Total de visualizações de página

domingo, 31 de julho de 2016

ESBOÇO DE MENSAGEM BASEADO EM GÊNESIS 18.20-33

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GENESIS 18.20-33
[20] Disse mais o SENHOR: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito. [21] Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim; e, se assim não é, sabê-lo-ei. [22] Então, partiram dali aqueles homens e foram para Sodoma; porém Abraão permaneceu ainda na presença do SENHOR. [23] E, aproximando-se a ele, disse: Destruirás o justo com o ímpio? [24] Se houver, porventura, cinqüenta justos na cidade, destruirás ainda assim e não pouparás o lugar por amor dos cinqüenta justos que nela se encontram? [25] Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o Juiz de toda a terra? [26] Então, disse o SENHOR: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles. [27] Disse mais Abraão: Eis que me atrevo a falar ao Senhor, eu que sou pó e cinza. [28] Na hipótese de faltarem cinco para cinqüenta justos, destruirás por isso toda a cidade? Ele respondeu: Não a destruirei se eu achar ali quarenta e cinco. [29] Disse-lhe ainda mais Abraão: E se, porventura, houver ali quarenta? Respondeu: Não o farei por amor dos quarenta. [30] Insistiu: Não se ire o Senhor, falarei ainda: Se houver, porventura, ali trinta? Respondeu o SENHOR: Não o farei se eu encontrar ali trinta. [31] Continuou Abraão: Eis que me atrevi a falar ao Senhor: Se, porventura, houver ali vinte? Respondeu o SENHOR: Não a destruirei por amor dos vinte. [32] Disse ainda Abraão: Não se ire o Senhor, se lhe falo somente mais esta vez: Se, porventura, houver ali dez? Respondeu o SENHOR: Não a destruirei por amor dos dez. [33] Tendo cessado de falar a Abraão, retirou-se o SENHOR; e Abraão voltou para o seu lugar”.

INTRODUÇÃO
Tem uma frase muito usada por alguns pregadores, dizendo que Deus ama o pecador e aborrece o pecado, porém, não é isto que as Escrituras afirmam, pois a ira de Deus se revela do céu contra o pecado (Rm 1.18), sua ira é permanente (Jo 3.36) e um dia ela será manifestada na sua plenitude lançando os ímpios que não querem segui-lo no lago de fogo (Ap 20.15) e a única maneira se livrar da ira vindoura de Deus é se entregando a Cristo que nos livra da ira vindoura (I Ts 1.10). Lembre-se que quem já teve um encontro real e verdadeiro com Cristo está debaixo da sua graça e quem ainda não decidiu servi-lo está debaixo da sua ira. Em qual situação você está?
Este capitulo 18 narrada segundo o pensamento tradicional por Moisés, trata ainda da vida de Abraão, desta vez três homens, conforme João Ferreira de Almeida seria o Senhor e dois anjos (v.1-8), ele trata de confirmar a promessa de Deus de que ele seria pai, e sua esposa depois de velha teria um filho de maneira miraculosa (v.9-11), depois disto Sara duvidou e riu da promessa do Senhor (v.12), Deus sabendo de todas as coisas e vendo tudo que existe, viu Sara rindo a reprendeu, ela negou que tivesse rido, sendo repreendida pelo senhor e desafiada a confiar na promessa Dele (v.13-15). Há uma quebra nesta conversa e a narrativa parte agora para o dialogo de Deus com seus anjos sobre a destruição das nações ímpias Sodoma e Gomorra que eram grandes pecadores contra Deus, um pecado que sobrepujava ali era o sexo anal e entre pessoas do mesmo sexo, daí que se usa o termo sodomia para quem pratica este tipo de relação sexual (), nesta mensagem iremos analisar a ação de Deus com relação ao pecado do ser humano, para isto será trabalhado este assunto segundo proposto no tema abaixo.

TEMA: COMO DEUS AGE COM RELAÇÃO AO PECADOR

1.      DEUS É LONGÂNIMO, OU SEJA, ELE SUPORTA A OPOSIÇÃO DE PECADORES POR UM PERIODO MULTIPLICADO. V. 20
“Disse mais o SENHOR: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito”.

1.1     Deus é longânimo, pois suporta até os que estão preparados para a perdição. Rm 9.21-22
[21] Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? [22] Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição”.

1.2     Deus é longânimo, pois permite que até pessoas ímpias sejam abençoadas com as dádivas da sua graça comum. Mt 5.45
“Para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos”.

1.3     Deus é longânimo, mas um dia ele executará contra todo o pecado o seu justo juizo. At 17.30-31
[30] Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; [31] porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
               
2.      DEUS É JUSTO, OU SEJA, ELE NÃO CONDENA O HOMEM ANTES DE DAR OPORTUNIDADE DE MUDANÇA. V.21
“Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim; e, se assim não é, sabê-lo-ei”.

2.1     O Senhor dá oportunidade do homem se arrepender dos seus pecados pela pregação do evangelho. Lc 24.45-47
[45] Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; [46] e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia [47] e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém”.

2.2     O Senhor dá oportunidade do homem se arrepender pelas circunstancias da vida. Jó 42.1-6
[1] Então, respondeu Jó ao SENHOR: [2] Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. [3] Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. [4] Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. [5] Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. [6] Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

2.3    O Senhor dá oportunidade do homem se arrepender convencendo-o de pecado pelo Espírito Santo. Jo 16.7-8
[7] Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. [8] Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”.

3.      DEUS É GRACIOSO, ELE NÃO CONDENA OS JUSTOS JUNTO COM OS ÍMPIOS. V. 22-33
[22] Então, partiram dali aqueles homens e foram para Sodoma; porém Abraão permaneceu ainda na presença do SENHOR. [23] E, aproximando-se a ele, disse: Destruirás o justo com o ímpio? [24] Se houver, porventura, cinqüenta justos na cidade, destruirás ainda assim e não pouparás o lugar por amor dos cinqüenta justos que nela se encontram? [25] Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o Juiz de toda a terra? [26] Então, disse o SENHOR: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles. [27] Disse mais Abraão: Eis que me atrevo a falar ao Senhor, eu que sou pó e cinza. [28] Na hipótese de faltarem cinco para cinqüenta justos, destruirás por isso toda a cidade? Ele respondeu: Não a destruirei se eu achar ali quarenta e cinco. [29] Disse-lhe ainda mais Abraão: E se, porventura, houver ali quarenta? Respondeu: Não o farei por amor dos quarenta. [30] Insistiu: Não se ire o Senhor, falarei ainda: Se houver, porventura, ali trinta? Respondeu o SENHOR: Não o farei se eu encontrar ali trinta. [31] Continuou Abraão: Eis que me atrevi a falar ao Senhor: Se, porventura, houver ali vinte? Respondeu o SENHOR: Não a destruirei por amor dos vinte. [32] Disse ainda Abraão: Não se ire o Senhor, se lhe falo somente mais esta vez: Se, porventura, houver ali dez? Respondeu o SENHOR: Não a destruirei por amor dos dez. [33] Tendo cessado de falar a Abraão, retirou-se o SENHOR; e Abraão voltou para o seu lugar”.

3.1    A vida eterna é somente para quem crê em Jesus e a ira de Deus permanece sobre rejeita o filho de Deus. Jo 3.35-36
[35] O Pai ama ao Filho, e todas as coisas tem confiado às suas mãos. [36] Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

3.2    A vida eterna é somente para aqueles que seus nomes estavam escrito no livro da vida e a condenação para aqueles que seus nomes não foram achados escritos.

“O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos” (Ap 3.5).

[1] Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças e, sobre os chifres, dez diademas e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia. [2] A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés como de urso e boca como de leão. E deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade. [3] Então, vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta; [4] e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta; também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela? [5] Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses; [6] e abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu. [7] Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação; [8] e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Ap 13.1-8).

3.3    A vida eterna é somente para aqueles que confessara o nome de Cristo aqui na terra e a condenação para aqueles que o negam. Mt 10.32-33
[32] Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; [33] mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus”.

CONCLUSÃO
Nesta reflexão vimos algumas verdades relacionadas à ação de Deus com relação ao pecador, foram exauridas que: Primeira, DEUS É LONGÂNIMO, OU SEJA, ELE SUPORTA A OPOSIÇÃO DE PECADORES POR UM PERIODO MULTIPLICADO; Segunda, DEUS É JUSTO, OU SEJA, ELE NÃO CONDENA O HOMEM ANTES DE DAR OPORTUNIDADE DE MUDANÇA; Terceira, DEUS É GRACIOSO, ELE NÃO CONDENA OS JUSTOS JUNTO COM OS ÍMPIOS. Você está em qual situação, debaixo da graça ou da ira de Deus? Pense nisto e se sua resposta é a segunda (debaixo da ira e o Espírito Santo está falando ao teu coração não rejeite o convite gracioso do Senhor e entregue a Ele todo o teu futuro. Amém!

AUTOR: Veronilton Paz da Silva - Pastor Licenciado pelo PRVP; Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa; Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário