Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM TIAGO 1.9-11

TEXTO: TIAGO 1.9-11

9 O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade, 10 e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva. 11 Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos”.

INTRODUÇÃO

A carta de Tiago escrita por volta de 60d.C. para fortalecer irmãos dispersos pela perseguição contra a Igreja, nesta igreja tinha também problema de acepção de pessoas de acordo com a sua classe social, então o escritor trata de sanar esta questão escrevendo aos irmãos e tratando para ricos e pobres sobre sua vida cristã.

TEMA: BUSCANDO AS RIQUEZAS ESPIRITUAIS

1. A DIGNIDADE DO IRMÃO POBRE. V.9

a. O texto fala de um pobre que era crente: Irmão.

A Igreja sempre teve pobres, eles sempre fizeram parte da Igreja. Algumas lições: I. há recomendação a que se cuide dos pobres (Gl 2.10). II. Deve-se priorizar os pobres que são irmãos em Cristo (Gl 6.10). III. os pobres sempre fizeram parte da agenda do povo de Deus, a Lei já orientava no cuidado dos pobres (Lv 19.10), Cristo e os apóstolos também se ocuparam com o cuidado social pelos pobres, então quando alguém diz que a igreja não se preocupa com os pobres isso é mentira. A igreja deve receber a todos sem discriminação, seja pobre ou rico, lá todos devem ter igual trato.

b. O texto fala de uma pessoa humilde: Gr. “Tapeinos”, baixa condição.

O irmão citado não era um mendigo (ptokos), mas uma pessoa de condição humilde (Tapeinos), isto demonstra que ele tinha condições de viver, mas de modo simples, não era rico. Algumas lições importantes: A. O próprio Jesus se fez pobre por amor a nós (II Co 8.9). B. Jesus disse que os pobres sempre estariam presentes na Igreja (Jo 12.8). C. O irmão pobre deve ser bem recebido e não discriminado (Tg 2.1-4). Há crentes de diversos tipos na Igreja, não podemos discriminar os irmãos de menos condições financeiras, se eles são crentes fiéis devem ser tratados de forma cortês e bíblica.

c. O texto fala de uma pessoa com dignidade espiritual: Dignidade: Gr. Hypsei

O texto continua falando sobre este irmão que é pobre materialmente, mas que possui uma dignidade. Algumas lições: a) O cristão possui dignidade espiritual porque é pobre na terra e rico no céu (Ap 2.9). b) O cristão possui dignidade porque ele é herdeiro do céu (Gl 4.7). c) O cristão possui dignidade porque Ele não tem nada , mas possui tudo que é Cristo (II Co 6.10). O cristão pode não ter nada neste mundo de vã glória, mas tem uma dignidade com Deus no céu!

2. A INSIGNIFICÂNCIA DA RIQUEZA MATERIAL. V.10

a. A riqueza material é passageira. V.10-11

A Escritura afirma que a riqueza tem prazo de validade, vejamos: 10 E o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva. 11 Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos” (vv.10-11). Algumas lições: I. A riqueza fisica é insignificante em comparação com a a verdadeira riqueza (v.10). II. A riqueza física é insignificante como a flor da erva que aparece em em pouco tempo seca (v.10-11). III. A riqueza física murchará aqui e aqueles que poem nela o coração também (v.11). A riqueza material é temporária, acaba aqui mesmo, duradoura é a riqueza espiritual!

b. A riqueza material é insegura. Mt 6.19-21

A Palavra de Deus afirma que a riqueza não tem segurança: 19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; 21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6.19-21). Algumas lições: a) As riquezas são inseguras porque traça e ferrugem corroem (v.19). b) As riquezas são inseguras porque ladrões escavam e roubam (v.19). c) As riquezas são inseguras porque são ajuntadas na terra e não no céu (vv.19-21). d) As riuezas são inseguras não devemos colocar nelas o coração (v.21).

c. A riqueza material é limitada. Lc 12.20-21

O texto bíblico nos diz que a riqueza fica limitada a esta vida aqui, vejamos: 20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus” (Lc 12.20-21). Anotações: A. A riqueza é limitada apenas a esta vida (v.20). B. A riqueza é limitada pela morte da pessoa (v.20). C. A riqueza é limitada à terra, ela não chega ao céu (v.21). A riqueza humana está limitada tão somente a esta vida, não podendo chegar ao céu.

3. RICO E POBRES PRECISAM DA GRAÇA DE DEUS. VV.9-11

A passagem é um alerta para irmãos, aqueles que são pobres não se sinta inferior aos ricos (v.9), pois ele tem uma dignidade celeste, aos ricos ele orienta que não se orgulhe da sua riqueza, mas observe que ela é insignificante em comparação com a verdadeira riqueza (vv.10-11). Devemos observar que ninguém é salvo por ser pobre nem condenado por ser rico, mas ambos necessitam de uma intervenção de Deus, pois Deus salvou Lídia, rica comerciante (At 16.14-15), também salvou pessoas pobres que precisavam da ajuda da Igreja (Jo 12.8), então seja rico ou pobre precisa da ação graciosa de Deus, vejamos algumas verdades bíblicas.

a. Ricos e pobres são pecadores. Rm 3.23

Todos os homens, incluindo ricos e pobres, são pecadores, vejamos: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23). Algumas verdades: I. O pecado atingiu o ser humano (v.23). II. O pecado atingiu cada indivíduo do mundo (v.23). III. O pecado fez os homens se afastar do Deus glorioso (v.23). Todas as pessoas. sejam ricas ou pobres são pecadoras e precisam que Jesus intervenha na sua vida.

b. Ricos e pobres estão separados de Deus pelo pecado. Is 59.1-2

O pecado separou todos de Deus, inclusive ricos e pobres, vejamos: 1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. 2 Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Is 59.1-2). Anotações: a) A causa do pecado não está em Deus (v.1). b) O pecado separa-nos de Deus (v.2). c) O pecado afasta de nós o favor de Deus (v.2). Seja rico ou pobre, sem Cristo está distante de Deus!

c. ricos e pobres necessitam tomar uma decisão de receber Jesus como seu Senhor e Salvador. Rm 10.9-10

Os homens, sejam eles ricos ou pobres, precisam tomar uma decisão por Cristo: 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação” (Rm 10.9-10). Notas: A. O homem precisa crer em Jesus para ser salvo (v.9-10). B. O homem precisa confessá-lo como Senhor e Salvador (v.9). C. O homem precisa aliar a crença no coração a uma confissão verbal da sua fé (v.10). Alguém falar que crê em Jesus e se negar a confessar publicamente sua fé, é uma contradição!

CONCLUSÃO

A Igreja tem lugar para todos ricos e pobres, nenhum é maior ou menor que o outro, devem viver harmonicamente em Cristo, sabendo que o pobre não é menos digno que o rico, ao passo que o rico deve ser humildemente e confiar na graça de Deus não nas riquezas, pois essas são passageiras. Pobre ou rico sem Cristo é um miserável pecador, desprovido da graça de Deus, mas se receber a Cristo recebe a maior das riquezas, a salvação, uma herança eterna no céu!

AUTOR: Pastor veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário