TEXTO: FILEMON 1.1-3
INTRODUÇÃO
Paulo escreveu esta carta por volta do ano 60 d. C. para solicitar a libertação de Onésimo, um escravo que havia fugido e roubado seu senhor chamado Filemom. A carta foi escrita na primeira prisão de Paulo em Roma. A Bíblia Genebra traz a seguinte esboço: 1. Saudações Iniciais (vv.1-3); 2. Ações de Graças (vv.4-7); 3. Intercessão por Onésimo (vv.8-21) e; 4. Pedidos Finais e conclusão (vv.22-25). O trecho da carta que iremos trazer hoje faz algumas lições exposta a partir do tema exposto.
TEMA: FILEMON, A CARTA DA RESTAURAÇÃO
1. A AUTORIA DA CARTA É HUMANA V.1
1.1 Paulo, o que prendia os cristãos antes, agora prisioneiro. V.1a
Vejamos o que Paulo fala sobre si mesmo: “Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus [...]”. I. O autor usava seu nome romano para pregar aos romanos: “Paulo” (v.1). Devemos usar meios para ganhar almas. II. Ele estava preso em Roma por causa do evangelho: “Prisioneiro” (V.1). Pregar a verdade atrai ódio dos ímpios. III. Ele cria no propósito supremo na sua prisão: “Prisioneiro de Cristo Jesus” (v.1). Toda a guarda pretoriana foi evangelizada e demais pessoas (Fp 1.12-13), o evangelho entrou na casa de César (Fp 4.22).
1.2 Timóteo, irmão em Cristo. V.1b
Ainda é citado outro autor que é Timóteo, vejamos: “[...] e o irmão Timóteo [...]” (v.1b). I. O autor Timóteo era um crente fiel: (I Tm 1.2). Paulo chama Timóteo de verdadeiro filho na fé, foi ganho para Cristo, teve uma verdadeira conversão. II. Timóteo era um pastor ordenado pelo presbitério: “Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério” (I Tm 4.14). Ele se tornou um pastor ainda jovem, não abriu mão do seu chamado, você tem chamado para a obra? Não abra mão. III. Timóteo era um irmão em Cristo (v.1b). Antes de ser um auxiliar, um pastor, ele era crente, um irmão!
2. DESTINATÁRIOS DA CARTA: UMA FAMÍLIA. VV.1-2
2.1 Filemon, o colaborador da obra. V.1c
Filemon é chamado por Paulo de colaborador, observemos: “[...] ao amado Filemom, também nosso colaborador”. O termo Colaborador (Gr. “Synergon”, Co-trabalho, cooperador) é: A. Cooperador da obra de Deus: “De Deus somos cooperadores” (I Co 3.9). B. Cooperador nas lutas da obra de Deus: “Epafrodito é irmão, cooperador e companheiro de lutas” (Fp 2.25). C. Cooperador dos que fazem a obra: “Tito, meu companheiro e cooperador convosco” (II Co 8.23). Você coopera com a obra ou a atrapalha?
2.2 Áfia e Arquipo companheiro nas lutas. V.2a
Paulo inclui na carta a esposa e filho de Filemon, vejamos: “E à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas”. Lições: A. Afia (Promotora), esposa de Filemom, era promotora da obra (v.2). B. Arquipo, filho de Filemon era um companheiro de Paulo e ministro do Evangelho (v.2; Cl 4.17). C. Ter a família envolvida com a Igreja é uma grande bênção: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15). Você irmão que tem esposa crente, glorifique a Deus e a valorize, você esposa que tem esposo crente, valorize!
2.3 A Igreja de Cristo que se reúne com eles. V.2b
A Igreja de Cristo se reunia na casa deles “[...] e à igreja que está em tua casa”. Verdades: A. A Igreja sempre se reuniu nos lares (V.2b). B. A Igreja sempre se reuniu no cenáculo: “20 No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite. 8 Havia muitas lâmpadas no cenáculo onde estávamos reunidos” (At 20.7-8). C. A Igreja sempre se reuniu para cultuar: “Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais” (Ef 5.19). Além das reuniões da Igreja no primeiro dia da semana para partir o pão, tinha também nos lares, sua casa pode ser um ponto de pregação para evangelizar seus vizinhos. Quem vai fazer da sua casa um ´ponto de pregação para que parentes e vizinhos sem evangelizados? Vai aceitar o desafio?
3. O CONTEÚDO DA CARTA: AÇÃO DIVINA. V.3
3.1 O conteúdo do evangelho é gracioso. V.3
Paulo na saudação enfatiza o evangelho como sendo gerado pela graça: “Graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”. Licões: a. A graça de Deus é rica em Jesus: “No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça” (Ef 1.7). b. A graça de Deus é a causa da salvação: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8). c. A graça de Deus é transbordante: “Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus” (I Tm 1.14). O evangelho é totalmente graça!
3.2 O conteudo do evangelho resulta na paz com Deus. V.3
A Escritura trata sobre a graça: “Graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”. Verdades: a. A paz de Deus é o resultado da salvação (v.3). b. A paz de Deus excede todo o entendimento: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4.7). c. A paz de Deus somente pode ser recebida em Jesus: “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade” (Ef 2.14).
3.3 O conteúdo do evangelho é trazido por Deus. V.3
graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”. Verdades fundamentais: a. O conteudo do evangelho é salvação de Deus em Cristo para pecadores: “Fiel é a Palavra e digna de toda aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores dos quais eu sou o principal” (I Tm 1.15). b. O conteudo do evangelho é salvação que Deus mantém em pecadores em cristo: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós, há de concluí-la até o dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6). c. O conteudo do evangelho é salvação que se recebe unicamente pela fé em Jesus: “Concluimos que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei” (Rm 3.28).
CONCLUSÃO
A autoria da carta é humana: Paulo e Timóteo, pois Deus usa homens para nos transmitir a sua vontade. Destinatários da carta: Filemon, Áfia (esposa) e Arquipo (filho). Deus quer usar a família para ganhar o mundo para Cristo. Consagre seus filhos a Deus para serem ministros do evangelho e suas filhas para ser missionárias. O conteúdo do evangelho apresenta a graça de Deus em nosso favor para a salvação e a paz que vem ao nosso coração quando aceitamos Jesus. Você teve um encontro com Cristo? Já tem certeza de vida eterna? Se sua resposta é positiva, consagre sua vida a este Deus, se a sua resposta é negativa, renda seu coração a Cristo ainda hoje e você receberá a certeza plena de vida eterna. Você quer isso para a sua vida?
AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário