Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM TIAGO 1.2-4

TEXTO: TIAGO 1.2-4

INTRODUÇÃO

O autor da carta foi Tiago conforme o versículo 1 afirma: “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações”. Ele é descrito como servo (Gr. “Doulos”, Escravo), de Deus e do Senhor Jesus, este homem era meio-irmão de Jesus (Mt 13.55), ele escreveu para confortar cristãos sofredores que estavam dispersos devido as persseguições, passavam por diversas provações, devido a isto Tiago queria confortá-los e orientá-los sobre as lutas enfrentadas pelo crente, sobre isso iremos trazer algumas lições tendo como base o tema exposto a seguir.

TEMA: O CONFORTO DIVINO NAS PROVAÇÕES DO CRENTE!

1. A REALIDADE DAS PROVAÇÕES NA VIDA CRISTÃ. V.2

A Escritura nos afirma que cristãos enfrentam lutas e provações: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações”. Sobre estas lutas observaremos algumas lições a seguir.

1.1 As provas são variadas na vida cristã. V.2

As provações dos cristãos são várias, pois “várias (“Poikilois”, variadas, diversificadas), nós semelhante ao mestre enfrentaremos provações nas mais diversas áreas da vida, precisamos enfrentá-las, pois Cristo foi tentado em tudo, mas não pecou, podendo socorrer os que são tentados (Hb 4.15-16), enquanto aqui vivermos passaremos muitas provas e precisamos ensinar isso aos crentes, pois há muito falso ensino no meio evangélico convidando as pessoas para parar de sofrer, quando Jesus nos convida a sofrer pela fé (Jo 16.33).

1.2 As provas são passageiras na vida cristã. V.2

O verbo usado para as provações é “passar” (Gr. “Peripesete”, encontro temporário), indica que as provações que enfrentamos não são permanentes, mas temporárias, a provação é como o deserto, um lugar de passagem, uma escola, não um estado permanente, ele estava dizendo para aqueles cristãos sofredores que sua luta não ía durar para sempre, Deus viria ao seu encontro, eles iriam vencer aquela luta. Sua prova não é permanente, Deus tem uma hora marcada por Ele para dar basta ao seu sofrimento, Confie e espere!

1.3 As provas são necessárias na vida cristã. V.2

As provas que os cristãos passam são necessárias, pois são testes de Deus para nos aprovar na vida cristã. Provação (“Peirasmois”,ensaio, prova, teste), indica que as provações é Deus que nos envia (Fp 1.29), servem para que Deus nos doe galardões (Tg 1.12), ao passar pela provação não pergunte o porquê, mas o para quê, pois Deus tem um propósito, a prova vai passar e virá a aprovação. Suporta que Jesus breve vem ao teu encontro e te entregará o galardão.

2. A FORMA DE ENFRENTAR AS PROVAÇÕES NA VIDA CRISTÃ. V.2-3a

A Escritura nos ensina a forma que devemos enfrentar as provas: 2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança”. Vejamos algumas verdades experimentais nesta passagem.

2.1 A alegria é experimentada nas provações. V.2

O cristão ao passar por provações, algumas seitas dizem que você precisa se revoltar quando estiver vivendo provações, mas a Escritura diz que deve-se passar pelas provas com alegria. O termo alegria vem do grego “Charia”, indicando uma felicidade interna, que vem do coração, devido a isto que as provações não podem ser capazes de tirar esta alegria, mas mesmo em meio a elas, temos alegria, pois o nosso coração está cheio de Cristo, a nossa alegria é independente das circunstãncias.

2.2 A alegria é experimentada de forma plena. V.2

Além de dizer que aqueles cristãos deveriam ter como motivo de se alegrar, o autor afirma que a sua alegria deve ser total, podemos observar isso na expressão “toda alegria”, isto indica que sua alegria era plena por causa de Cristo, assim sendo, nossa vida não pode ter menos alegria do que a que Cristo nos oferece. O mundo não pode nos dar essa alegria nem as lutas e provas tirá-la, pois ela vem de um Cristo que é 100%´perfeito e fiel, devido a isso essa alegria plena e grandiosa. Busque a Cristo e receba essa alegria total!

2.3 A alegria é experimentada por causa da fé em Cristo. V.3

A alegria do cristão nas provações deve por causa da fé que ele depositou em Cristo. Quando a pessoa recebe a Cristo pela fé, uma alegria contagiante inunda o seu coração, ele está sempre alegre por que, vejamos: Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada [...]” (v.3a). A fé em Cristo não nos isenta de provações e lutas, pois estes servem para que nossa fé seja confirmada ou aprovada por Deus. Quando nós sofremos por causa da fé em Cristo seremos confirmados por Deus e devido a isto devemos alegrar-nos.

3. O RESULTADO DAS PROVAÇÕES NA VIDA CRISTÃ. VV.3-4

As provações trazem resultados positivos para a vida cristã, vejamos: 3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”. Vejamos o que a Escritura afirma sobre estes benefícios a seguir.

3.1. A provação resulta em perseverança. V.3

A provação nos faz aprendermos a não desistir, tudo isso é visto na palavra perseverança (Gr. Hypomonên, Constância, insistência, resistência). As provações nos dão constância e resistênccia na vida cristã. Já foi dito que “tempos difíceis geram homens fortes; tempos fáceis geram homens fracos”, isto é, as lutas não vêm para nos destruir, mas fazer-nos ter resistência, superar as lutas que nos vêm. Os obstáculos são colocados numa pista de atletismo ou Hipismo para ser superadas, assim também as provas da vida cristã.

3.2. A provação resulta em fortalecimento. V.4

As provações trazem fortalecimento, vejamos: Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros” (v.4). Algumas lições: A. A perseverança gerada pelas provações traz ação completa - Sem desistência (Gr. “Ergon Teleyon”, Trabalho/ completo ou perfeito). B. A perseverança gerada pelas provações traz aperfeiçoamento de caráter (Gr. “Teleion kai Holokleroi”, Perfeito/completo e inteiro/completo). As provações nos fortalecem na perseverança, fortalecendo-nos para sermos plenos diante de Deus, sendo aperfeiçoados na vida cristã e caráter.

3.3. A provação resulta em maturidade. V.4

O texto continua dizendo que a perseverança obtida através da provação nos faz crescer em maturidade, vejamos: “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”. (v.4). A passagem nos apresenta no finalzinho que os cristãos pela perseverança obtida nas provas se tornam “em nada deficientes”, o termo grego usado aqui é “En êdeni leipomenoi” (Sem falta nada, sem ter deficiência), aqui não está falando de perfeição, mas de maturidade, nada nos faltando é que chegamos à maturidade cristã, há muitos crentes imaturos que não suportam nada pelo evangelho, as provanos amadurecem!

CONCLUSÃO

Nós observamos nesta mensagem sobre o conforto divino nas provações. Vimos que as provas são uma realidade na vida do cristão, que os cristãos, se sofrem por Cristo, devem se alegrar e as provas da vida cristã resultam em perseverança, fortalecimento e maturidade. Mensagens dizendo que Cristãos não sofrem, nem adoecem e que lutas e dificuldades são provenientes de trabalho de macumba, ação do diabo ou pecado, são falsas mensagens provindas de falsos pastores e de falsas igrejas e devem ser rejeitadas pelos verdadeiros cristãos. Se você não quer aceitar Jesus para não passar provações saiba que a alegria de ter Jesus é maior do que as lutas, e que um dia está com Cristo nos céus, vale mais do que qualquer provação sofrida aqui. Receba Jesus ainda hoje!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário