Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM TIAGO 1.16-18

TEXTO: TIAGO 1.16-18

INTRODUÇÃO

Vimos que Tiago escreveu esta carta para fortalecer a Igreja perseeguida (v.1), tratar da alegria nas provações, pois estas lhes fortaleciam (vv.2-4), também desceveu a necessidade de buscar sabedoria em Deus (vv.5-8), depois trouxe uma palavra aos pobres e ricos da igreja, alertando os primeiros a não se sentir inferiores por causa da sua baixa condição, também alertaram os segundos a ter humildade (vv.9-11), distinguiu também o que é provação e tentação (vv.12-15), neste instante Ele trata de Deus como a única fonte das boas dádivas. Vejamos algumas lições.

TEMA: DEUS, A FONTE DE NOSSAS BÊNÇÃOS

1. ELE É A FONTE DE TODO BEM. V.17a

Deus não é autor do pecado (Tg 1.13), Dele pode vir o que é bom: ”16 Não vos enganeis, meus amados irmãos. 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes [...]” (v.17a). Vejamos algumas verdades.

a) Ele sendo a fonte de todo o bem, Nele não há engano: “Não vos enganeis, meus amados irmãos” (v.16). Deus é totalmente verdadeiro (Rm 3.4), Nele não há engano. Lições: 1. Os crentes não devem se enganar com propostas deste mundo (I Jo 2.15). 2. Os crentes são amados por Deus, não precisam de outros amores (v.16). 3. Os crentes precisam fugir do engano para viver a verdade (v.16). Busquemos viver a verdade em Deus e fujamos de todo e qualquer engano!

b) Ele sendo a fonte de todo bem, podemos pedir a Ele. Leiamos o texto: “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” (Mt 7.11). Lições: 1. Pais terrenos são imperfeitos (v.11). 2. Pais terrenos dão boas coisas aos filhos quando lhe pedem (v.11). 3. Deus é o pai celeste de quem crê em Jesus e dará boas coisas, basta pedir (v.11; Jo 1.12). Deus não está alheio às nossas necessidades, sabe de todas elas antes de pedirmos (Mt 6.8), mas devemos pedir-lhe em oração!

c) Ele sendo a fonte de todo bem, podemos confiar Nele. Observemos a passagem: “Entrega o teu caminho ao Senhor , confia nele, e o mais ele fará” (Sl 37.5). O texto convida a algumas ações: 1. Entregar tudo a Ele (v.5). 2. Depois de entregar, confiar (v.5). 3. Depois de entregar e confiar, deve aguardar o seu agir (v.5). Esse Deus deve ser buscado com confiança, assim busquemos a Ele, esperando Nele!

d) Ele sendo a fonte de todo bem, tudo que recebemos de bom vem Dele. Vejamos o texto: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes [...]” (v.17a). Algumas verdades importantes: 1. Tudo de bom que recebemos de Deus (v.17). 2 Tudo que recebemos de bom são presentes de Deus, pois dadiva indica isso (v.17). 3. Deus nos dá suas dádivas constantemente (Descendo, gr. katabaion, sempre descendo). Deus é a fonte de todo bem de forma constante sobre nós. Sejamos gratos a Ele!

2. ELE É TOTALMENTE IMUTÁVEL. V.17b

O texto continua dizendo que o nosso Deus e Pai não sofre mudanças, vejamos: “[...] em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (v.17b), vejamos algumas verdades.

a) A sua imutabilidade nos preserva. A imutabilidade de Deus é apresentada no seguinte texto: “Porque eu, o Senhor , não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos” (Ml 3.6). Anotações: A. Deus é imutável, Ele é sempre o mesmo (v.6). B. Deus é imutável e devido a isto não somos consumidos (v.6). 3. Por causa dessa imutabilidade, Deus não nos destrói, mas aceita (v.6). Ele não muda, busque-o!

b) A sua imutabilidade nos assegura o cumprimento das suas promessas. Sua fidelidade não muda, vejamos: “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu” (Js 21.45). Notas: a. Deus é imutável e infalível (v.45). b. Deus não falha em nenhuma das suas promessas (v.45). c. Deus nos promete na sua Palavra (v.45). Todas as promessa de Deus se cumprirão!

c) A sua imutabilidade garante a segurança da nossa salvação. A Escritura afirma que o Deus nos traz esperança de vida eterna não mente, vejamos; “Na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos” (Tt 1.2). Aplicações: I. A salvação já foi prometida antes dos tempos eternos por Deus (v.2). II. A imutabilidade de Deus nos ajuda a ter esperança de salvação (v.2). III. A salvação é segura, pois o Deus que prometeu não mente nem muda (v.2). O Deus imutável salva eternamente (Jo 5.24; 10.28; Fp 1.6), renda-se a Ele ainda hoje!

3. ELE NOS REGENEROU PARA A SALVAÇÃO. V.18

A Escritura afirma que o Deus que é nosso Pai nos gerou para termos salvação, vejamos: “Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas” (v.18). Alguns ensinamentos importantes.

a) A regeneração acontece segundo a vontade de Deus. A regeneração é Deus agindo na nossa vida e tirando a morte espiritual para uma nova vida, vejamos: “Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou [...]” (v.18a). Lições: A. A regeneração acontece pela vontade de Deus e não do homem (v.17a; Jo 1.13). B. A regeneração é uma ressurreição espiritual na qual Deus nos tira da morte espiritual (Ef 2.5-6). C. A regeneração é algo realizado de forma definitiva por Deus (v.17). Não foi o homem que se regenerou, mas Deus que regenera. O Pai nos gerou, conforme sua soberana vontade para salvação.

b) A regeneração acontece pelo contato com a Palavra de Deus. A regeneração acontece no contato com a pregação da Escritura, segundo observamos: “[...] ele nos gerou pela palavra da verdade [...]” (v.18b). Verdades: a. A fé vem pela pregaçao da palavra de Deus (Rm 10.17). b. Deus por seu Espírito nos leva à Escritura (Jo 16.13), sem a Escritura não há salvação. c. Deus o Pai nos regeneração pelo nosso contato com a Escritura (v.18b). Quem regenera o salvo é o Espírito Santo, mas faz isso através da pregação fiel da Escritura! Preguemos a Palavra e creiamos Nela!

c) A generação nos separa para uma vida transformada para melhor. O regenerado não deve viver uma vida mediocre e pecaminosa, vejamos: “[...] ele nos gerou [...] para que fôssemos como que primícias das suas criaturas” (v.18c). O termo primícias (Gr. “Aparkên”, primeiros e melhores frutos). Aplicações: I. A regeneração nos torna as primícias, pois passamos da morte para a vida (Jo 5.24). II. A regeneração nos torna as primícias, pois Deus nos separou das demais pessoas para servi-lo (v.18c). III. A regeneração nos torna as primícias demonstrando que estamos consagrados ao Senhor: “Então, Israel era consagrado ao Senhor e era as primícias da sua colheita; todos os que o devoraram se faziam culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor” (Jr 2.3).

CONCLUSÃO

Vimos que Deus é a fonte de nossas bênçãos, observamos que Ele é a fonte de todo bem; totalmente imutável e; nos regenerou para a salvação. Aplicação: Crentes: Você que já professa o nome do Senhor, sabendo que recebemos Dele todas as bênçãos e a a maior delas que é a salvação, viva em santidade e anuncie a Jesus para salvação de vidas. Não Crentes: Deus nos renegera em Cristo para salvação, você já tem certeza de vida eterna? Se sua resposta é negativa, gostaria de ter esta ceeteza? Se sim, renda seu coração a Jesus e o aceite como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário