Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de junho de 2025

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM LUCAS 2.15-20

TEXTO: LUCAS 2.15-20

15 E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. 16 Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. 17 E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. 18 Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores. 19 Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração. 20 Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado.

INTRODUÇÃO

Tratando sobre o mistério da encarnação nós vimos que Deus realizou a obra da encarnação através do decreto de um rei ímpio (vv.1-2), levou José e Maria com Jesus no ventre ao lugar certo (vv.3-4) e na hora certa (vv.5-6), ainda vimos que Jesus foi rejeitado na hospedaria e acolhido na manjedoura demonstrando que o coração aceita ou rejeita o Senhor, depois vimos que o homem necessita ter um encontro oRei Jesus por uma iniciativa de Deus (vv.8-14), agora veremos que este encontro deve ser buscado, meditativo e gerar louvor e adoração, Faremos isso tendo como base o assunto e tema expostos a seguir.

ASSUNTO: O EVANGELHO DO REINO DE DEUS

TEMA: O MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO - O ENCONTRO COM CRISTO PARTE 2

I. OS PASTORES QUISERAM ENCONTRAR O REI. VV.15

A. Foram ao lugar certo: Belém. V.15

Os pastores saíram dos seus campos para ir até o local anunciado a cidade de Belém, vamos observar algumas questões: 1. Eles decidiram ir para Belém onde estava Jesus: “E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer” (v.15). 2. Eles não apenas decidiram, eles agiram e foram até Belém: “Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura” (v.16). 3. A decisão é uma perrogrativa humana, mas ela segue a soberania de Deus: “Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna” (At 13.48). Destinado: Gr. Tetagmenoi, destinado, nomeado, escolhido. Os pastores tomaram a decisão de ir ao lugar certo. E Você o que fará, tomará a decisão?

B. Foram com pressa onde estava Jesus. Não adiaram a decisão. V.16

Quando receberam o anúncio do nascimento de Jesus, os pastores não perderam tempo, tomaram a decisão de ir rapidamente até onde Ele estava, vejamos algumas aplicações: 1. Devemos ter pressa em buscar Jesus como os pastores: “Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura” (v.16). 2. Devemos ter pressa em buscar ao Senhor, pois amanhã poder tarde demais: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Is 55.6). “Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa” (Tg 4.14). 3. Devemos ter pressa em buscar ao Senhor, pois o tempo oportuno é hoje: “Porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação” (II Co 6.2). Não brinque com esta decisão, pois sua alma está em jogo, vai chegar o dia que será tarde demais.

C. Divulgaram sobre Jesus alegremente. V.17-18

A Escritura nos afirma que depois que eles quando encontraram-se com Jesus sairam para divulgar com alegria: 17 E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. 18 Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores” (v.17-18). notas: 1. Divulgaram com fidelidade a mensagem alegre sobre Jesus: Divulgaram o que lhes tinha dito (v.17). 2. Divulgaram de forma cristocentrica a mensagem alegre do evangelho: Divulgaram a respeito do menino (v.17). 3. Divulgaram de forma ousada e influenciadora a mensagem alegre sobre Jesus (v.18). Fale de Jesus, mas faça com alegria!

II. MARIA MEDITAVA SOBRE O ENCONTRO COM O REI. V.19

A. A meditação sobre Jesus nos leva à Escritura (Jo 5.39; Sl 1.2; Js 1.8).

A meditaçãoa respeito do Senhor não pode ser algo sincrético e subjetivo mas nos conduzir objetivamente à sua Palavra, vejamos: 1. Toda passagem da Escrirtura meditada tem um caminho suave que nos leva a Cristo: “Examinaisas Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo 5.39). 2. Toda a Escritura deve ser meditada constantemente: “Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1.2). 3. Toda a Escritura sendo meditada deve nos levar á piedade: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (Js 1.8). Não exise medtação sobre Jesus fiquem aquém ou vá além da Escritura!

B. A meditação sobre Jesus nos leva ao aquecimento do coração (Sl 39.3)

Quando meditamos na Palavra de Deus recebemos o calor espiritual do Senhor no nosso interior, sobre nós verificamos que: 1. Maria meditava no coração as palavras sobre Jesus: “Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração” (v.19). 2. O nosso coração precisa da meditação no Senhor para pegar fogo: “Esbraseou-se-me no peito o coração; enquanto eu meditava, ateou-se o fogo; então, disse eu com a própria língua” (Sl 39.3). 3. A nossa meditação no coração deve ser agradável ao Senhor: “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!” (Sl 19.14).

C. A meditação sobre Jesus nos leva ao progresso na vida cristã (I Tm 4.15).

O texto está nos mostrando como o crente cresce na vivência cristã quando medita na Palavra de Deus, vejamos: “Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto” (v.15). Anotações: 1. A meditação deve nos levar à diligência (v.15). 2. A meditação deve levar ao progresso espiritual (v.15). 3. A meditação precisa trazer resultados visiveis (v.15).

III. HOUVE LOUVOR E EXALTAÇÃO A DEUS DEPOIS DE ENCONTRAR O REI. V.20

A. Eles glorificaram a Deus por encontrar o Rei (v.20).

Os pastores deram glorias a Deus pelo encontro com o Rei, pois a glória pelo nosso encontro com o Senhor é Dele e não nossa ou do pregador, vejamos algumas verdades: 1. A glória pela salvação é para Deus, por sua graça: 6 E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus” (Ef 2.6,7). 2. A glória pela salvação é para Deus, pois ela pertence a Ele: “Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação!” (Jn 2.9). 3. A glória pela salvação é para Deus, pois não há outro salvador: “Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador” (Is 43.11). 4. A glória pela salvação se dá por causa de Jesus: “Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado” (v.20).

B. Eles louvaram a Deus por tudo que eles viram e ouviram sobre o rei (v.20).

A Escritura nos diz que eles ao ouvir e ver a realidade do rei, entao nós vimos que eles o louvaram, vejamos: 1. Devemos louvar por termos experimentado o evangelho: Viram: “Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado” (V.20a; Is 45.22). 2. Devemos louvar por termos a liberdade de ouvir o evangelho: Ouviram: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (v.20b; Rm 10.17). 3. Devemos louvar a Deus por termos uma Igreja que prega este evangelho verdadeiro: “Para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” (I Tm 3.15).

C. Eles ouviram porque tudo que lhes disseram aconteceu dessa forma (v.20).

O texto nos apresenta a verdade que os pastores ouviram a verdade reeal sobre Jesus (v.20c). Algumas lições: 1. Os pastores voltaram felizes porque aquilo que lhes foi anunciado era real: “Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado” (v.20c). 2. O evangelho deve ser pregado da forma como nos foi ordenado: “Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso” (Ez 37.7). 3. O evangelho anunciado da forma que foi anunciado oigamente é agradável a Deus: “Pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração” (I Ts 2.4).

APLICAÇÃO: Nós vimos nesta segunda mensagem sobre o encontro com Deus que os pastores queriam conhecer o Rei, Maria meditava sobre o encontro com o Rei e houve louvor e exaltação depos de encontrar o rei. Crentes: Você que já diz conhecer o Rei, precisa meditar nas maravilhas deste Rei, louvando, exaltando e divulgando as glórias deste Rei Glorioso para que outros o conheçam. Tens feito isso? Não Crentes: Nós vimos em uma parte da mensagem que os pastores buscaram encontrar o Rei com pressa sem adiar a decisão. Você quer ter um encontro com o Rei para ter certeza de vida eterna e ir morar com Ele no céu. Quer fazer isso hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário