Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM FILEMOM 1.25

TEXTO: FILEMOM 1.25

INTRODUÇÃO

Estamos observando a ação de Paulo com algumas pessoas, ja vimos sua ação e reação com respeito ao Onésimo assumindo sua dívida e dando crédito ao seu testemunho (vv.17-19), também observamos sua açao e reação com relação ao Filemom confiando na sua pessoa (vv.20-22), explicamos também sua ação e reação de reconhecimento do trabalho dos obreiros que o auxiliavam, neste momento enfatizaremos a ação de Paulo desejando a graça de Jesus sobre todos.

ASSUNTO: AÇÃO DE PAULO COM RELAÇÃO À TODAS AS PESSOAS

TEMA 4: PAULO DESEJA QUE A GRAÇA ALCANÇE PESSOAS!

1. A SUA SAUDAÇÃO ENFATIZA A GRAÇA COMO RAIZ DA SALVAÇÃO. V.25a

Paulo traz no final esta saudação exaltando a graça de Cristo como causa da salvação, segundo está escrito: “A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito”. Sobre esta graça bendita podemos aprender algumas lições expostas a seguir.

A. A graça é a causa da nossa salvação. Ef 2.8-9

A Graça de Deus é salvadora a nós: “⁸ Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; ⁹ não de obras, para que ninguém se glorie”. Lições: A Graça causa a salvação (v.8). II. A graça traz a fé ao coração (v.8). III. A graça indica que a salvação é um presente de Deus sem obras meritórias (vv.8-9). Deus salva pecadores que não merecem nada!

B. A graça é a causa da vida na terra. Mt 5.45

Deus na sua graça faz a vida ocorrer na terra, vejamos: “Para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos”. Lições importantes: I. Deus por sua graça (comum) ama todos (Mt 5.46). II. Deus por sua graça (comum) abençoa a todos (Mt 5.45). III. Deus por sua graça (comum) age para que seus filhos o imitem (Mt 5.45). Deus estende sua bondade sobre todos e lhes enche de bens!

C. A graça é a causa de termos vida cristã. Gl 1.15-16

Nós servimos a Cristo porquê Ele agiu em nós, observemos: “¹⁵ Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve ¹⁶ revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue”. Verdades extraídas: I. A vida cristã do salvo é fruto da graça soberana de Deus que já o separou antes de nascer (v.15). II. A vida cristã do salvo aconteceu por Deus revelou seu Filho ao seu coração (v.16). III. A vida cristã do salvo o qualifica a pregar o evangelho (v.16). A salvação e caminhada aqui diante de Deus, dependem da obra soberana Dele!

2. A SUA SAUDAÇÃO EXALTA A CRISTO COMO AUTOR DA GRAÇA. V.25b

Paulo vai tratar aqui sobre a autoria da graça, não é a igreja, os apóstolos, profetas, mas o próprio Jesus, vejamos: “A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito”. A graça é trazida por Jesus (Jo 1.17), sobre esta graça de Jesus podemos observar algumas verdades nas Escrituras, expostas a seguir.

A. A graça de Jesus salvou os crentes tanto do Antigo como do Novo Testamento. At 15.11

Todas as pessoas em todas épocas foram, são e serão salvas pela graça de Jesus, vejamos: “Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram”. Lições aprendidas: A. Todos os que foram salvos antes de Cristo, foram salvos pela graça Dele (v.11). B. Todos os que foram salvos na época de Cristo foram salvos pela graça do Senhor (v.11). C. Todos os que serão salvos em qualquer época foram salvos pela graça de Jesus (Ap 7.9). A graça de Jesus sempre será o motivo da salvação!

B. A graça de Jesus nos salva gratuitamente e habilita para uma vida de boas obras. Ef 2.10

A graça não apenas salva, mas prepara o salvo para viver uma vida que agrada a Deus, confiramos: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. Aplicações: A. O salvo é feitura de Deus - Gr. “Poiema”, Poema, obra (v.10). B. O salvo é uma nova criação em Cristo (Gr. “Ktisthentes”: VP, tendo sido criado) em Cristo (v.10). C. O salvo tem o seu coração disposto por Deus para as boas obras: Preparar de antemão: Gr. Prôtomaisen”, preparado previamente; andar nelas: Peripatesômen, dever de praticar. (v.10; Fp 2.13; Is 26.12).

C. A graça de Jesus é maior do que qualquer pecado. Rm 5.20

O homem trouxe a maior tragédia que foi o pecado, mas Deus trouxe a graça que é superior, observemos: “Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça”. Ensinos importantes: A. A lei serviu para mostrar a grande e malignidade do pecado (v.20). B. O pecado da humanidade é avultante (Gr. “Pleonase”, grande, profundo, poço de lama) (v.20). C. A graça de Deus é maior do que o pecado (Gr. Hypereperisseusen”, superabundante, extremamente maior) (v.20). A graça de Deus é maior do que o seu pecado, basta que você se arrependa, largue o pecado e se entregue a Cristo!

3. A SUA SAUDAÇÃO EXALTA A MUDANÇA INTERIOR QUE A GRAÇA TRAZ. V.25c

Paulo vai enfatizar o local da ação da graça que é no interior da pessoa, conforme está escrito: “A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Sobre esta mudança interior iremos extrair algumas lições.

A. A mudança de vida começa no interior com um novo coração. Ez 36.26

Para que a mudança trazida pela graça aconteça no nosso coração, Deus nos dá um coração novo, vejamos: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne”. Verdades aplicadas: a) Deus com o novo coração nos dá ânimo novo (v.36). b) Deus com o novo coração retira a dureza de coração (v.26). c) Deus com o novo coração nos dá sensibilidade à sua voz (v.26). Você já recebeu um novo coração, se não podes receber ainda hoje! Peça a Deus e Ele dá!

B. A mudança de vida começa no interior, com um coração tocado pelo Senhor. Sl 119.36

Deus faz uma mudança interior agindo no nosso coração, segundo está está escrito: “Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiça”. Aplicações práticas: a) Deus é quem inclina o nosso coração à sua vontade (v.36). b) Deus inclina nosso coração à sua revelação escrita (v.36). c) Deus inclina nosso coração para longe do pecado (v.36). Deus executa esta mudança, agindo no nosso coração. Já teve seu coração tocado por Deus? O que espera para dar a Ele o seu coração?

C. A mudança de vida começa no interior, com um coração inteiramente do Senhor. I Rs 15.14b

A Escritura afirma que nosso coração precisa ser totalmente do Senhor, vejamos: “[...] o coração de Asa foi, todos os seus dias, totalmente do Senhor”. Verdades aprendidas: a) Deus vai ao encontro do coração do homem (v.14). b) Deus quer que o coração seja dele todos os dias (v.14). c) Deus quer um coração totalmente Dele (v.14). Seu coração precisa ser totalmente do Senhor, para isso precisas estar em Cristo!

APLICAÇÃO 4: A saudação de Paulo traz a graça como raíz da salvação, Cristo como autor da graça e salvação, e a mudança interior no coração causado pela graça. Quem é alcançado pela graça deve anunciar a graça, vamos fazer isso irmãos? Ninguém é salvo por merecimento, é tudo pela graça, basta se entregar a Cristo, Ele traz a salvação e transforma o coração, renda-se a Cristo ainda hoje e receba Dele certeza de vida eterna, uma transformação interior e mudança de vida. Você quer?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário