TEXTO: LUCAS 2.1-6
INTRODUÇÃO
Embora não seja dezembro, nós iremos expor o texto de Lucas 2 a partir desse momento tratando sobre o nascimento de Cristo, pois nós cristãos presbiterianos entendemos que devemos falar de Cristo o ano todo, assim sendo iremos tratar sobre esse assunto envolvendo a soberania de Deus, isso faremos a partir do assunto e tema expostos.
ASSUNTO: O EVANGELHO DO REINO DE DEUS
TEMA: O MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO - SOBERANIA DE DEUS NO NASCIMENTTO DO REI
I. DEUS É SOBERANO ATÉ SOBRE AS AÇÕES DOS HOMENS ÍMPIOS. VV.1-2
1. Deus usou o decreto do rei ímpio para levar eles ao lugar certo. VV.1-2
A passagem inicia afirmando que houve um recenseamento, mas este estava dentro do plano de Deus: “1 Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se. 2 Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria” (vv.1-2). Verdades: A. Deus é soberano até sobre as ações de pessoas impias (v.1). Sua soberania não é ociosa, mas ativa. B. Deus por meio da sua soberania usa um decreto ímpio com outras intenções para realizar um plano maior (vv.1-2). C. Deus por um recenseamento faz acontecer a ida, chegada e nascimento do Rei (v.5,6). Deus governa todos os reinos até de ímpios.
2. Deus predeterminou todas as coisas que acontecem. At. 2.23; 4.26-28
A Escritura, nos versículos citados acima, afirma que Deus governa até mesmo ações ímpias (Lc 2.1-2), ao longo das Escrituras nós observamos que: A. Deus determina com base na sua infalível presciência - Prognosis, conhecimento antecipado certo: “Sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos” (At 2.23). B. Deus além da presciência também faz tudo segundo o seu determinado designio - “Horismene Boulé”, plano decretado: “Sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos” (At 2.23). C. Deus predermina todas as ações e as criaturas são livres e responsáveis: “26 Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido; 27 porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, 28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram” (At 4.26-28). Nada acontece sem que Deus decrete, permita e governa, mas de tal forma que não violenta a vontade humana nem tira a sua liberdade.
3. Deus é soberano e nenhum dos seus planos podem ser frustrados. Jó 42.1-2
A Bíblia além de afirmar a soberania de Deus no decreto de César e em todos os eventos da história, vai afirmar que seus planos são infalíveis: “1 Então, respondeu Jó ao Senhor: 2 Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (vv.1-2). Lições: A. Deus tem planos (v.1-2a). B. Deus tem todo poder para realizar os seus planos (v.2). C. Os planos de Deus jamais serão frustrados (v.2). A Escritura nos afirma que Deus cumpre seus planos, que eles não falham. Esse Deus é infalivel, seus planos se encaixam dentro da sua perfeita vontade. Confiemos!
II. DEUS ATRAVÉS DA SUA SOBERANA VONTADE LEVOU ELES AO LUGAR CERTO. VV.3-4
1. Todos deveriam ir até sua própria cidade se alistar, Deus preparou todo o caminho (v.3).
Deus preparou tudo para que seu Filho viesse ao mundo no lugar marcado, para isto o decreto demonstra que eles iriam à sua cidade: “Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade” (Lc 2.3), Deus preparou o tempo certo para o nascimento do seu Filho que nasceu na plenitude do tempo: “Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gl 4.4). O termo plenitude dos tempos para os melhores estudiosos seriam o Império Romano, pois através da Pax Romana eles trouxeram boas estradas, Segurança ao longo destas e uma língua universal. Agora veio o decreto para cada um ir á sua própria cidade, como José era de Belém, ele iria até lá. Deus organizou tudo. Deus prepara todo o nosso caminho!
2. A cidade de José era Belém, a cidade profetizada pelo nascimento de Cristo (v.4).
A trajetória deles foi direcionada por Deus, nós podemos observar que: A. Havia a profecia do nascimento do Cristo em Belém: “E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Mq 5.2). B. Deus pelo decreto do imperador levou José e Maria a Belém: “José também subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, para a Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi” (Lc 2.4). C. Belém significa “Casa do Pão”, ali nasceria o Pão da Vida (v.4).
3. Eles chegaram a Belém que era o lugar certo, toda caminhada com Cristo a chegada é certa (v.4).
José e Maria fizeram uma longa viagem, Jesus estava no seu ventre, eles foram direcionados por Deus de forma certa, vejamos: A. Deus guiou a familia e eles chegaram em Belém: “José também subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, para a Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi” (v.4). B. Deus guiou Abraão e Ele chegou à terra prometida pela fé: “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia” (Hb 11.8). C. Deus nos guiará as fontes da vida: “Pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Ap 7.17). José e Maria fizeram a caminhada e chegaram, confiemos que Deus também nos fará chegar!
III. DEUS FEZ COM ELES CHEGASSEM À CIDADE NO TEMPO CERTO. V.5-6
1. Maria estava grávida pelo poder do Espírito Santo quando chegou a Belém (v.5; Mt 1.18-19).
Maria e José indo até aquela pequena cidade da Judeia, ali era o lugar marcado por Deus: A. Maria, mesmo grávida chegou a Belém - Profecia biblica: “A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida” (v.5). A gravidez de Maria se deu de modo miraculoso - Nascimento virginal de Jesus: “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado […]” (Mt 1.18a). C. A sua gravidez foi pelo Espírito Santo - A encarnação do verbo: “[…] achou-se grávida pelo Espírito Santo” (Mt 1.18b).
2. Maria chegou na cidade de Belém no tempo certo, isto é Deus nunca se atrasa (v.6)
O texto aqui nos convida a que observemos que Deus levou até eles e a bolsa não estourou para ela ter o bebê antes de chegar, algumas aplicaçoes: A. Deus, no tempo certo, sem atraso, visitou uma virgem e ela engravidou pelo Espírito Santo: “Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus (Lc 1.35). B. Deus, no tempo certo sem atraso, levou esta jovem gravida para dar à luz no lugar escolhido por Ele: “Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias” (v.6).
3. Deus levou José ao Egito para livrar seu povo no tempo certo, mesmo que por meio de eventos estranhos (v.1-6; Gn 50.19-21).
Deus da mesma forma que levou José e Maria à Belém, por um decreto ímpio (vv.1-6), também levou José por meio de ímpias ações: “19 Respondeu-lhes José: Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus? 20 Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. 21 Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim, os consolou e lhes falou ao coração” (vv.19-21). Verdades: A. Deus não chama ao mal de bem - Ele não é autor do pecado (v.19-20). B. Deus torna torna o mal em bem - Não há mal que Deus não possa tirar um bem maior (v.20). C. Deus por eventos incompreensíveis preserva seu povo - tudo coopera para o nosso bem (v.20-21). Deus controla os eventos e nossa vida está nas mãos do grande Deus e salvador Jesus Cristo.
APLICAÇÃO: Nós vimos nesta mensagem sobre a soberania de Deus para trazer Cristo ao mundo até mesmo por intermédio de decreto de imperador impio, levando-os ao lugar certo - Belém e; fazendo-os chegar na hora certa - Hora do Cristo nascer. Deus está no controle de tudo, nossa vida está nas suas mãos, Ele usa eventos para o bem do seu povo, mesmo que por estranhos caminhos, a sua vontade se realiza. Confie Nele! Observando sobre o fato que Deus está no controle e que nada ocorre sem sua permissão, sua vinda a este lugar tem um propósito, Deus quer que você busque a sua palavra e creia, então você pode usar o tempo da oportunidade e se entregar a Jesus como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador! Você quer fazer isso hoje?
Nenhum comentário:
Postar um comentário