Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de junho de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM FILEMOM 1.11-14

TEXTO: FILEMOM 1.11-14

INTRODUÇÃO

Paulo vai tratar sobre Onésimo, falando sobre o encontro que ele teve com Cristo, afirmando que, de fato, houve uma mudança radical na vida daquele escravo fujão e ladrão, pois agora era convertido, tendo a vida mudada por Jesus. Paulo tratou não do passado de Onésimo,mas do seu presente em Cristo. Veremos algumas verdades a partir do do assunto e tema expostos.

ASSUNTO: FILEMOM, A CARTA DO TRATO CRISTÃO!

TEMA 2: A MANEIRA QUE ELE FALA DE ONÉSIMO

1. TEVE A VIDA MUDADA PELO EVANGELHO. V.10-11

Paulo afirma a mudança que o evangelho trouxe na vida de Onésimo, vejamos: 10 sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas. “11 Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim”. (vv.10-11), Paulo pregou para ele (v.10), se converteu a Cristo (v.10), foi transformado de inútil em útil (v.11), sobre a mudança que o evangelho traz, aprenderemos algumas verdades:

I. A vida do homem é mudada quando tem um encontro com Cristo. II Co 5.17

Quando conhecemos Jesus há uma mudança espiritual: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. Verdades: I. O evangelho muda a vida de quem está em Cristo (v.17). II. O evangelho muda as pessoas gerando uma nova criação (v.17). III. O evangelho muda a vida das pessoas apagando todo seu passado e tornando uma nova pessoa (v.17). Quer ser uma nova pessoa e ter todo o seu passado apagado, receba Jesus!

II. A vida do homem é mudada através de uma ação do Espírito Santo. Tt 3.5

O Espírito Santo realiza uma mudança espiritual em nós: “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”. Lições: A. A mudança do evangelho não é por obras meritórias (v.5). B. A mudança do evangelho é por misericórdia de Deus (v.5). C. A mudança do evangelho traz salvação pela regeneração operada pela Espírito Santo (v.5). Convide o Espírito Santo para realizar uma mudança interior em você!

III. A vida do homem é mudada de uma vez por todas para salvação. Hb 9.12

Cristo com a mudança de vida ocorrida em nós nos salva eternamente: “Não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção”. Aplicações: a. O sacrificio de Cristo é superior aos do VT para mudar vida de pessoas (v.12). b. O sacrificio de Cristo o atestou como nosso Sumo Sacerdote no Santo dos Santos (v.12). c. O sacrifício de Cristo nos garante eterna redenção de uma vez por todas (v.12).

2 ELE TORNOU-SE UM IRMÃO AMADO. V.12

Paulo amou Onésimo de coração, como irmão em Cristo: “Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu próprio coração”. Ele teve uma conversão e se tornou um irmão em Cristo (v.16),vejamos algumas verdades sobre ser um irmão em Cristo:

A. O homem se torna irmão ao integrar a família de Deus. Ef 2.19

Um convertido passa a integrar uma grande familia que pertence a Deus, a Igreja: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus”. Verdades fundamentais: A. O homem antes de Cristo é estrangeiro com respeito ao povo de Deus (v.19). B. O homem antes de conhecer a Jesus ele é peregrino com respeito ao povo de Deus (v.19). C. O homem quando conhece a Cristo se torna integrante do povo de Deus, sua familia (v.19). Quem é irmão, quer ser parte da Igreja!

B. O homem que se torna irmão em Cristo deve fazer a vontade de Deus. Mt 12.50

Alguém que é convertido busca obedecer a vontade de Deus: “Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe”. Lições: I. A família espiritual de Jesus é maior que sua família carnal (Mt 12.46-48). II. A família espiritual de Jesus está sempre aos pés de Jesus (Mt 12.49). III. A familia espiritual de Jesus busca obedecer a vontade de Deus (v.50).

C. O homem que se torna irmão em Cristo deve amar os demais irmãos. I Jo 4.20

“Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”. a. Devemos amar a Deus (v.20). b. Devemos amar aos irmãos (v.20). c. Devemos amar aos irmãos ou nosso amor a Deus é falso (v.20).

3 TORNOU-SE UM AUXILIAR DE PAULO NA PRISÃO. V.13-14

Paulo desejava ter Onésimo como seu ajudante na prisão: 13 Eu queria conservá-lo comigo mesmo para, em teu lugar, me servir nas algemas que carrego por causa do evangelho; 14 nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade”. Você pode auxiliar no Reino de Deus. Vejamos algumas lições sobre isso:

A. Um cristão é chamado para auxiliar na obra missionária. At 13.5

João Marcos auxiliou na obra missionária: “Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas judaicas; tinham também João como auxiliar”. Verdades I. Barnabé e Saulo foram escolhidos pelo Espírito Santo para a obra (At 13.1-2). II. Barnabé e Saulo, enviados pelo Espírito Santo, sairam anunciando a Palavra de Deus (At 13.3-4). III. Barnabé, na obra missionária, tinham João Marcos como auxiliar da obra missionária (At 13.5; 15.39). Paulo no fim da vida reconheceu o valor de Marcos (II Tm 4.11).

B. Um cristão é chamado para auxiliar nas necessidades dos obreiros. Fp 2.25

Os obreiros precisam de ajudantes que os auxiliem: “Julguei, todavia, necessário mandar até vós Epafrodito, por um lado, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas; e, por outro, vosso mensageiro e vosso auxiliar nas minhas necessidades”. A. Epafrodito era um crente em Cristo: Irmão (v.25). B. Epafrodito era um cooperador e companheiro na obra (v.25). C. Epafrodito era um auxiliador nas necessidades de Paulo (v.25). Você tem se unido aos obreiros na pregação do evangelho? Se não, comece agora!

C. Um cristão é chamado para auxiliar no corpo que é a Igreja. Ef 4.16

O cristão precisa auxiliar na Igreja: “De quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor”. Aplicações básicas: a. O cristão quer quer auxiliar no corpo, que é a Igreja, deve se ajustar a ela e não o contrário (v.16). b. O cristão quer quer auxiliar no corpo, que é a Igreja, deve buscar a unidade para o corpo funcionar corretamente (v.16). c. O cristão quer quer auxiliar no corpo, que é a Igreja, deve buscar seu crescimento e edificação (v.16). Você auxiliar ou atrapalha a Igreja?

APLICAÇAO 2: Paulo afirma sobre Onésimo que ele teve sua vida mudada pelo evangelho, se tornou um irmão em Cristo e passou a ser um auxiliador a obra de Cristo. Sua vida já foi mudada pelo evangelho? Você já é um convertido, um irmão em Cristo? Se tudo isso já aconteceu na sua vida,você precisa auxiliar na Igreja, pregando o evangelho, orando pelos irmãos, lutando pela unidade da Igreja, evangelizando. O que espera para começar? Se você ainda não teve a vida alcançada pelo evangelho, não tem certeza de vida eterna, precisas ter um encontro verdadeiro com Cristo. Você gostaria de ter certeza de vida eterna? Precisas render a vida a Cristo. Quer fazer isso hoje, queremos orar por e com você!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário