TEXTO: FILEMOM 1.15-17
INTRODUÇÃO
Paulo tratando sobre o evangelho aponta como ele se apresenta na vida de Onésimo, enfatiza a ação de Deus e a ação que devemos ter com respeito às pessoas que buscamos alcançar com a mensagem das boas novas, vai nos orientar sobre a forma que o evangelho deve ser ensinado e vivenciado, sobre essa verdade iremos observar algumas lições tendo como base o assunto e tema propostos a seguir.
ASSUNTO: FILEMOM, A CARTA DO TRATO CRISTÃO!
TEMA 3: A MANEIRA QUE ELE TRATA DO EVANGEHO.
1. ENFATIZA A PROVIDENCIA DIVINA NO EVANGELHO. V.15
Paulo enfatiza que por providência divina Onésimo foi afastado dele por um breve tempo para depois unier-se a ele para sempre, vejamos: “Pois acredito que ele veio a ser afastado de ti temporariamente, a fim de que o recebas para sempre” (v.15). Deus não ordenou nem incentivou a fuga de Onésimo, mas Deus tinha um plano para salvar Onésimo e trazê-lo de volta crente, ele foi preso e foi parar na prisão onde Paulo estava. O evangelho enfatiza a providência de Deus. Vejamos alguns aspectos dessa providência.
I. A providência de Deus é vista até nos contratempos. V.15; Rm 8.28
A fuga e prejuízo deixado por Onésimo foi um contratempo que trouxe benefícios com a conversão e libertação do escravo, agora sendo irmão em Cristo. Paulo enfatiza a providência de Deus em outra passagem: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28). Algumas lições: 1. A providência de Deus é certeira (v.28a) 2. A providência de Deus abrange todas as coisas boas ou más (v.28b). 3. A providência de Deus objetiva o bem dos servos de Deus (v.28c). Deus é Deus até nas noites negras da vida!
II. A providência de Deus é o seu governo sobre tudo que existe. Dn 4.3
O episódio envolvendo Nabucodonosor aponta para o governo de Deus sobre tudo e todos, vejamos: “Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas, as suas maravilhas! O seu reino é reino sempiterno, e o seu domínio, de geração em geração” (Dn 4.3). Algumas lições: 1. O governo de Deus é grande e poderoso (v.3a). 2. O governo de Deus é eterno (v.3b). 3. O governo de Deus é sobre todos (v.3c). Deus na sua providência governa tudo, nada foge ao seu controle!
III. A providência de Deus é o sustento de Deus de todas as coisas. Hb 1.3
A providencia de Deus enfatiza também o seu sustento: “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas” (Hb 1.3). Algumas lições: 1. O sustento do Senhor se estende a tudo (v.3). 2. O sustento do Senhor se dá pela sua palavra poderosa (v.3). 3. O sustento do Senhor se dá através de Cristo e sua obra (v.3). Deus, por seu Filho Jesus, ssutenta tudo! creia e confie!
2. ENFATIZA A IGUALDADE NO EVANGELHO. V.16
Paulo vai enfatizar que no evangelho há igualdade, sejam escravos ou senhores, vejamos: “Não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo, especialmente de mim e, com maior razão, de ti, quer na carne, quer no Senhor” (v.16). Agora Onésimo não seria mais um escravo qualquer, mas um irmão em Cristo, sobre esta igualdade do evangelho veremos algumas questões interessantes a seguir.
A. O evangelho igualava senhores e escravos. V.16
Onésimo agora tinha uma igualdade na Igreja como irmão em Cristo, vejamos: “Não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo, especialmente de mim e, com maior razão, de ti, quer na carne, quer no Senhor” (v.16). O evangelho não fazia distinção entre escravos e senhores, ambos sentavam lado a lado, essa era um dos motivos da perseguição contra a igreja, essa igualdade que davam ao evangelho!
B. O evangelho igualava homens e mulheres. I Co 11.11-12
A Escritura afirma que no evangelho não há distinção nem entre escravos, nem entre homem e mulher: “11 No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher. 12 Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus” (I Co 11.11-12). Algumas verdades: 1. O evangelho traz homem e mulher interdependentes (v.11). 2. O evangelho traz homem e mulher sendo de uma mesma carne (v.12). 3. O evangelho traz homem e mulher proveniente de uma mesma fonte (v.12). Homens e mulheres são iguais no evangelho!
C. O evangelho igualava ricos e pobres. Tg 1.9-10
A dignidade do evangelho iguala pessoas socialmente diferentes nas posses, vejamos: “9 O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade, 10 e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva” (Tg 1.9-10). Ele traz algumas lições: 1. O pobre é digno diante do Senhor (v.9). 2. O rico não consegue dignididade por causa da sua riqueza (v.10). 3. Tanto o pobre como o rico são iguais diante de Deus. A Igreja deve está aberta para ricos e pobres, ambos precisam do evangelho!
3. ENFATIZA A EMPATIA SE COLOCANDO NO LUGAR DO OUTRO NO EVANGELHO. V.17
Paulo se colocou no lugar de Onésimo ao pedir sua libertação e recebimento na Igreja como irmão, vejamos: “Se, portanto, me consideras companheiro, recebe-o, como se fosse a mim mesmo” (v.7). Colocar-se no lugar do outro é uma forma de apresentar o evangelho, vejamos algumas lições importantes.
a. Quando nos colocamos no lugar do outro, nos parecemos com Jesus, pois Ele se colocou no nosso lugar. I Pe 2.24
Quando a pessoa se coloca no lugar da outra está imitando Cristo, vejamos: “Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados” (I Pe 2.24). Algumas lições: 1. Jesus se colocou no nosso lugar ao tomar nossos pecados na cruz (v.24). 2. Jesus se colocou no nosso lugar assumindo nossa morte e nos dando sua vida (v.24). 3. Jesus se colocou no nosso lugar assumindo nossa culpa e nos dando sua justiça (v.24). 4. Jesus se colocou em nosso lugar assumindo nossa chaga espiritual e nos curando alma (v.24).
b. Quando nos colocamos no lugar do outro nos identificamos com a dor dele. Hb 13.3
Quando nos colocamos no lugar do outro sentimos sua dor, vejamos: “Lembrai-vos dos encarcerados, como se presos com eles; dos que sofrem maus-tratos, como se, com efeito, vós mesmos em pessoa fôsseis os maltratados” (Hb 13.3). Lições: 1. Colocar-se no lugar dos encarcerados como se sua prisão fosse nossa (v.3). 2. Colocar-se no lugar dos maltratados como se seu maltrato fosse nosso (v.3). 3. Colocar-se no lugar do outro como se sua dor fosse nossa. Ex: Ronaldo Lidório em Gana com mulher que perdeu filhos.
c. Quando nos colocamos no lugar do outro demonstramos amor por ele. Mt 22.39b
O amor é a maior demonstração de empatia, ninguém se coloca no lugar do outro sem amor, por isso Cristo resume a lei em dois mandamentos: Amar a Deus e ao próximo, vejamos como deve ser nosso amor: “[...] Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.39). Algumas lições: 1. O amor é uma ordem do Senhor, se Deus ordenou deve ser obedecido (v.39). 2. O amor é autruísta, isto é, a gente se coloca no lugar do outro (v.39). Coloque-se no lugar do outro demonstrando amor por ele.
APLICAÇÃO 3: Paulo trata o evangelho neste trecho enfatizando a providência no retorno de Onésimo a Filemom; trata sobre a igualdade que deveria haver entre Filemom (senhor) e Onésimo (escravo) e também trata sobre a empatia que o evangelho traz se colocando no lugar de Filemom. Eu e você somos tentados a olhar para as circunstâncias e esquecer do Deus que está acima delas, Deus está no controle! Nós muitas vezes elitizamos o evangelho, Deus quer patrões e empregados, ricos e pobres, não mercantilize o evangelho. Sofra a dor do outro, tenha empatia com aqueles que estão sofrendo, leve a eles o consolo de Cristo! Nós vimos em uma parte mensagem que Cristo tomou nosso lugar na cruz, assumindo o pecado, culpa, curando nossa alma, se você está aqui hoje e não tem certeza de vida eterna, receba a Cristo hoje e todas as tuas culpas serão perdoadas, você receberá perdão de pecados e certeza de salvação. Você quer?
AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva
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