TEXTO: FILEMOM 1.23-24
INTRODUÇÃO
O apóstolo Paulo falou sobre Onésimo se colocando no lugar dele (Fm 1.17), também falou de Filemom confiando nele quanto ao pedido de libertar Onésimo e o receber como irmão em Cristo (Fm 1.21), agora ele cita obreiros que o ajudaram no ministério de plantação de Igrejas, os valorizando como seus parceiros na misssão, citando nominalmente alguns nomes, Conforme o assunto e tema expostos.
ASSUNTO: AÇÃO DE PAULO COM RELAÇÃO ÀS PESSOAS
TEMA: PAULO VALORIZA PESSOAS QUE COLABORARAM COM SEU MINISTÉRIO: OBREIROS
1. CITA NOME DE EPAFRAS. V.23
Paulo cita Epafras, um dos obreiros que o auxiliaram, conforme observamos: “Saúdam-te Epafras, prisioneiro comigo, em Cristo Jesus” (Fm 1.23). Lições importantes:
A. Epafras era um servo de Cristo. Cl 4.12
Epafras servia ao Senhor Jesus: “Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus”. Lições extraídas: I. Epafras servia como um membro da igreja: “Que é dentro de vós” (v.12). II. Epafras era um servo (Gr. “Douloi”, escravo voluntário): “Servo de Cristo”. III. Epafras servia a Cristo esforçando sempre para fazer o certo: “Se esforça Sobremaneira, continuamente”. IV. Epafras servia a Cristo com uma vida de oração pela Igreja: “nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus”. Epafras buscava servir a Cristo e nós o serviremos também?
B. Epafras era um líder que instruía fielmente as pessoas. Cl 1.7
Este homem ensinava fielmente a palavra de Deus:“Segundo fostes instruídos por Epafras, nosso amado conservo e, quanto a vós outros, fiel ministro de Cristo”. Verdades: I. Epafras instruía com discipulado: Instruídos (Gr. “Emathete”, ensinar discipulo). II. Epafras ensinava com o amor de Deus: Amado: Gr. “Agapetos”, amor sacrificial, de Deus). III. Ele ensinava aos servos de Deus, servindo-os (Gr. “Sindoulos”, servo de servo). IV. Ele ensinava fielmente: Fiel ministro: “Pistos Diakonos”. V. Ensinava para agradar a Cristo e não homens: “Fiel ministro de Cristo”.
C. Epafras aceitou ser preso para ajudar Paulo. Fm 1.23
Epafras aceitou ser preso com Paulo para o servir nas algemas, vejamos: “Saúdam-te Epafras, prisioneiro comigo, em Cristo Jesus” (Fm 1.23). Lições: I. O evangelho traz adversidades aos que o seguem fielmente (Fm 1.23). II. Devemos ser solidários com os servos do Senhor (Fm 1.23). III. Ele foi preso por causa de Cristo e não por fazer coisa errada (Fm 1.23). Epafras foi fiel ao evangelho, até preso foi para ajudar o apóstolo na prisão.
2. ELE CITA OUTROS LIDERES. V.24
Paulo citou outros lideres que estiveram na obra: “Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores” (Fm 1.24). Vejamos um pouco sobre as pessoas citadas por Paulo:
A. Marcos: 1. Útil ao ministério de Paulo: “Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério” (II Tm 4.11). 2. Discipulo de Pedro: “Aquela que se encontra em Babilônia, também eleita, vos saúda, como igualmente meu filho Marcos” (I Pe 5.13). 3. Primo de Barnabé: Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o)” (Cl 4.10), 4. A Igreja funcionava na sua casa em Jerusalém: “Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam” (At 12.12).
B. Aristarco: 1. Sofreu violência junto a Paulo pelo evangelho: “Foi a cidade tomada de confusão, e todos, à uma, arremeteram para o teatro, arrebatando os macedônios Gaio e Aristarco, companheiros de Paulo” (At 19.29), 2. Cooperador de Paulo: “Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores” (Fm 1.24), 3. Foi preso junto à Paulo para ajudar: “Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o)” (Cl 4.10).
C. Demas: 1. Fez parte da Igreja, inclusive da liderança: “Saúda-vos Lucas, o médico amado, e também Demas” (Cl 4.14). 2. porém não era convertido e apostatou: “Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia” (II Tm 4.10).
D. Lucas: 1. Cooperador de Paulo: “Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores” (Fm 1.24). 2. O médico amado: “Saúda-vos Lucas, o médico amado, e também Demas” (Cl 4.14). 3. não abandonou Paulo mesmo quando ele estava condenado á morte: “Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério” (II Tm 4.11).
3. PAULO ENSINA QUE A MOTIVAÇÃO DAS PESSOAS SERVIREM DEVE SER JESUS. V.23
O texto de Paulo a Filemom diz que aquelas pessoas que serviam na obra o faziam “em Cristo Jesus” (v.23), isto indica que quando formos falar ou fazer algo devemos fazer pensando em agradar Cristo e não homens, então necessitamos ser cristocêntricos vejamos algumas verdades.
A. Oferecemos nosso culto por meio de Jesus. Hb 13.15
O nosso culto precisa ser oferecido com a intervenção de Cristo, vejamos: “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome”. Lições: a. Nosso culto somente se realiza se Cristo for o centro (v.15). b. Nosso é culto deve ser feito como um sacrifício, isto é, o melhor (v.15). c. O culto somente pode ser realizado por quem já confessou Jesus (v.15). Cultue a Deus, mas Ele só aceita quem já aceitou seu Filho Jesus!
B. Oferecemos nossas ações por meio de Jesus. Cl 3.17
Quando formos fazer algo devemos buscar seguir a Cristo, vejamos: “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. Lições: a. Tudo que fazemos ou falamos é um culto a Deus (v.17). b. Tudo que falarmos ou fizermos deve ser feito por meio de Jesus (v.17). c. Tudo que falarmos ou fizermos redunda em graças a Deus (v.17).
C. Oferecemos nossas ofertas por meio Jesus. Fp 4.18-19
A nossa oferta devem ser feitas por meio de Cristo, vejamos: “¹⁸ Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. ¹⁹ E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”. Lições: a. As ofertas devem ser dadas em abundância (v.18). b. As ofertas devem ser feitas de forma agradável a Deus (v.18). c. As ofertas dadas retornam em bênção da parte de Cristo (v.19). Quando for ofertar, faça por meio de Jesus, busque fazer para agradá-lo!
APLICAÇÃO 3: Paulo positiva as ações dos obreiros que o auxiliam, dizendo que Epafras e outros obreiros como seus auxiliares como Marcos, Aristarco, Demas e Lucas. Nós precisamos de Deus, mas também precisamos de gente, a vida em sociedade e com auxílio mútuo é necessário para vivermos bem em sociedade, na igreja não é diferente. Nós vimos em uma parte desta mensagem que tudo que formos fazer, deve ser para Jesus, Nele recebemos certeza de vida eterna!
AUTOR: Pastor Veronilton Paz
Nenhum comentário:
Postar um comentário