Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de junho de 2025

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 2.1-12

TEXTO: MARCOS 2.1-12

1 Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa. 2 Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra. 3 Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens. 4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente. 5 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados. 6 Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: 7 Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus? 8 E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam, disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração? 9 Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda? 10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico: 11 Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. 12 Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!

INTRODUÇÃO:

O evangelho de Cristo é o poder de Deus (Rm 1.16), a fonte deste poder está no Senhor Jwesus. Iremos aprender algumas lições sobre o evangelho do reino de Deus e a fonte do poder deste reino em Jesus arravés da cura feita por Jesus na cidade de Cafarnaum quando curou um paralítico, faremos isto baseado no tema abaixo:

ASSUNTO: O EVANGELHO DO REINO DE DEUS!

TEMA: JESUS É A FONTE DO PODER DO REINO!

1. JESUS PELO SEU PODER ABENÇOA OS NECESSITADOS. V.1-2

1.1 Jesus sempre estava se movimentando em buca do necessitado. V.1

As pessoas necessitadas sempre foram alvo da atenção de Jesus: “Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum […]” (v.1a). Verdades: A. Jesus vai onde estão as pessoas - Carfanaum (v.1). B. Jesus dá uma segunda chance as pessoas - Entrou outra vez (v.1). C. Jesus vai ao encontro das pessoas para trazer restauração: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos” (Lc 4.18). Jesus sempre foi e continua indo á procura dos necessitados, sempre a iniciativa é Dele de vir ao nosso encontro sempre para nos abençoar e trazer restauração!

1.2 Jesus se servia de homens para anunciar a sua chegada. V.1b

Jesus usou homens para comunicar aos outros sobre Ele, conforme está escrito: “[…] e logo correu que ele estava em casa” (v.1b). Lições: I. Para as pessoas saberem sobre Jesus alguém precisa pregar: 14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! (Rm 10.). II. Quando alguém tem a coragem de falar de Jesus outros virão até Ele (v.1b). III. A Escritura diz que falar de Jesus traz resultados porque Deus é soberano: 9 Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; 10 porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade” (At 18.9-10).

1.3 Jesus sempre abençoava as pessoas com a pregação da Palavra. V.2

A pregação fiel do evangelho é uma bênção de Deus: “Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra” (v.2). Aplicações: 1ª Devemos reunir pessoas em torno de Cristo (v.2a). 2ª Quando reunirmos pessoas devemos pregar-lhe a Palavra (v.1b). 3ª A reunião do povo do Senhor deve ser espiritual: “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (I Pe 2.5). Jesus aproveitava as reuniões para pregar a Palavra, e nós temos feito?

2. JESUS PELO SEU PODER VÊ A FÉ DAQUELE QUE SE APROXIMA DELE. V.3-8

2.1 A fé verdadeira é operosa. VV.3-5

A Escritura afirma que quem tem fé vai agir. Verdades: a. A fé nos leva a conduzir as pessoas necessitadas até Jesus: “Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens” (v.3). b. A fé nos leva a esforçarmos-nos em favor do outro: “E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente” (v.4). c. A fé leva ao arrependimento e ao perdão de pecados: “Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados” (v.5).

2.2 A falta de fé é fruto de um coração incrédulo. VV..6-7

A Escritura demonstra que o contrário de fé é incredulidade, havia ali homens incredulos: 6 Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: 7 Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus? (vv.6-7). Anotações: A. A falta de fé começa no coração ímpio (v.6). B. A falta de fé está em não crê no perdão que Jesus oferece (v.7). C. A falta de fé acontrce porque não sabem quem Jesus é de fato (v.7). Se você não crê na salvação que Jesus oferece, no seu perdão gracioso, você tem um coração incrédulo e isto pode te levar à condenação. Mude dessa incredulidade para fé.

2.3 A fé ou sua falta é percebida por Jesus. V.8

Jesus vê o que há em nós, se temos fé ou não: “E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam, disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração?” (v.8). Notas: 1. Jesus conhece o interior do homem - Ele é onisciente (v.8). 2. Ele sabia que no seu coração havia incredulidade (v.8). 3. Ele questiona sobre a maldade que havia no seu coração (v.8). Jesus conhece o seu coração, Ele sabe o que há Nele. Ele está vendo fé ou incredulidade no seu coração?

3. JESUS POR CAUSA DO SEU PODER TEM AUTORIDADE SOBRE A TERRA. V.9-12

3.1 Jesus tem autoridade divina para perdoar pecados. V.9-10

Jesus tem poder autoritativo para 9 Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda? 10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico: Aplicações: I. Jesus desafia aqueles homens à conhecer o seu poder perdoador (v.9). II. Jesus afirmou sua autoridade para perdoar pecados, pois Ele é Deus (v.10). III. Somente Jesus pode perdoar os nossos pecados: “Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome” (I Jo 2.12)..

3.2 Jesus tem autoridade sobre todas as doenças. V.11-12a

Além de ter autoridade para perdoar pecados, Jesus também declara que tem autoridae sobre as doenças: 11 Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. 12 Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!” (Vv.11-12). Notas: 1ª jesus curou totalmente o paralítico - Ele não deixou ele quase curado (v.11). 2ª Jesus deu a responsabilidade do homem de andar e carregar seu leito - Ele agora deixou de ser carregado, passou a ser responsável por si. 3ª Jesus quando curou, Ele saiu andando à vista de todos - Isto serve de testemunho sobre o poder de Cristo (v.12).

3.3 Jesus tem sua autoridade exaltada e divulgada pelos homens. V.12b

A Bíblia afirma que “[…] a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!” (v.12b). Lições: A. Os homens ficaram admirados - Grego: “Existesthai”, surpreendidos (v.12). Cristo nos surpreende com o seu poder. B. Os homens glorificaram a Deus - Grego Dozazeina, dar gloria devida, exaltar (v.12). Toda glória deve ser dada somente a Deus. C. Os homens experimentaram em Cristo algo inédito - A cura de um paralítico, você experimenta em Jesus, o que nunca experimentou antes.

CONCLUSÃO

Nesta mensagem vimos algumas lições preciosas retiradas da cura do paralítico de Cafarnaum. A primeira lição que expusemos é que Jesus estava sempre viajando a procura de vidas para abençoar (Aplicação: Temos abençoado a vida das pessoas?); A segunda lição apreendida foi que Jesus vê a fé daquele que se aproxima Dele (Aplicação: Diante de Jesus como está nossa fé?) e; A terceira lição adquirida é que Jesus apresenta a sua autoridade sobre a terra (Aplicação: Se Jesus tem toda autoridade, então temos obedecido a Ele?). Gostaria de convidar todos para um consagração ao Senhor, para entregar toda a sua vida aos cuidados do Senhor! Você deseja isso? A hora é essa! Aplicação Evangelistica: Jesus tem poder para perdoar pecados, se você se voltar para Jesus, recebrás perdão de pecados e certeza da sua salvação. Você quer isso para você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário