Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de julho de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 14.18-20

TEXTO: GÊNESIS 14.18-20
[18] Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; [19] abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; [20] e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo”.

INTRODUÇÃO
A tipologia bíblica é uma teoria que afirma que uma pessoa, coisa ou acontecimento do Antigo Testamento tem um sentido simbólico, prefigurando uma realidade que se manifesta no Novo Testamento. Assim, por exemplo, Adão é a figura de Cristo (o novo Adão), o cordeiro pascal é a figura de cristo, Melquisedeque seria também um também um tipo de Cristo. O texto fala sobre a narração do retorno de Abrão vitorioso de uma batalha contra alguns reis que seqüestraram seu sobrinho Ló, porém, em meio a este episodio surge um personagem misterioso chamado Melquisedeque, o qual tem origem hebraica com a união de dois termos: Mélek, que quer dizer “rei” e tzaddíq que quer dizer “justiça” ou “meu rei é justo”. É dito que ele é rei de Salém (mui provavelmente o nome para Jerusalém), devido a ele não ter sua genealogia apresentada, não se revelando sua origem, ele é identificado como sendo uma tipologia do próprio Messias (Cristo). Sobre esta tipologia iremos tratar nesta mensagem, tendo como base o tema abaixo.

TEMA: MELQUISEDEQUE, TIPO DE CRISTO

1.    MELQUISEDEQUE É REI E JESUS É REI DO SEU POVO. V.18a
“Melquisedeque, rei de Salém [...]”

1.1 Existe um título de rei de justiça para Melquisedeque, Jesus é o rei justo e salvador do seu povo.

“Para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça [...]”. Hb 7.2a

“Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta”. Zc 9.9

1.2 Existe um título de rei de paz para Melquisedeque, Jesus é quem traz a paz de Deus para o seu povo.

“[...] depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz”. Hb 7.2b

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. Jo 14.27

2.    MELQUISEDEQUE É SACERDOTE E JESUS É O SACERDOTE PERFEITO. V.18b
“[...] trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo”.

2.1 Há uma declaração de que Melquisedeque é parecido com Jesus que é sacerdote para sempre. Hb 7.3
“Sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote perpetuamente”.

2.2 Há uma declaração de que Melquisedeque é sacerdote, mas Jesus é superior, sendo Sumo sacerdote. v.18b; Hb 4.14-16

“[...] trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo”.

2.2.1    Jesus é o sumo sacerdote que penetrou os céus, diferente dos humanos que seu ministério encerrava aqui. Hb 4.14
“Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão”.

2.2.2    Jesus é o sumo sacerdote que não teve pecado, diferente dos humanos que antes de oferecer oferta pelos pecados do povo, tinham que oferecer primeiro pelos deles próprios. Hb 4.15
“Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado”.

2.2.3    Jesus é o sumo sacerdote que nos socorre quando precisamos, diferente dos humanos que são limitados Hb 4.16
“Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”.

3.    MELQUISEDEQUE É ABENÇOADOR E JESUS É O MEIO POR MEIO DE QUEM RECEBEMOS AS BENÇÃOS ESPIRITUAIS. V.19-20ab
[19] abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; [20] e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos [...]”.

3.1 Deus abençoa não apenas com algumas, mas toda sorte de benção espiritual. Ef 1.3a
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual [...]”

3.2 Deus abençoa não todas as pessoas, mas aqueles que já estão em Cristo Jesus. Ef 1.3b
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado [...] nas regiões celestiais em Cristo”.

4.    MELQUISEDEQUE É RECEBEDOR DO DÍZIMO DE ABRÃO E JESUS É QUEM RECEBE O DIZIMO CRISTÃO. V.20c
“[...] E de tudo lhe deu Abrão o dízimo”.

4.1 O dizimo é uma pratica que está descrita antes da Lei, na Lei e depois da Lei.

“[...] E de tudo lhe deu Abrão o dízimo”. V.20c (Antes da lei ser instituída).

Certamente, darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que ano após ano se recolher do campo”. Dt 14.22 (durante a instituição da Lei).

“As primícias da nossa massa, as nossas ofertas, o fruto de toda árvore, o vinho e o azeite traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; os dízimos da nossa terra, aos levitas, pois a eles cumpre receber os dízimos em todas as cidades onde há lavoura”. Ne 10.37 (Depois da Instituição da Lei).

4.2 O dízimo é uma pratica que está descrita no Antigo e Novo Testamento.

[8] Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. [9] Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. [10] Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida”. Ml 3.8-10

[4] Considerai, pois, como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos. [5] Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão; [6] entretanto, aquele cuja genealogia não se inclui entre eles recebeu dízimos de Abraão e abençoou o que tinha as promessas. [7] Evidentemente, é fora de qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior. [8] Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive. [9] E, por assim dizer, também Levi, que recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão. [10] Porque aquele ainda não tinha sido gerado por seu pai, quando Melquisedeque saiu ao encontro deste”. Hb 7.4-10

4.3 O dizimo é uma pratica que está descrita e que não deve ser omitida pelo povo de Deus. Mt 23.23
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!”

CONCLUSÃO
Esta presente mensagem tratou de Melquisedeque como um tipo de Cristo, extraímos as seguintes lições: Primeira, MELQUISEDEQUE É REI E JESUS É REI DO SEU POVO; Segunda, MELQUISEDEQUE É SACERDOTE E JESUS É O SACERDOTE PERFEITO; Terceira, MELQUISEDEQUE É ABENÇOADOR E JESUS É O MEIO POR MEIO DE QUEM RECEBEMOS AS BENÇÃOS ESPIRITUAIS; Quarta,  MELQUISEDEQUE É RECEBEDOR DO DÍZIMO DE ABRÃO E JESUS É QUEM RECEBE O DIZIMO CRISTÃO. Meus amados Melquisedeque era rei de justiça e paz, sacerdote e abençoou Abrão e recebeu dele o dízimo, Jesus é nosso rei justo e salvador, que nos traz a paz, por meio dele somos abençoados espiritualmente e hoje devemos entregar-lhe nossos dízimos para a sua obra. Você está disposto a servir a Jesus? Andar com Ele, obedecer-lhe as ordens? Então, entregue-se totalmente aos seus cuidados e Deus os abençoe em Nome de Jesus. Amém!


AUTOR: Veronilton Paz da Silva – Pastor Licenciado pelo PRVP; Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia pelo IBHT; Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB; Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário pelo CPO/IBN e CEIBEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário