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segunda-feira, 2 de junho de 2025

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 2.18-22

TEXTO: MARCOS 2.18-22

18 Ora, os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando; e foram perguntar-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus discípulos não jejuam? 19 Respondeu-lhes Jesus: Podem, porventura, jejuar os convidados às núpcias, enquanto está com eles o noivo? Enquanto têm consigo o noivo não podem jejuar; 20 dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo; nesses dias, sim hão de jejuar. 21 Ninguém cose remendo de pano novo em vestido velho; do contrário o remendo novo tira parte do velho, e torna?se maior a rotura. 22 E ninguém deita vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres, e perder-se-á o vinho e também os odres; mas deita-se vinho novo em odres novos”.

INTRODUÇÃO:

O jejum é a abstinência de alimentos ou algo para dedicar-se a oração, leitura da palavra e oração. O jejum pode ser praticado de maneira parcial (Dn 1.8), total (At 9.9) ou sem comer (Mt 4.1-2) por certo intervalo de tempo. Jejum não é só se abster, é se encher de Deus de Deus. Marcos nesta parte faz uma narrativa de Jesus explicar sobre o motivo de seus discípulos não jejuarem enquanto estava com eles, porém depois que Ele voltasse ao céu, então jejuariam, nós iremos observar algumas verdades sobre o jejum bíblico do reino.

ASSUNTO: O EVANGELHO DO REINO DE DEUS!

TEMA: A PRÁTICA DO JEJUM BÍBLICO NO REINO DE DEUS!

1. A SUA PRÁTICA NÃO VISA APARECER AOS HOMENS, MAS AGRADAR A DEUS. V.18

1.1 É uma prática que foi feita diante dos homens até por seguirores de um profeta autêntico. V.18

O texto nos informa que as pessoas sabiam do jejum dos discipulos de João e fariseus: “Ora, os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando; e foram perguntar-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus discípulos não jejuam?” (V.18). Lições: I. Seguir um servo autêntico não significa segui-lo corretamente (v.18). II. Eles jejuavam diante dos homens, coisa que Jesus não ensinava (v.18). III. As pessoas fazem comparação entre um e outro por causa de propaganda de alguns sobre seu jejum (v.18). Eles seguiram João Batista, mas erraram nesse aspecto do jejum.

1.2. É hipocrisia jejuar para aparecer aos homens. Mt 6.16

A Escritura nos afirma que nosso jejum deve ser discreto: “Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa” (Mt 6.16). Lições: A. Jejum hipocrita sem espiritualidade - Não vos mostreis contristados como os hipócritas (v.16). B. Jejum baseado em falsa religião - Desfigurar os rostos (v.16). C. Jejum apenas para aparecer diante dos homens - Para que os homens vejam (v.16). D. Jejum que recebe aplauso dos homens, não de Deus - Já receberam a recompensa (v.16). Se seu jejum é para impressionar as pessoas, você é hipócrita!

1.3 É necessário termos uma relação com Deus nosso jejum. Mt 6.17-18

Observamos que o jejum deve ser fruto de uma vida com Deus: 17 Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, 18 para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mt 6.17-18). Verdades: A. É para jejuar de forma discreta e não espalhafatosa (v.17). B. É para jejuar de forma a louvar, adorar e glorificar a Deus (v..17-18a). C. É para receber a recompensa divina e não humana (v.18b).

2. A SUA PRÁTICA TEM UMA ÍNTIMA RELAÇÃO COM A OBRA DE CRISTO. V.19, 20

2.1 Quando Jesus estava presente com os discípulos eles estavam aprendendo com Elel, já fazia por eles. V.19

A Escritura nos aponta que Jesus etava agindo de forma vicária: “Respondeu-lhes Jesus: Podem, porventura, jejuar os convidados às núpcias, enquanto está com eles o noivo? Enquanto têm consigo o noivo não podem jejuar” (v.19). Anotações: 1ª. Tudo que Cristo fez foi de forma vicária (v.19). 2ª Ele era o noivo presente que fazia por eles (v.19). 3ª Enquanto estava com eles, fazia a obra no lugar deles, inclusive de jejuar (v.19).

2.2 Quando Jesus retirou-se ao céu seus discípulos receberam a missão de continuar sua obra, e assim eles precisariam jejuar. V.20

Jesus afirma que os seus discípulos fariam jejum quando Ele fosse retirado: “Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo; nesses dias, sim hão de jejuar” (v.19). Notas: 1. Jesus já fala que Ele seria tirado dos seus discípulos (v.20). 2. Jesus então disse que eles depois que fosse tirado deles, iriam jejuar (v.20). 3. O jejum era algo realizado na Igreja primitiva: “E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado” (At 13.2)

2.3 Há registros de jejum em vários tempos deste os apóstolos e ao longo da história.

Jesus jejuou (Mt 4.2), os apóstolos jejuaram (14.23), os pais da igreja jejuaram, como podemos citar Epifânio, Bispo de Salamina (315 d.C.) afirma que os cristãos jejuavam naquele tempo, os reforamadores fizeram jejum, os avivalistas como Jonhatan Edwards e outros jejuaram, então hoje chegam os reformodinhas de internet dizendo, “não precisamos jejuar, pois isso era só para aquela época”, vão ler a Bíblia e a história da Igreja Reformada. Jejum é coisa de crente que deseja se aproximar de Deus em consagração!

3. A SUA PRÁTICA DEVER SER O FRUTO DE UMA NOVA VIDA COM CRISTO. V.21-22

3.1 Há uma ruptura entre a velha e nova vida, inclusive quanto ao jejum. VV.21-22

Jesus está mostrando um rompimento do jejum religioso com o jejum cristão: 21 Ninguém cose remendo de pano novo em vestido velho; do contrário o remendo novo tira parte do velho, e torna-se maior a rotura. 22 E ninguém deita vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres, e perder-se-á o vinho e também os odres; mas deita-se vinho novo em odres novos” (vv.21-22). Aplicações: A. Essas imagens de Vestido novo, Vinho novo, remendo novo, odres novos simbolizam a nova época presente em Jesus (vv.21-22). B. Os termos vestido velho, remendo velho, vinho velho, odres velhos que era a religiosidade externa e vazia dos fariseus (vv.21-22). C. O que o Evangelho de Cristo propõe é a transformação plena e total de vidas (vinho novo em odre novo), diferente da religião externa e seca dos fariseus sem transformação (vinho velho em odres velho) (vv.21-22).

3.2 O jejum e a relação com a transformação recebida de Cristo.

Quando nós nascemos de novo a nossa relação com Cristo é renovada, vejamos algumas verdades: A. Aquele que é nova criatura em Cristo não jejua segundo as estruturas religiosas, mas da forma que o Senhor preceitua em sua Palavra: 22 Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros. 23 Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei” (I Sm 15.22-23). B. Aquele que é nova criatura em Cristo não jejua para viver como vivia na época da vida pregressa: “Acaso não é este o jejum que escolhi? Que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? E que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo?” (Is 58.3). C. Aquele que é nova criatura em Cristo não jejua por suas próprias forças, mas na dependência do Espírito Santo: 2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram” (At 13.2-3),

3.3 O jejum e a relação que temos com a nossa vida de serviço divino. Lc 2.36-38

A passagem apresenta a profetiza Ana e sua vida com Deus: 36 Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara 37 e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. 38 E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém” (Lc 2.36-38). Verdades: A. Para ter consagração a Deus não depende de idade ou circunstâncias (v.36-37). B. O jejum deve ser feito com um ato de louvor e adoração a Deus (v.37). C. O jejum e oração nos aquece o coração para falar de Jesus com alegria (v.38).

CONCLUSÃO:

Nesta mensagem vimos sobre o jejum bíblico do reino, vimos que o jejum não deve ser para aparecer aos homens, mas agradar a Deus; ter um relação íntima com a obra de Cristo e; ser fruto de uma nova vida em Cristo. Aplicação: Crentes: O nosso jejum precisa ser, não para receber aplausos humanos, mas ser recebido no céu. O jejum não era apenas para aquela época, cristãos podem e devem jejuar hoje, mas este deve ser fruto de uma vida nova em Cristo e não apenas uma pratica religiosa. Como você tem feito jejum? Não crentes: Nós vimos que os termos vinho novo e odre no vo revela vida nova em Cristo, enquanto vinho velho e obre velho indica a vida sem Cristo, apenas religiosa. Se você é apenas religioso, não terá salvação, precisa nascer de novo. Você quer fazer isso hoje?

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