Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de agosto de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ATOS 16.6-10 (AS CARACTERÍSTICAS DA IGREJA MISSIONÁRIA - PARTE III)

TEXTO: ATOS 16.6-10

INTRODUÇÃO

A Igreja de Cristo é uma instituição comissionada pelo Senhor para executar o seu plano missionário de alcançar os povos, as diretrizes desse plano são colocadas pelo próprio Deus, nós estamos trabalhando uma série de mensagens sobre a temática de missões, isso faremos tendo como base a temática recorrente nos estudos anteriores.

TEMA: CARACTERÍSTICAS DA IGREJA NA MISSÃO (PARTE III)

1. A IGREJA DEVE SER CONTROLADA PELO ESPÍRITO SANTO NA MISSÃO. VV.6-7

1.1 O Espírito Santo orienta quando pregar ou não. VV.6-7

O Espírito Santo é o executivo da missão, Ele diz quando você deve ou não pregar:6 E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, 7 defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu”. I. Eles queriam entrar em algumas cidades (v.6a, 7a). II. O Espírito Santo os impediu de pregar naquele momento (6-7). III.O Espírito Santo é soberano na obra missionária (v.6-7; Jo 3.8). Quando Ele mandar falar ou calar, obedeça!

1.2 O Espírito Santo orienta o que pregar. Lc 4.18

O Espírito diz qual o conteúdo da pregação: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos”. I. Devemos pregar o evangelho (Gr. “Euangelisasthai”, pregar boa nova). II. Devemos pregar a verdadeira libertação em Cristo (v.18; Jo 8.32,36). III. Devemos pregar restauração da visão para os cegos espirituais (v.18). Não crie conteúdo para pregação, o Espírito Santo já fez na Bíblia, como diz Calvino: “A Bíblia é a biblioteca do Espírito Santo”.

1.3 O Espírito orienta a quem pregar. At 8.12

O Espírito orienta qual o público da pregação: “Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres”. I. Homens e mulheres precisam ouvir o evangelho (Mc 16.15). II. Ambos sao pecadores (Rm 3.23). III. Ambos caminham para condenação: A pessoa que vive pecando está condenada (Tt 3.11). IV. Ambos precisam ouvir o evangelho para crer e serem salvos (Jo 20.30-31). Pregue a quem você for mandado, o Espírito é soberano no envio!

2. A IGREJA DEVE SER ORIENTADA PARA IR AOS NECESSITADOS. VV.8-9

2.1 Os necessitados estão nos lugares para os quais devemos ir. VV.8-9a

Há lugares que precisamos ir em busca dos necessitados de salvação: 8 E, tendo contornado Mísia, desceram a Trôade. 9 À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé [...]”. I. As pessoas estão nas cidades, vilas e povoados: Mísia, Trôade, Macedônia (v.8-9). II. Deus nos orienta por onde começar: Macedônia (v.9). III. Devemos ir até eles: “Passa à Macedônia e ajuda-nos (v.9). Vamos começar? Quem está conosco nessa?

2.2 Os necessitados estão precisando da nossa ajuda. V.9b

As pessoas estão precisando de ajuda espiritual e até física: “À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos”. I. Orientação Divina: Paulo teve uma visão (v.9). II. Pressa para fazer a obra: O varão estava em pé (v. 9). III. Necessidade da obra: Clamor da macedônia (v.9). Vamos até eles levar-lhes as novas de amor que precisam?

2.3 Os necessitados estão clamando por ajuda da nossa parte. V.9c

Há necessitados que chamam por nossa ajuda: “À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos”. I. O varão estava rogando (Gr. “Parakalon, implorando desesperado). II. O varão estava pedindo ajuda (Gr. “Boetheson”, solucionar, ajudar, encerrar problema). III. O varão macedõnio continua clamando hoje: Boa Esperança, Ebenezia, Amorim, Bairro São Francisco dizendo passa até nós e ajuda-nos! E nós que faremos?

3. A IGREJA DEVE SER OBEDIENTE AO CHAMADO DE DEUS. V.10

3.1 A Igreja deve obedecer imediatamente ao chamado de Deus. V.10a

A obediência ao chamado é questão de conversão: “Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho”. I. Paulo diz que foi imediatamente (Gr. “Euthos”, mesmo instante (v.10). II. A pregação do evangelho quer pressa, macedônios estão se perdendo por causa da despreocupação da igreja. III. A igreja deve sair para pregar imediatamente ao ouvir o chamado de Deus. “Todo coração com Cristo é um missionário; todocoração sem Cristo é um campo missionário” (A. Duffer). Qual destes é você?

3.2 A Igreja deve obedecer seguindo um plano de Deus. V.10b

Deus já tem um plano na obra, basta seguir: “Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho”. I. Paulo conclui que Deus estava lhe chamando para Macedônia. II. Paulo Conclui isso e partiu em obediência à orientação divina. III. A Escritura já nos orienta a pregar, iremos ou não? Deus enviou segundo um plano dele, não queira inventar subterfúgios ao plano dele, simplesmente siga o plano Dele.

3.3 A Igreja deve obedecer anunciando o evangelho. V.10c

A obediência ao chamado é a pregação: “Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho”. I. Paulo não foi para Macedônia fazer turismo, mas pregar o evangelho. II. Paulo ao ouvir Deus falar, Ele não pensou no seu sustento, nem se lá tinha benesses, Ele foi obedecendo à visão, pregar o evangelho. III. Paulo anunciou o evangelho, nós o que faremos? Pregue o evangelho com as suas palavras e viva este evangelho de tal forma que as pessoas vejam Cristo em você (C.S. Lewis).

CONCLUSÃO

Concluindo a mensagem queremos lembrar que as características da Igreja missionária vistas aqui são: Ser controla pelo Espírito Santo; Orientada para ir aos necessitados e; ser obediente ao chamado. Nenhuma igreja fazz missões se ela estiver cheia do Espírito Santo, para isso precisa ler a Bíblia, orar, congregar, consagrar-se a Deus. A Igreja nçao foi chamada para trabalhar apenas para dentro, precisa sair para fora, ir aos perdidos que necessitam de salvação, quando a Igreja faz trabalho apenas para seus membros e não busca os perdidos, ela adoece. A obediência ao chamado envolve obediência ao chamado de ir em busca dos perdidos, se um pastor e igreja não seguem em busca de vidas para Cristo, perdeu o sentido de ser igreja.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário