Total de visualizações de página

domingo, 17 de setembro de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM FILEMOM 1.20-22

TEXTO: FILEMOM 1.20-22

INTRODUÇÃO

Paulo vai continuar demonstrando sua ação e reação com relação as pessoas, primeiro ele falou sobre Onésimo se colocando no lugar dele, dando um voto de confiança e assumindo sua dívida. Agora vai tratar sobre Filemom, demonstrando a sua confiança nele. Sobre isso veremos algumas lições sob o tema e assunto expostos

ASSUNTO: AÇÃO DE PAULO COM RELAÇÃO ÀS PESSOAS

TEMA 2: PAULO DEMONSTRA CONFIANÇA EM OUTRA PESSOA: FILEMOM

1. ELE ESTAVA CERTO QUE SERIA ATENDIDO POR FILEMOM. VV.20-21

Paulo acreditava em Filemom na sua prontidão em atendê-lo, vejamos: 20 Sim, irmão, que eu receba de ti, no Senhor, este benefício. Reanima-me o coração em Cristo. 21 Certo, como estou, da tua obediência, eu te escrevo, sabendo que farás mais do que estou pedindo” (vv.20-21). algumas verdades:

A. Paulo solicitou um benefício ao Filemom: “Sim, irmão, que eu receba de ti, no Senhor, este benefício”.

Ao solicitar aquele benefício ao Filemom ele demonstra algumas lições: 1. Ele não passou por cima da autoridade de Filemom que era senhor de Onésimo. 2. Ele não foi orgulhoso, pediu o benefício ao invés de mandar. 3. Paulo reconhece que aquele benefício ele receberia por causa do Senhor. Ao solicitar o benefício, Paulo reconhecia que precisava de Filemom e que não sobrevivia sozinho!

B. Paulo teria seu coração reanimado com o benefício: Reanima-me o coração em Cristo

O pedido de Paulo traz uma motivaçao, que era trazer um ânimo novo ao seu coraçao, nós podemos observar que quando fazemos um benefício para um obreiro, reanimamos seu coração. Obreiros precisam de pessoas que o ajudem a ter ânimo, quando você coopera com a obra, está animando o coração do obreiro, mas quando você fica desatento no culto, atrapalha, mexe em celular durante o culto, não se dispôe a evangelizar, discipular, está desanimando o coração do obreiro e Deus irá cobrar você! Faça como Filemom, ajude a obra!

C. Paulo confiava na obediência de Filemom: “Certo, como estou, da tua obediência”

Paulo confiou que Filemom iria fazer o que ele pediu, para nós vivermos relacionamentos saudáveis, precisamos ter confiança, se não a tivermos, não temos mais nada. Quando a Bíblia diz que maldito o homem que confia no homem (Jr 17.5-8) está tratando de confiança para salvação e não que você não deve confiar nas pessoas no dia adia. Filemom era uma pessoa tão confiável que Paulo antes dele responder já confiou na sua obediência de libertar Onésimo e o receber na igreja. Seja uma pessoa confiável como Filemom foi!

D. Paulo esperava receber mais do que estava pedindo: “Eu te escrevo, sabendo que farás mais do que estou pedindo”.

O apóstolo aqui traz a informação de que sabia que Filemom iria fazer mais do que estava esperando, você pode fazer mais do que está fazendo, então faça. Filemom era um servo de Deus que buscava fazer o que estivesse ao seu alcance para obra do Senhor. Deus nos usa e nos convida a fazer mais, ter mais empenho. Você pode, ao invés de vir apenas aos cultos, evangelizar pessoas, dar estudo bíblico, discipular pessoas para que elas conheçam a Cristo. Você pode fazer mais do que está fazendo. Podemos contar com você?

2. ELE ESTAVA CERTO DA HOSPITALIDADE DE FILEMOM. V.22

Paulo trata de um ensino muito importante que é a hospitalidade, isto é, receber com amor as pessoas, vejamos: “E, ao mesmo tempo, prepara-me também pousada, pois espero que, por vossas orações, vos serei restituído”. O termo hospitaleiro (Gr. “Philoxenoi”) significa amor aos estranhos/estrangeiros. Receber bem as pessoas em nossa casa, local de trabalho, igreja, é acolher pessoas estranhas com amor.

A. A hospitalidade é um dom de Deus. Rm 12.13

A hospitalidade cristã é uma dádiva do Espírito Santo, pois Paulo fala no contexto de dons: “Compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade” (Rm 12.13). Lições importantes: I. O dom da hospitalidade deve ser compartilhado (v.13). II. O dom da hospitalidade deve ser para quem tem necessidade (v.13). III. O dom da hospitalidade não é para esconder, mas praticar (v.13). A hospitalidade é um dom de Deus, Cristo é hospitaleiro, não expulsa que vem a Ele (Jo 6.37). E nós o que faremos?

B. A hospitalidade estava presente na vida de Filemom. V.22

Paulo enfatiza a hospitalidade de Filemom, vejamos: “E, ao mesmo tempo, prepara-me também pousada, pois espero que, por vossas orações, vos serei restituído”. Verdades fundamentais: I. Filemom era hospitaleiro aos obreiros (v.22). II. Filemom era hospitaleiro com a igreja em sua casa (Fm 1.2). III. Filemom era hospitaleiro com todos os irmãos (Fm 1.5). Filemom foi hospitaleiro com as pessoas e você tem sido?

C. A hospitalidade precisa está presente na vida da Igreja. I Pe 4.9

A Escritura apresenta a verdade de termos uma Igreja hospitaleira, vejamos: “Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração”. Verdades investigadas: I. Hospitalidade é uma ação mutua (v.9). II. Hospitalidade é amar os outros e lhe acolher: Hospitaleiro é amar o estranho, quem ama acolhe. III. Hospitalidade deve ser feita sem reclamar (v.9). Você como membro dessa igreja tem sido hospitaleiro, aberto sua casa para fazer evangelismo, tem recebido bem os visitantes na igreja ou nem levanta para falar com eles?

3. ELE ESTAVA CERTO DAS ORAÇÕES DE FILEMOM. V.22

Paulo enfatiza a vida de oração de Filemom, observemos: “E, ao mesmo tempo, prepara-me também pousada, pois espero que, por vossas orações, vos serei restituído. Oração (Gr. “Proseuchôn”, oração, prece), vem do mesmo radical de adoração, quem ora, adora. Algumas verdades sobre a oração:

A. Orar é uma ordem de Deus para o nosso bem e para o bem da Igreja. I Ts 5.17

Deus ordena que o crente ore, conforme está escrito: “Orai sem cessar”. I. Orar é uma ordem (v.17). II. Orar é um exercicio constante (v.17). III. oração se faz somente a Deus (Jr 29.12). Orar faz bem e nos enleva a Deus! Ore sempre ao Senhor, pois crente que não ora está pecando, pois deixar de orar é pecado (I Sm 12.23). Cadê você nos cultos de oração e consagração, vem orar crente!

B. Orar fazia parte da vida de Filemom tanto por si como pelos outros. V.22

A Escritura afirma que Filemom orava por Paulo, vejamos: “E, ao mesmo tempo, prepara-me também pousada, pois espero que, por vossas orações, vos serei restituído. Ensinos autênticos: I. Oração é um exercicio espiritual na vida do salvo (v.22). II. A oração tem resposta (v.22). III. oração não é egoísta, deve-se fazê-la pelos outros (v.22). Não ore apenas por si, ore pelos outros também!

C. Orar deve estar na vida de cada crente durante toda a sua vida. Ef 6.18

O crente deve orar durante toda a sua vida, conforme observamos: “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”. Ensinos extraídos: I. Quanto mais oração é melhor (v.6). II. Oração é durante todo tempo (v.6). III. Oração é feita no poder do Espirito (v.6). IV. Orar deve ser seguido de vigilancia e perseverança (v.6). V. Deve-se orar por todos os irmãos (v.6). Oremos sempre em todos os momentos bons ou ruins, busquemos ao Senhor!

APLICAÇÃO 2: Paulo confiou que Filemom atenderia ao seu pedido; teria hospitalidade e orava por ele. Devemos ser confiáveis e ter a confiança das pessoas. Ser hospitaleiros, receber bem as pessoas em casa e na Igreja saudar os visitantes, ir até onde eles estão, dar um aperto de mão ou um abraço, devemos lembrar de orar por nós e pelos irmãos. Você é uma pessoa confiável, hospitaleira e tem vida de oração? Se não comece agora. Jesus é hospitaleito, Ele acolhe e não rejeita qualquer pessoa que venha a ele arrependida, entregue-se a Jesus hoje e Ele te recebe e oferece certeza de vida eterna. você quer?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário