Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM TIAGO 1.1

TEXTO: TIAGO 1.1

INTRODUÇÃO

Esta carta foi escrita provavelmente no ano 60 d.C. por um homem chamado Tiago, ele escreveu a carta para ensinar ao povo de Deus sobre a sabedoria em meio às tribulações, perseverando na fé, sendo fiéis a Cristo, praticando a Palavra de Deus, pois a fé salvadora é vista numa vida de boas obras, nesta carta aprendemos que cristãos devem se amar mutualemnte e ter harmonia. Há uma questão sobre a a fé e as obras que muitos distorcem dizendo que Tiago estaria se opondo a Paulo sobre a justificação somente pela fé, mas isso não é verdade, pois os dois escritores usaram ênfases diferentes, Paulo trata da justificação diante de Deus e Tiago diante dos homens, isto veremos mais à frente, mas hoje queremos ênfatizar o objetivo desta carta.

TEMA: UMA CARTA DE FORTALECIMENTO!

1. AUTORIA HUMANA: TIAGO. V.1

1.1 Tiago, irmão de Jesus, foi autor chamado da incredulidade à fé. Jo 7.5; At 1.14

Algumas verdades: A. Ele é chamado de irmão (Gr. “Adelfos”) do Senhor: “E não vi outro dos apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor” (Gl 1.19). B. Ele antes era incredulo com relação a Cristo: “Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele” (Jo 7.5). C. Ele após a ressurreção foi levado á fé em Cristo: “Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (At 1.14). C. Após ser convertido Ele agora estava reunido à Igreja: “Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (At 1.14). Tiago irmão de Jesus precisou crê para ser salvo, você não é salvo por ser parente ou filho de crente, precisa converter a Cristo.

1.2 Tiago deu o parecer final do Concílio de Jerusalém quanto á entrada de gentios na igreja. At 15.13-14

Tiago, além de convertido se tornou um líder da Igreja: 13 Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras: 14 expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para o seu nome” (At 15.13-14). Verdades: I. Tiago deu o parecer final no concílio, mas a decisão foi tomada por todos, não havia um papa (At 15.22). II. Tiago leu as Escrituras para afirmar a entrada dos gentios na igreja (At 15.15-18). III. Tiago era um líder em Jerusalém, mas não governava sozinho, mas com uma liderança pluralizada (At 15.28-29). Tiago foi uma figura importante na Igreja, para liderar na Igreja precisa antes ter uma conversão. Você já nasceu de novo?

1.3 Tiago teve o privilégio de ver Jesus ressuscitado. I Co 15.7

Jesus fez uma aparição ressurreto aos seus irmãos de sangue (At 1.14), bem como a Tiago: “Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos” (I Co 15.7). Lições: A. Jesus ressucitou e foi visto por pessoas (v.7). B. Jesus foi ao encontro de seu meio irmão Tiago (v.7). C. Ele tinha um plano de que Tiago se tornasse apóstolo também e testemunha da sua ressurreição (Gl 1.19). Que privilégio Tiago teve de ver Jesus! Nós somos mais bem-aventurados do que Ele, pois não vimos e cremos (Jo 20.29).

2. QUALIDADES DO ESCRITOR. V.1

2.1 Ele se qualificou com servo de Deus. V.1

Servo vem do grego “Doulos” que significa escravo, algumas lições: A. Cristão não pode ser orgulhoso, mas humilde: “Jesus a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2.8). B. Cristão não faz sua vontade, mas do seu Senhor: “Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade” (Mt 26.42). C. Cristão coloca seu senhor em primeiro lugar: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). Você é um (a) servo (a) de Deus? Então, seja humilde, negue a sua vontade para servir a Ele, priorizando Ele na sua vida!

2.2 Ele demonstrou pertencer ao Senhor. V.1

Ser servo é pertencer a alguém, vejamos algumas lições: A. Ele pertence a Deus Pai e ao seu Filho (v.1). B. Ele reconheceu pertencer a Jesus tendo Ele como seu Senhor (v.1). C. Ele reconheceu a missão salvadora de Jesus como o Cristo de Deus (v.1). Pertencemos a Deus, já o reconhecemos como Senhor e salvador, já o obedecemos? Se sim, continuemos assim, se não, entreguemos nossa vida a Ele!

2.3 Ele demonstra conhecer as Escrituras. V.1

Ao usar o termo doze tribos não está se referindo aos seguidores dos doze apóstolos, mas é uma forma de dizer que eles, iguais ao povo de Israel de onde vinham as doze tribos, eram também povo de Deus como está na Escritura, vejamos algumas lições: A. Ao usar o termo ‘doze tribos’ estava fazendo referência ao AT que indicava o povo de Deus nas doze tribos (v.1). B. Ao usar o termo doze tribos estava demonstrando um termo que era conhecido pelas pessoas que conheciam o Antigo Testamento (v.1). C. Ao usar a expressão ‘doze tribos’ estava demonstrando familiaridade com a Escritura do Antigo Testamento (v.1). Ao usar este termo ele demonstrava seu apreço pela Escritura e que a Igreja sempre foi uma em todos os tempos.

3. DESTINATÁRIO: O POVO DE DEUS. V.1

3.1 Ele escreveu ás doze tribos: Isto é o povo de Deus. V.1

O destinatário desta carta era o povo de Deus, perseguido, disperso pela perseguição, mas unido em Cristo, vejamos: A. Aqui ele se refere aos crentes judeus e gentios unidos por Cristo: “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade” (v.1; Ef 2.14). B. Ele fala ao povo que foi regenerado pelo Senhor (Tg 1.18). C. Ele fala que o povo de Deus deve ter uma religião pratica (Tg 1.26). Deus usa líderes para edificar o seu povo, ouça os seus conselhos.

3.2 Ele escreveu para as doze tribos que estão na dispersão: Isto demonstra que estão espalhados, perseguidos. V.1

A Igreja estava na dispersão porque tinha se espalhado desde a perseguição e morte de Estevão, vejamosalgumas anotações: a. O povo de Deus passa por perseguição: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (II Tm 3.12). b. O povo de Deus cresce nas tribulações: 11 E os egípcios puseram sobre eles feitores de obras, para os afligirem com suas cargas. E os israelitas edificaram a Faraó as cidades-celeiros, Pitom e Ramessés. 12 Mas, quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam e tanto mais se espalhavam; de maneira que se inquietavam por causa dos filhos de Israel” (Êx 1.12). c. O povo de Deus ao ser perseguido deve testemunhar de Cristo: “Mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação” (I Pe 2.12). Evangelho sem sofrimento não existe!

3.3 Ele escreveu trazendo saudações ao povo de Deus: Isto é gentileza entre os irmãos. V.1

Tiago Sauda os irmãos (v.1), a saudação entre os irmãos é muito importante, precisamos agir com gentileza entre os irmãos, vejamos algumas notas sobre o assunto: a) A saudação deve ser mútua: “Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todos os santos vos saúdam” (II Co 13.12). b) Saudação que demonstra apreço pela obra divina: “Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (I Co 1.3). c) A saudação demonstra amor uns aos outros: “Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz a todos vós que vos achais em Cristo” (I Pe 5.14). Você já saudou seu irmão hoje? Saude-o, seja gentil e educado!

CONCLUSÃO

A carta foi escrita com o objetivo de fortalecer a Igreja perseguida, para isso Deus usou um homem que se colocou na posição de servo, este homem fortaleceu e orientou aquela igreja perseguida. Aplicação - Crentes: Você quer ser usado (a) por Deus, então faça como Tiago, seja servo, esteja disposto a servir onde Jesus te colocar, conhecendo, ensinando e vivendo as Escrituras. Você quer? Aplicação - Não Crentes: Deus usou um homem que foi resgatado por Jesus para escrever à Igreja de Cristo que estava perseguida e dispersa, ele foi chamado da incredulidade á fé, tornando-se integrante do povo de Deus, você gostaria de tomar a mesma decisão de Tiago e render seu coração a Jesus? Quer fazer isso agora?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário