Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM TIAGO 1.12-15

TEXTO: TIAGO 1.12-15

INTRODUÇÃO

O autor foi Tiago para fortalecer a igreja dispersa (v.1), eles deveriam passar pelas provações com alegria, pois esta lhe fortaleceria (vv.2-4), ainda é tratado sobre o assunto da busca da verdadeira sabedoria (vv.5-8), eles orientam ainda as classes de pobres e ricos dizendo que os primeiros deveriam confiar na sua dignidade espiritua e os segundos deveriam ser humildes não confiando nas riquezas (vv.9-11), neste momento iremos observar o que Tiago está tratando sobre provação e tentação, isto faremos tendo como base o tema abaixo.

TEMA: A PROVAÇÃO E A TENTAÇÃO

1. A PROVAÇÃO É DIFERENTE DA TENTAÇÃO. V.12

1.1 É feliz o homem que enfrenta a provação. V.12

O texto trata da alegria de passar por provações: Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação [...]” (v.12a) Lições: A. Bem-aventurados (Gr. Makários) significa plenamente feliz (v.12). Somos felizes somente em Cristo. B. A bem-aventurança de ser cristã nos leva a perseverar (“Hipomenei”) resistir nas provações.(v.12). C. Provação (Gr. “Peirasmos”) é um teste, prova da escola de Deus para o crente (v.12). Somos felizes quando somos provados por Deus, então não reclame nas provas. Missionário reclamou de um acidente, mas foi salvo de uma tribo canibal por ter uma perna de borracha.

1.2 É feliz o homem que suporta a provação. V.12

O homem é feliz quando quando suporta as provações, vejamos: “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação [...]” (v.12b). Verdades: a) O homem deve suportar a provação com alegria (v.1,12). b) O homem deve suportar a provação de forma perseverante (v.12). c) O homem precisa nas provações testemunhar de Cristo (I Pe 3.15). Os cristãos são chamados por Cristo para passar provações para fortalecer sua fé.

1.3 É feliz o homem que é provado e aprovado por Deus. V.12

A Bíblia afirma que a prova traz aprovação ao povo de Deus: “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (v.12). Anotações: a. A provação é um teste (Peirasmos) para a vida (v.12). b. A provação vem de Deus para o seu povo (v.12). c. A provação visa não a destruição, mas a aprovação do(a) servo(a) de Deus (v.12). d. A provação depois da aprovação resulta na coroa da vida (v.12). A prova traz aprovação e uma coroa de vitória!

2. A TENTAÇÃO NÃO TEM ORIGEM EM DEUS. V.13

2.1 Deus não é autor do pecado. V.13

A autoria do pecado não está em Deus: “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta” (v.13). Liçõs: A. Nós passamos por tentações (v.13). B. A fonte da tentação não está em Deus (v.13). C. A tentação não vem além das nossas forças (I Co 10.13). A confissão de fé de Westminster diz que Deus preordenou de modo livre e inalterado tudo que acontece, mas de tal forma que nem Ele é autor do pecado, nem violenta a vontade da criatura, nem é tirada a liberdade das causas secundárias antes estabelecidas. Eles estavam certos, Deus não é autor do pecado!

2.2 Deus não é tentado pelo pecado. V.13

O texto continua afirmando que Deus não pode ser tentado pelo mal: “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta” (v.13). A tentação é uma influência que tenta nos induzir ao pecado, Deus não pode ter sido influenciado pelo pecado de alguma forma, pois Ele é totalmente bom, não pode haver Nele nada de mal nem mesmo apenas um pensamento mal.

2.3 Deus não induz ninguém ao pecado. V.13

A Bíblia afirma que Deus não induz ninguém ao pecado: “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta” (v.13). Verdades: I. Deus quanto ao pecado decretou permitir o pecado (At 4.26-27). II. Deus deixa o pecador entregue a si mesmo (Sl 81.11-12). III. Deus não tenta ninguém ao pecado (v.13). Deus não traz pecado ao homem, no decreto quanto ao pecado, ele apenas não impediu que o homem fizesse o que já estava no seu coração para realizar!

3. A TENTAÇÃO ORIGINA O PECADO. VV.14-15

 “14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. 15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”.

 3.1 A tentação começa no homem. V.14

A tentação não é divina, mas humana: Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz” (v.14). Anotações: A. A tentação é humana: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (I Co 10.13). B. A tentação é individual: “Cada um é tentado” (v.14). C. A tentação deve ser rejeitada: “[...] eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Gn 4.7b). A tentação é proposta ao coração humano.

3.2 A tentaçao começa com a cobiça. V.14

A tentação vem oferecer o que o coração do homem carnal deseja: Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz” (v.14). Notas: a) A palavra cobiça (Gr. “Epitimias”) significa desejo apaixonado, trata das paixões carnais (v.14). b) A cobiça é um ato pecaminoso proibido na lei: “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo” (Êx 20.17). c) A cobiça leva a tentação atraindo e seduzindo a pessoa ao pecado (v.14). A tentaçao é atraída pela cobiça.

3.3 O pecado gera morte no homem . V.15

A Escritura compara o pecado à uma gestação: “Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (v.15). Aplicações: I. Acontece a concepção da cobiça - tentação, atração e sedução (vv.14-15). II. A cobiça depois dá a luz o pecado - Prática (v.15). III. O pecado quando praticado gera a morte - Condenação (v.15). O final do pecado é a morte espiritual (Ef 2.1); e se não houver arrependimento, morte eterna ou segunda morte (Jo 8.51; Ap 21.8). Abandone o pecado e receba vida eterna. pois se permanecer no pecado, o que receberá será condenação eterna!

CONCLUSÃO

Observamos nesta mensagem sobre provação e tentação, observamos que a provação provém de Deus para nosso crescimento e aprovação, no final receberemos a coroa da vida. Observamos ainda que a tentação não vem de Deus, mas da cobiça do coração humano. Vimos também que a tentação dá origem ao pecado e levando o homem à morte ou condenação. Aplicação: Crentes: Se você está passando por provações, louve a deus por isso, se é tentação, fuja da carne, use os meios de graça da Palavra, oração, sacramentos, igreja para vencê-la. Não Crentes: Se você está vivendo em pecado, necessitas abandoná-lo e não somente isso, mas entregar sua vida a Cristo para a salvação.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário