Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de junho de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM FILEMOM 1.4-7

TEXTO: FILEMOM 1.4-7

INTRODUÇÃO

O termo dar Graças vem do grego “Eucharistô” e significa ser grato, demonstrar gratidão. Paulo continua nesta carta ao escrever para Filemom pedindo a libertação do escravo Onésimo, ele faz questão de ser grato a Deus pela vida daquele irmão, nós iremos extrair algumas lições retiradas a partir do tema exposto.

TEMA: FILEMOM, A CARTA DA GRATIDÃO

1. PAULO AGRADECIDO ORA POR FILEMOM. V.4

1.1 Oração de gratidao a Deus. V.4a

O texto nos diz que Paulo na sua oração era grato, vejamos: “Dou graças ao meu Deus [...]” (v.4a). .I. A Gratidão é ordenada pelo Senhor: “Sede agradecidos” (Cl 3.15). II. A gratidão nos faz ser parecidos com Jesus: Jesus levantando os olhos para o céu, disse: - Pai, Graças te dou porque tu me ouves” (Jo 11.41). III. A gratidão tem como ponto de partida Deus (v.4a). Quando for orar, não apenas peça, lembre de ser grato a Deus!

1.2 Oração constante ao Senhor. V.4b

Paulo trata da oração como algo constante, vejamos: “[...] lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações”. Lições importantes: I. A oração constante é a que é respondida:1 Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer. 7 Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?” (Lc 18.1,7). II. A oração constante é que é feita com fé sem duvidar:6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa” (Tg 1.6-8). III. A oração constante é que demonstra sua fé: “E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis” (Mt 21.22). Precisamos orar constantemente, abandonar a preguiça e indolência e trocar pela oração.

1.3 Oração pelos outros e não somente por nós mesmos. V.4c

Observamos aqui o trecho onde trata da oração pelos outros, vejamos: “[...] lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações” (v.4c). Verdades extraídas: I. Um dos mandamentos mútuos é de orar uns pelos outros (v.4c). II. A oração feita pelos irmãos aumentam a unidade da Igreja: “Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (At 1.14). III. A oração em favor dos outros demonstra empatia com o outro (v.4c). Lembre de orar pelos outros e não apenas por você!

2. PAULO AGRADECIDO DESTACA A VIDA ESPIRITUAL DE FILEMOM. V.5

2.1 Ele tinha uma vida espiritual evidente. V.5a

Paulo tinha certeza de que a vida cristã de Filemom era verdadeira, conforme está registrado: “Estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos” (v.5a). As pessoas precisam estar cientes do nosso cristianismo. Será que eles estão vendo isso na nossa vida?

2.2 Ele demonstrava que amava ao Senhor Jesus. V.5b

A Palavra de Deus afirma o amor que Filemom tinha por Cristo, vejamos: “Estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos” (v.5b). Lições extraídas: A. O amor ao Senhor se demonstra na obediência: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (Jo 14.15). B. O amor ao Senhor deve nos levar à adoração: “Ao Senhor teu Deus adorarás e somente a Ele darás culto” (Mt 4.10). C. O amor ao Senhor nos leva a amar os irmãos (v.5). Ame Jesus mais do que tudo nesta vida e seja salvo!

2.3 Ele tinha uma fé confiante no Senhor Jesus. V.5c

Observamos que a Escritura afirma a fé de Filemom, segundo está escrito: “Estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos” (v.5c). Algumas verdades importantes: A. A nossa fé deve ser exclusiva em Jesus (v.5d). B. Deus é quem nos dá a fé: ” Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8). C. A fé em Jesus traz salvação pela graça sem a lei: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei” (Rm 3.28).

3. PAULO, AGRADECIDO, DESTACA O APREÇO DE FILEMOM PELOS IRMÃOS. VV.5d-7

3.1 Filemon tinha um bom relaciomanto com os irmãos. V.5d

O relacionamento que Ele tinha com Deus o levava a amar os irmãos, vejamos: “Estando ciente do teu amor [...] que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos” (v.5d). Questões a ser tratadas: A. Não há como amar a Deus sem amar os irmãos: “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (I Jo 4.20). B. O amor pelos irmãos demonstra que somos discipulos de Cristo: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13.35). C. O amor pelos irmãos cobre multidáo de pecados: “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” (I Pe 4.8).

3.2 Filemon tinha a sua fé demonstrada numa vida de boas obras. V.6

Paulo tambem enfatiza a vida de boas obras que o Filemon tinha com os irmãos: “Para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo”. Aplicações: A. As boas obras não salvam, mas são praticadas pelos salvos: “O qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras” (Tt 2.14). B. As boas obras são realizadas no salvo pelo próprio Deus: “Senhor , concede-nos a paz, porque todas as nossas obras tu as fazes por nós” (Is 26.12). C. As boas obras mostram a eficácia de Deus através da nossa fé: “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (v.6; Fp 2.13).

3.3 Filemon marcou a vida de muitas pessoas. V.7

O cristão Filemom foi um marco na vida dos irmãos, observemos: “Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio”. Aplicações importantes: A. Marcou a vida de Paulo trazendo alegria por causa do seu amor (v.7). B. Ele trazia conforto para Paulo (v.7). C. Ele foi usado para reanimar outros irmãos (v.7). Você precisa ter uma vida de alegria, amor e ânimo, marque positivamente a vida de outras pessoas!

CONCLUSÃO

Paulo era grato pela vida de Filemom demonstrou isso ao orar por ele, elogiar a sua vida espiritual e destaca sua vida de boas obras (santidade). Aplicação: Você precisa ser grato a Deus pelas pessoas que Ele já usou para te abençoar, deve orar por essa pessoa, por bênção e e salvação para ela. A nossa vida cristã e boas obras (obediência a Deus) tem gerado impacto nas pessoas ou nós pregamos uma coisa e vivemos outra? Há uma parte dessa mensagem que observamos que Filemom tinha uma fé verdadeira em Cristo. O que é fé? É uma entrega confiante em Cristo para ter certeza de salvação. Você já tem fé verdadeira em Cristo? Já tem certeza da sua salvação? Se você ainda não tem tem certeza de salvação, ainda não tem fé verdadeira em Cristo. Você gostaria de ter certeza de sua salvação? Você pode hoje ainda obter através da fé em Cristo. Você quer?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário