Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM TIAGO 1.19-27

TEXTO: TIAGO 1.19-27

INTRODUÇÃO

Tiago escrevendo para a igreja sofredora dispersa (v.1), ele disse que eles deveriam se alegrar nas provações, pois estas lhe trariam benefícios (vv.2-4), tratou sobre a busca da verdadeira sabedoria em Deus (vv.5-8), ainda orientou pobres para não desanimar por causa da sua pobreza e aos ricos que fossem humildes não confiando na riqueza (vv.9-11), ele também disse que provação é diferente de tentação, a primeira provém de Deus e a segunda do coração carnal do homem (vv.12-15), depois tratou sobre Deus como a fonte de todo o bem (vv.16-18), a partir deste momento veremos sobre a ação que aqueles irmãos deveriam ter.

TEMA: VIDA CRISTÃ NÃO É APENAS TEORIA, É AÇÃO!

1. AÇÃO DE PRONTIDÃO E ESPERA. V.19,20

1.1 Devemos estar prontos para ouvir. Tiago fala da necessidade de ouvir mais: “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (v.19). Verdades: 1. O termo Pronto vem do grego “Tachys” e significa rápido, ou seja, devemos ser rápido para escutar, 2. Ouvir vem do grego “Akousai” e indica dar ouvidos, ouvir com atenção. nossos ouvidos precisam estar apto para ouvir, até mesmo aquilo que não me agrada. 3. Deus nos deu dois ouvidos e apenas uma boca, ouça mais antes de argumentar.

1.2 Devemos ter cuidado no falar. V.19

Devemos ter lentidão no falar: “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. (v.19) Lições: A. A verdade deve ser repassada: Sabei estas coisas (v.19). B. A verdade deve ser passada com amor: Meus amados irmaos (v.19). C. A verdade deve ser transmitida todo homem: Todo Homem (v.19). D. Devemos ouvir mais e falar menos: “Seja pronto para ouvir, tardio para falar” (v.19). Tardio (Gr. “Bradys”, lento). Ouça mais, fale menos, pois quem muito fala dá bom dia a cavalo! Controle essa língua!

1.3 Devemos ter cautela na ira. V.19-20

Tiago fala sobre a ira: 19 Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. 20 Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus” (vv.19-20). Aplicações: a) Devemos demorar a ficar irados: Tardio para se irar (v.19). b) Devemos entender que a ira humana não tem relação com a justiça de Deus: “A ira do homem não produz a justiça de Deus” (v.20). c) Nós devemos deixar a vingança para Deus: “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Rm 12.19).

2. AÇÃO RELATIVA À VIDA CRISTÃ. VV.21-25

2.1 Abandonando o pecado. V.21

Para viver a vida cristã é preciso largar o pecado: “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma” (v.21). Notas: A. Devemos deixar o pecado de lado (v.21). Despojando (Gr. “Apothemenoi, tirar roupa suja, descartar). B. Devemos abandonar toda impureza (v.21). Impureza (Gr. “Rhyparian”, imundícia). C. Devemos evitar toda maldade acumulada (v.21). Acumulo de maldade (Gr. Perisseiano en kakia, abundância de maldade, ruindade). Abandone todo e qualquer pecado, pois o pecado nos afasta de Deus!

2.2 Acolhendo a Palavra. V.21.

Tiago orienta os irmãos para que acolham a Palavra: “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma” (v.21). Verdades: a. A Palavra deve ser acolhida pelo homem (v.21). b. O acolhimento deve ser com humildade (v.21). c. A Palavra acolhida, sendo implantada é poderosa para salvação (v.21). Acolha a Palavra, sem a Escritura não há salvação!

2.3 Praticando o Evangelho. VV.22-25

A vida cristã deve ser pratica: 22 Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; 24 pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. 25 Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar” (vv.22-25). Anotações: a) Ouvindo o evangelho (v.22). b) Praticando o evangelho (v.22). c) Tendo coerência no evangelho (vv.23-25). Além de abandonar o erro, acolher a Palavra, deve-se viver o evangelho!

3. AÇÃO COM RELAÇÃO À RELIGIÃO. VV.26-27

3.1 A essência da religiao. vv.26-27

A palavra religião vem do grego “Thrêskeia” e do latim “Religare”, significando Religar, é o homem querendo se religar ao criador. Sabendo disso observaremos: I. Cristo é a única religião verdadeira (I Tm 2.5; Jo 14.6). II. A religião verdadeira é Deus vindo buscar o homem (Gn 3.9). III. A verdadeira religião é seguir a Sagrada Escritura (Jo 5.39). Jesus é a verdadeira religião, Ele veio ao céu para nos levar de volta para Deus e a forma de o encontrarmos é na Sagrada Escritura. Busque-o!

3.2 O seguidor da falsa religião. V.26

Tiago trata sobre o falso religioso: “Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã”.(v.26) Verdades: A. Não tem cuidado no falar (v.26). B. A sua religião é da boca pra fora (v.26). C. A sua sua religião é vã (v.26). O falso religioso faz tudo em vão, pois sem um novo nascimento não entrará no céu!

3.3 O verdadeiro religioso. v.27

Tiago vai dizer como o verdadeiro religioso deve ser comportar: “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo” (v.27). Lições: a. Realiza a sua religião para com Deus (v.27). b. Realiza a sua religião com compaixão das pessoas (v.27). c. Realiza a sua religião em santidade de vida (v.27). O verdadeiro religioso é o seguidor de Jesus! Você já é um deles? Se ainda não é, se torne hoje!

CONCLUSÃO

Observamos nesta mensagem que precisamos ter uma atitude de prontidão e espera: estando prontos para ouvir, cuidadosos no falar e cautelosos quando se irar. Observou-se também que devemos agir na vida cristã deixando o pecado, acolhendo a Palavra e vivendo o evangelho na pratica. Por fim, nós vimos que precisamos agir em relação à religião, pois a essência da religião é Cristo nos unindo a Deus para salvação, quem vive uma vida relapsa no falar, sendo apenas da boca para fora vive uma religião falsa, o verdadeiro religioso vive para Deus, age com misericórdia pelos necessitados, andando em santidde. Aplicação: Crentes: Cuidado no falar, ouça mais, controle sua lingua e sua ira, largue o pecado, acolha a Escritura, viva o evangelho, cuidado para você não se tornar apenas religioso, longe de Deus! Não Crentes: Nós vimos em uma parte da mensagem que a essência da religião verdadeira é está em Jesus, somente Ele nos religa a Deus! Somente Jesus é a única e verdadeira religião que nos une ao céu e nos garante certeza de vida eterna! Você deseja ter certeza de vida? Renda seu coração a Jesus ainda agora!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário