Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de julho de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 16.1-16 (ATENTAR V.13)

TEXTO: GÊNESIS 16.1-16 (Atentar V.13)
[1] Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; tendo, porém, uma serva egípcia, por nome Agar, [2] disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai. [3] Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ter ele habitado por dez anos na terra de Canaã. [4] Ele a possuiu, e ela concebeu. Vendo ela que havia concebido, foi sua senhora por ela desprezada. [5] Disse Sarai a Abrão: Seja sobre ti a afronta que se me faz a mim. Eu te dei a minha serva para a possuíres; ela, porém, vendo que concebeu, desprezou-me. Julgue o SENHOR entre mim e ti. [6] Respondeu Abrão a Sarai: A tua serva está nas tuas mãos, procede segundo melhor te parecer. Sarai humilhou-a, e ela fugiu de sua presença. [7] Tendo-a achado o Anjo do SENHOR junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur, [8] disse-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais? Ela respondeu: Fujo da presença de Sarai, minha senhora. [9] Então, lhe disse o Anjo do SENHOR: Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos. [10] Disse-lhe mais o Anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada. [11] Disse-lhe ainda o Anjo do SENHOR: Concebeste e darás à luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o SENHOR te acudiu na tua aflição. [12] Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos. [13] Então, ela invocou o nome do SENHOR, que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê? [14] Por isso, aquele poço se chama Beer-Laai-Roi; está entre Cades e Berede. [15] Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão, a seu filho que lhe dera Agar, chamou-lhe Ismael. [16] Era Abrão de oitenta e seis anos, quando Agar lhe deu à luz Ismael.

INTRODUÇÃO
Quando você passa por alguns locais há algumas frases: “Sorria, você está sendo filmado”, “Cuidado! Carro guiado via satélite”, etc. Houve um filme antigo que uma frase se repetia: “Eu vejo todos os seus passos”. Semelhantemente o cristão pode dizer que o seu Deus tudo vê. esta passagem trata sobre a serva de sarai, Hagar que foi fugiu de diante da sua senhora depois que foi humilhada por ela, tudo começou com o pecado de Sarai que mesmo Deus fazendo a promessa que eles teriam um filho (Gn 15.1-21), ela desconfiou do Senhor e mandou Abrão se deitar com sua serva (16.1-2), Abrão também falhou, pois concordou com sua mulher e fez isto (V.2b-3), depois de conceber a serva desprezou a sua senhora, ela humilhou-a, fugindo assim a serva da sua presença, quando ela estava no deserto (v.7), o anjo aconselhou-a a voltar para casa de sua serva e prometeu uma descendência (v.7-12), ela citou uma frase que nos chama a atenção: “Tu és Deus que vê” (v.13). sobre esta frase iremos trazer uma mensagem falando deste Deus que vê, faremos isto com base no tema abaixo.

TEMA: O DEUS DA BÍBLIA É O DEUS QUE TUDO VÊ

1.    O SENHOR VÊ NOSSAS ATITUDES. II Cr 16.9
“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; nisto procedeste loucamente; por isso, desde agora, haverá guerras contra ti”.

1.1   Ele vê as ações ímpias daqueles que preferem viver na impiedade do que servindo a Ele e executará juízo sobre eles. Rm 1.18-30
[18] A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; [19] porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. [20] Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; [21] porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. [22] Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos [23] e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. [24] Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; [25] pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! [26] Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; [27] semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. [28] E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, [29] cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, [30] caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, [31] insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. [32] Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem”.

1.2   Ele vê as ações santas daqueles que pertencem a Cristo, Ele lhes dará o seu reino. Mt 25.34-40
[34] então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. [35] Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; [36] estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. [37] Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? [38] E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? [39] E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? [40] O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”.

2.    O SENHOR VÊ NOSSAS LUTAS. II Cr 20.12
“Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti”.

2.1  Quando Ele permite passarmos por lutas, Ele nos ensina algo por meio delas. Sl 119.71-73
[71] Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos. [72] Para mim vale mais a lei que procede de tua boca do que milhares de ouro ou de prata. [73] As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; ensina-me para que aprenda os teus mandamentos”.

2.2  Quando Ele permite passarmos por lutas, Ele vem ao nosso encontro durante elas. Sl 116.1-7
[1] Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. [2] Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver. [3] Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. [4] Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma. [5] Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso. [6] O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. [7] Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo.

2.3  Quando Ele permite passarmos por lutas, Ele é glorificado ao vencermos elas. Êx 14.15-18
[15] Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. [16] E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. [17] Eis que endurecerei o coração dos egípcios, para que vos sigam e entrem nele; serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavalarianos; [18] e os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavalarianos”.

3.    O SENHOR VÊ NOSSO CORAÇÃO. I Sm 16.7 
“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração”.

3.1  Deus conhece o coração do homem por completo e retribuirá conforme os propósitos destes. Jr 17.9-10
[9] Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? [10] Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.

3.2  Deus conhece o coração do homem por completo e age nele para que o homem o sirva.
[14] Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. [15] Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso” (At 16.14-15).
“Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” (II Co 4.6).

CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem que o Deus da Bíblia é um Deus que tudo vê, extraímos algumas verdades que foram: Primeira, O SENHOR VÊ NOSSAS ATITUDES; Segunda, O SENHOR VÊ NOSSAS LUTAS; Terceira, O SENHOR VÊ NOSSO CORAÇÃO. Este Deus vê tudo, inclusive vê o que se passa no seu coração e na sua mente, a pergunta que se faz é se você não gostaria que o teu coração pertencesse a este Deus que a tudo vê. Entregue seu coração a Jesus e Ele te fará feliz e te dará a vida eterna. Amém!

AUTOR: Veronilton Paz da Silva – Pastor Licenciado pelo PRVP; Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia pelo IBHT; Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB; Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário pelo CPO/IBN e CEIBEL


Nenhum comentário:

Postar um comentário