Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM TIAGO 1.5-8

TEXTO: TIAGO 1.5-8

INTRODUÇÃO

Tiago nesta Carta continua falando ao povo de Deus perseguido, anteriormente tratou sobre o autor, descrevendo como um servo de Deus (v.1), depois trata dos sofrimentos da vida cristã e a alegria que o cristão deve ter ao passar por eles (vv.2-4), a partir deste instante começa a tratar sobre a sabedoria que aqueles cristãos deveriam ter para a vida. Sobre isso nós iremos observar algumas lições tendo como base o tema exposto.

TEMA: UMA CARTA TRATANDO DE SABEDORIA ESPIRITUAL PARA A VIDA

1. A VERDADEIRA SABEDORIA VEM DE DEUS, V.5

Necessitamos receber a sabedoria que vem de Deus, pois Ele é fonte de toda a sabedoria, vejamos: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida” (v.5). Sobre esta sabedoria nos observaremos algumas lições importantes expostas.

1.1 Deus é o doador da sabedoria: “A todos dá”. (v.5)

Tiago trata de definir Deus como o autor e doador da sabedoria, Ele é quem dá a todos a sabedoria que necessitamos para a vida, existe a sabedoria adquirida nos livros, enciclopédias, compêndios, porém o verdadeiro conhecimento, a verdadeira sabedoria vem de Deus, Ele é quem coloca à nossa disposição esta grande bênção, a principal sabedoria é temer ao Senhor (Pv 9.10), se você recebe a sabedoria de Deus, irá temer a Deus e receber a Jesus como seu Senhor e Salvador, do contrário não é sabedoria verdadeira!

1.2 Deus dá generosamente: “A todos dá liberalmente” (v.5)

Deus dá a verdadeira sabedoria de forma generosa, pois o termo liberalmente vem do grego “hâplos” e significa generosidade, isto indica que Deus dá sabedoria sem que o homem tenha lhe dado alguma contrapartida antes, Ele generosamente abre o baú celeste e nos oferece de forma dadivosa a verdadeira sabedoria. Tiago estava falando para cristãos que estavam sendo tentados a buscar sabedoria humana apenas, então orienta buscar ao Senhor, deleitar-se Nele, pois a sabedoria humana sem Cristo é carnal e demoníaca (Tg 3.15), enquanto a sabedoria de Deus em Cristo nos aproxima Dele e nos dá pureza, paz, indulgência, gentileza, misericordia e frutos que agradam a Deus (Tg 3.17).

1.3 Deus dá sem passar em rosto: “Nada lhes impropera” (v.5).

A frase destacada do versiculo vem do grego “kai mê oneidizontos”, significando sem reprovar, recriminar ou passar em rosto, isto indica que, mesmo se errarmos por falta de sabedoria, quando buscarmos sua sabedoria, Ele nos atende e não passa em rosto nossos erros do passado, isto é, você, as pessoas, a sociedade, o próprio diabo podem lembrar do seu passado, mas quando você se arrepende, abandona o erro, se volta para Cristo. ELE TE RECEBE, ACOLHE, NÃO PASSA EM ROSTO TEU PASSADO!

2. A VERDADEIRA SABEDORIA DEVE SER PEDIDA. V.6

Tiago vai nos informar que esta sabedoria está a nossa disposição, devemos pedir: “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento” (v.6). Vejamos algumas lições sobre o assunto.

2.1 Deve ser pedida a Deus: “Peça a Deus” (v.5).

A sabedoria está em Deus, precisamos buscá-la em oração, pedindo ao Senhor. Deus é a fonte de todas as bênções (Tg 1.17), Dele provém tudo que necessitamos como a respiração e tudo mais (At 17.25), pois Nele vivemos, nos movemos e existimos (At 17.28), sendo Deus o lugar de onde recebemos todas as bênçãos, devemos pedir, buscar e bater, pois o pede, recebe; o que busca, encontra; o que bate, a porta se abre (Mt 7.7-8). Você pode ir até o trono da graça, clamando a Deus com sinceridade, pois a Bíblia diz que as pessoas nada têm porque não pedem (Tg 4.2), então se precisa de sabedoria, peça a Deus, busque em Nome de Jesus!

2.2 Deve ser pedida com fé: “Peça-a, porém, com fé” (v.6).

A sabedoria dada por Deus deve ser buscada, mas é necessário que se faça isso com fé. O termo fé vem do grego “Pistis” e significa confiança total, é uma entrega total nas mãos de Deus, pedir com fé seria como se Deus nos mandasse sentar e nós sentassemos sem olhar para trás para ver se tem cadeira, a fé é como uma mão vazia levantada por um mendigo para o mais rico do universo, crendo que Dele irá receber o que pediu. PEÇA SABEDORIA A DEUS, PEÇA COM UMA FÉ CONFIANTE NELE! ELE É FIEL E PODEROSO!

2.3 Deve ser pedida sem duvidar: “Peça [...] em nada duvidando” (v.6).

Devemos buscar a Deus, pedindo sua sabedoria, devemos buscar essa bênção com fé, sem duvidar, a dúvida demonstra falta de fé, tudo que não fazemos por fé é pecado (Rm 14.23), aquele que duvida quando ora está tendo falta de fé. Devemos confiar como Abraão que recebeu a promessa, confiou sem duvidar do Senhor, mesmo sendo velho permaneceu crendo (Rm 4.19-21), nós precisamos caminhar à vida cristã sem ter dúvidas do que Deus prometeu, pois Ele é fiel para cumprir a promessa (Hb 10.23). Quando duvidamos das promessas estamos colocando em jogo a fidelidade de Deus e também a sua veracidade. Busquemos a Deus sem duvidar!

3. A VERDADEIRA SABEDORIA NÃO VEM PARA QUEM DUVIDAR. VV.7-8

A dúvida, conforme dito anteriormente, deve ser abandonada para buscar a sabedoria de Deus, continuando vai informar que não recebe a bênção quem duvidar: 7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; 8 homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos” (vv.7-8). Veremos algumas lições a seguir.

3.1 O homem inconstante é levado por opiniões alheias: “[...] pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento” (v.6).

O homem inconstante não tem uma peronalidade própria, ele está sempre mudando de opinião de acordo com a opinião de outros, escuta algo e já acredita naquilo, quando outro fala outra coisa, já acredita. Não tem firmeza é como uma onda empurrada pelo vento, para o lado que o vento empurrar, ela vai, assim é o homem sem firmeza, isto indica que ele nunca se firma na verdade, sempre é levado por ventos de doutrinas (Ef 4.14), não está firme nunca, ele duvida da verdade antiga sempre que ouve uma mensagem nova. Cuidado com isso!

3.2 O homem inconstante não receberá favor do Senhor: “Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa” (v.7).

O homem que vive sempre duvidando da verdade, das promessas, da fidelidade do senhor, não alcançará nenhuma dádiva, favor ou bênção do Senhor, pois a inconstância traz também o pecado da desconfiança contra Deus, então este homem entra no desagrado de Deus, pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6), devido a isto, a fé é a maneira de nos aproximarmos de Deus para salvação (Ef 2.8), oração (Mt 21.22), santificação (At 26.18), vida cristã (II Co 5.7). A fé é uma graça evangélica dada por Deus (Fp 1.29), então o Cristão autêntico deve confiar no Senhor sem duvidar, recebendo as dádivas celestes, inclusive a salvação pela fé, se buscar sem duvidar.

3.3 O homem inconstante desanima com facilidade: “Homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos” (v.8).

A pessoa que não tem constância não tem uma vida animada, pois ele desanima com muita facilidade, então nós precisamos observar algumas verdades: A. Este homem tem ânimo dobre (v.8). B. Este homem vive sempre de forma inconstante (v.8). C. Este homem tem todos os seus caminhos desanimados. Se você vive sempre mudando de ânimo, ora animado, ora desanimado, precisa buscar ajuda em Deus para sair desse estado, pois dessa forma não receberá favor de Deus! Mude a sua inconstância, buscando a Deus com fé sem duvidar.

CONCLUSÃO

A verdadeira sabedoria é vinda de Deus que nos incita a ter uma vida constante, buscando ao senhor, temento a Ele, a forma de buscar essa verdadeira sabedoria é de modo constante de busca, com fé sem duvidar, além da sabedoria para a vida, Deus nos dá sabedoria para a salvação, Ele abre o nosso coração (At 16.14-15), abre nosso entendimento (Lc 24.45), e abre os olhos do nosso coração (Ef 1.18), nos dando a sabedoria devida para salvação. Aplicação: Crentes: Receba sabedoria para viver a vida cristã, santificando-se, temendo ao Senhor, fugindo do pecado. Não crentes: Você pode hoje adquirir a sabedoria espiritual proveniente de Deus para a salvação, aceitando Jesus como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador. Faça isso hoje!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário