação, este chamado leva o homem a uma vida de intimidade com Deus. este texto traz a chamada de Deus para o crente Abraão para que saísse da sua parentela e fosse para a terra que o Senhor lhe prometeu (V.1), ele seria uma benção para todas as nações da terra (V.2-3), Ele partiu em obediência ao Senhor mesmo ainda não sabendo para onde estava indo (Hb 11.8), creu na promessa de Deus (Hb 11.11), e o chamado de Abraão é um modelo de chamado para todos os que querem seguir a Jesus, respondendo a este com obediência e submissão, sobre este chamado do servo de Deus Abraão, iremos trabalhar alguns pontos a partir do tema proposto.

TEMA: ABRAÃO, UM HOMEM CHAMADO POR DEUS

1.    PARA SEGUIR AO SENHOR POR FÉ. V.1-2a
[1] Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; [2] de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome [...]”

1.1  Ter fé é ver o invisível e crê no inacreditável. Hb 11.1
Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”.

1.2  Ter fé é ser santificado (separado) para servir a Deus. At 26.18
“Para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim”.

1.3  Ter fé é seguir o Senhor Jesus Cristo perseverando e guardando os seus mandamentos. Ap 14.12
“Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”.

2.    PARA SEGUIR AO SENHOR SENDO UMA BENÇÃO. V.2b-3
[2] [...] Sê tu uma bênção! [3] Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

2.1  Ser uma benção é uma questão de escolha. Dt 11.26
“Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição”.

2.2  Ser uma benção é uma questão de atrair as pessoas para Deus. Is 19.26
“Naquele dia, Israel será o terceiro com os egípcios e os assírios, uma bênção no meio da terra”.

2.3  Ser uma benção é uma questão de ter Jesus na vida. Ef.1-3
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”.

3.    PARA SEGUIR AO SENHOR EM OBEDIÊNCIA. V.4-6
[4] Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. [5] Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram. [6] Atravessou Abrão a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra”.

3.1  O homem para ser obediente precisa conhecer as Escrituras. Jo 5.39
“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

3.2  O homem para ser obediente precisa crê no Cristo das Escrituras. Jo 7.37-39
[37] No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. [38] Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. [39] Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado”.

3.3  O homem para ser obediente precisa se curvar às Escrituras. Sl 119.4
“Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca”.

4.    PARA SEGUIR AO SENHOR VENDO SUAS PROMESSAS SE CUMPRINDO EM SUA VIDA. V.7a
“Apareceu o SENHOR a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra [...]”

4.1  As promessas de Deus são apenas aquelas que Ele revelou na sua Palavra. At 13.32-33
[32] Nós vos anunciamos o evangelho da promessa feita a nossos pais, [33] como Deus a cumpriu plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus, como também está escrito no Salmo segundo: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei”.

4.2  As promessas de Deus são apenas cumpridas na pessoa de Cristo. Tt 1.1-4
[1] Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, [2] na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos [3] e, em tempos devidos, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por mandato de Deus, nosso Salvador, [4] a Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum, graça e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador”.

4.3  As promessas de Deus são apenas aquelas que são recebidas pela fé. Hb 6.12-13
[12] para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas. [13] Pois, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo”.

5.    PARA SEGUIR AO SENHOR PRESTANDO UM CULTO AGRADÁVEL AO SENHOR. V.7b-9

5.1  Um culto agradável ao Senhor é feito somente no altar. V.7b-8a
[7] [...] Ali edificou Abrão um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. [8] Passando dali para o monte ao oriente de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao SENHOR [...]”

5.2  Em culto agradável ao Senhor é onde se invoca somente o seu nome. V.8b-9
“[...] e invocou o nome do SENHOR. [9] Depois, seguiu Abrão dali, indo sempre para o Neguebe”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem tratou sobre Abraão como um homem de Deus e foram extraídos os seguintes pontos: Primeiro, PARA SEGUIR AO SENHOR POR FÉ; Segundo, PARA SEGUIR AO SENHOR SENDO UMA BENÇÃO; Terceiro, PARA SEGUIR AO SENHOR EM OBEDIÊNCIA; Quarto, PARA SEGUIR AO SENHOR VENDO SUAS PROMESSAS SE CUMPRINDO EM SUA VIDA; Quinto, PARA SEGUIR AO SENHOR PRESTANDO UM CULTO AGRADÁVEL AO SENHOR. Abraão foi um exemplo, ele seguiu ao Senhor e foi uma benção para todas as nações. Nós temos sido uma benção para onde estamos inseridos. Temos sido obedientes ao chamado do Senhor para nossas vidas? O nosso culto é para agradar ao Senhor ou ao homem? lembre-se que no altar do Senhor só se deve prestar culto a Ele e da maneira que Ele instituiu em sua Palavra, não por invencionices de homens nem sugestões frívolas de Satanás. Que o Senhor nos ajude a obedecer ao seu chamado! Amém!

Autor: Veronilton Paz da Silva - Presbítero Licenciado ao Sagrado Ministério pelo PRVP; Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia pelo IBHT; Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela UEPB; Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário pelo CPO/IBN e CEIBEL. 

Um comentário: