Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de junho de 2025

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM LUCAS 2.8-14

TEXTO: LUCAS 2.8-14

8 Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. 9 E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. 10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: 11 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 12 E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. 13 E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: 14 Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.

INTRODUÇÃO:

Nós estamos vendo uma serie de mensagens sobre o Evangelho e a sua relação com a encarnação do Verbo, nós vimos que o nascimento de Cristo tem relação com a soberania de Deus que usou um decreto de um rei ímpio (vv.1-2); levou José e Maria lugar certo (vv.3-4), na hora certa para o Cristo nascer em Belém (vv.5-6); depois observamos que nosso coração não deve ser como a hospedaria que não havia lugar para Cristo, mas deve se parecer com a manjedoura, pois tinha lugar para Jesus (v.7); a partir deste momento falaremos sobre o encontro dos pastores com o Cristo recém-nascido, veremos algumas lições de acordo com o assunto e tema expostos a seguir.

ASSUNTO: O EVANGELHO DO REINO DE DEUS

TEMA: O MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO: O ENCONTRO DO HOMEM COM DEUS - PARTE 1

I. PARA O HOMEM ENCONTRAR-SE COM DEUS A GLÓRIA DELE DESCEU A TERRA. V.8,9

A. Homens simples experimentaram a gloria de Deus (v.8).

Deus não se revela aos arrogantes e prepotentes, mas aos homens simples, conforme vemos na Escritura: 1. Deus escolheu as coisas pequenas: ”Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são” (I Co 1.26). 2. Deus se revela aos pequenos: “Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos” (Mt 11.25). 3. Deus manifestou sua glória a simples pastores de Belém: “Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite” (v.8). Para experimentar a glória de Deus precisa

B. Homens simples tiveram contato com o céu (v.9).

Aqueles homens receberam contato do céu, pois Deus quis contato com eles (v.9), vejamos algumas verdades: 1. Os homens ao possui contato com o céu se prostraram: “Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador” (Lc 5.8). 2. Os homens tiveram contato com o céu por inicitiva de Deus e não deles: “E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor” (v.9). 3. Os homens hoje só possuem contato com o céu por Jesus: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). Deus mantém contato conosco para que tenhamos intimidade com Ele.

C. Homens tiveram temor diante da visão do céu (v.9).

Aqueles homens simples temeram aoSenhor dianta da tamanha manifestação de glória celeste, vejamos algumas aplicações: 1. Temor a Deus é o principio da sabedoria: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência” (Pv 9.10). 2. Temor a Deus é uma marca de um servo de Deus: “Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação” (I Pe 1.17). 3. O temor a Deus é resultado de contato com o céu: “E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor”(v.9). Se já temos contato com o céu, devemos temer ao Senhor com um respeito reverente.

II. PARA O HOMEM ENCONTRAR-SE COM O DEUS, ELE DESCEU À TERRA. VV.10-11

A. Ele veio á terra trazendo alegria (v.10).

Deus se fez homem e desceu a terra e trouxe a alegria do céu até nós, vejamos: “O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo” (v.10). Notas: 1 A palavra usada é evangelho - Noticia alegre (.10). 2. A alegria descrita é enorme - Grande alegria (v.10). 3. A alegria descrita é contagiante - Para todo o povo (v.10). Cristo veio ao mundo trazendo alegria ao homem.

B. Ele é o Salvador enviado do céu para nos trazer vida eterna (v.11).

A Palavra de Deus continua dizendo que nasceu ali o Salvador, conforme observamos: “É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (v.11). Anotações: 1. O termo salvador (Gr. Sotero) significa salvador - Jesus é quem salva: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (v.11; Mt 1.21). 2. O termo salvador (Gr. Sotero) significa libertador - Jesus é quem liberta: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (v.11; Jo 8.36). 3. O termo salvador (Gr. Sotero) siginifica preservador - Jesus é quem nos preserva salvos: “Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo” (v.11; Jd 1.1). Jesus é nos salva, liberta e preserva salvos. Renda-se a Ele e receba certeza de salvação.

C. Ele é o Cristo que veio realizar um plano eterno (v.11).

O texto vai nos indicar que Ele seria o Cristo, sendo esta uma palavra grega equivalente ao termo hebraico messiah cujo significado é ungido: “É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (v.11). Aplicações: 1. Cristo significa ungido - Um dos ofícios ungidos era o profeta (v.11). Jesus é o profeta por excelencia: 1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo” (Hb 1.1-2), pois prega a Palavra: “Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos,porque está próximo o reino dos céus” (Mt 4.17), sendo Ele a o verbo da vida - Palavra Viva: “O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida” (I Jo 1.1). 2. 0 Cristo significa ungido - Um dos ofícios ungidos era o sacerdote (v.11) - Jesus é o sacerdote que ofereceu o sacrificio perfeito: “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas” (Hb 1.3) e intercede por nós: “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7.25). 3. Cristo significa ungido - Um dos ofícios ungidos era o rei (v.11). Jesus é o nosso rei que vence nosso coração rebelde: “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus” (Fp 3.12) e derrota os seus inimigos: 8 Em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. 9 Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder” (II Ts 1.8-9).

D. Ele é o Senhor que devemos obedecer em tudo (v.11).

Jesus é declarado como Senhor pelos anjos que visitaram os pastores: “É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (v.11). Aplicações: 1. Senhor (Gr. Kyrios) significa dono, alto, elevado, comandante (v.11). 2. Senhor é o titulo que temos que reconhecer Jesus para sermos salvos: ⁹ “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Rm 10.9). 3. Senhor deve ser acompanhado de obediência e não apenas de declaração verbal: “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lc 6.46). Jesus não será nosso Salvador enquanto não o recebermos como Senhor. Já fez isso? Quer fazer hoje?

III. PARA O HOMEM ENCONTRAR-SE COM DEUS, UMA LUTA ESPIRITUAL DESCEU À TERRA. VV.12-14

A. Esta luta inicia com a sua humanidade (v.12).

A luta espiritual teve início quando Jesus nasceu: “E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura” (v.12). Verdades: 1. Jesus se tornou um ser humano real nascendo como uma criança (v.12a). 2. Jesus se tornou um ser humano real e humilde (v.12b). 3. Jesus se tornou um ser humano para destruir as obras do diabo: “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo” (I Jo 3.8).

B. Esta luta trouxe a guerra escatológica contra o mal. (v.13).

A segunda vinda de Jesus inicia na primeira,vindo para guerrear contra mal: “E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo” (v.13). Lições: 1. A batalha escatologica é vista em anjos da milicia celeste - Gr. “Estratias”, exército - Uma guerra iniciou (v.13). 2. A batalha escatologica é vista em anjos que louvaram a Deus - Anjos guerreiros desceram a terra para louvar seu general que desceu para guerra e depois voltará vitorioso: 7 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. 8 Quem é o Rei da Glória? O Senhor, forte e poderoso, o Senhor, poderoso nas batalhas. 9 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. 10 Quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória” (v.13; Sl 24.7-10). 3. A batalha escatologica foi concluída na cruz quando a serpente foi vencida - O pisão na cabeça da serpente foi na cruz: “E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Cl 2.15). O fim inicia no início com a encarnação.

C. Esta luta será concluida trazendo paz ao coração de homens escolhidos (v.14).

Os anjos ali exaltaram a Deus e a sua paz que deu a homens: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (v.14). Aplicações: 1. A paz de Deus só vem para quem Deus se satisfaz: (v.14). 2. A paz de Deus acontece em Jesus, o Filho que Deus se agrada totalmente: 16 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. 17 E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.16-17). 3. A paz de Deus vem em homens justificados pela fé em Cristo: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). Deus traz paz a todos os que pela fé recebem a justificação pela fé, se rendendo a Jesus Cristo, o Filho de Deus. Você quer essa paz?

APLICAÇÃO: Nós vimos nessa mensagem sobre o mistério da encarnação de Cristo e o encontro do homerm com Cristo, sobre isso nós observamos que para o encontro acontecer Deus enviou sua glória à terra, o próprio Deus desceu à terra e iniciou uma luta espiritual aqui. Crentes: Nós já tivemos um encontro com Cristo? Já lhe somos obedientes como foram os pastores? Temos uma vida que agrada a Ele? Temos pregado e vivido o evangelho? Pense reflita e se for o caso, mude de atitude. Não Crentes: Nós vimos que Deus traz paz ao coração dos homens escolhidos, daqueles que lhe servem. Você já tem esssa paz? Quer recebê-la no seu coração com a certeza de ir morar no céu salvo em cristo? Então, receba a Jesus nesse momento. Quer fazer isso hoje?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário