Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de junho de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM FILEMOM 1.7-10

TEXTO: FILEMOM 1.7-10

INTRODUÇÃO

Paulo vai ensinar sobre o trato cristão através da forma que ele tratou Filemom e os demais nesta carta, cujo propósito era a libertação do escravo Onésimo, aqui ele trata a verdade que sobre a forma que Filomom fointratado por Paulo essa é a forma que todos os cristãos devem tratar e ser tratados, vejamos algumas lições, tendo como base o tema exposto.

ASSUNTO: FILEMOM, A CARTA DO TRATO CRISTÃO!

TEMA 1: A MANEIRA DE PAULO FALAR COM FILEMOM.

1. TRATOU DE ELOGIAR SUA VIDA CRISTÃ. V.7

“Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio”.

I. A vida cristã do crente deve ser vista pelas outras pessoas. Mt 5.14

A vida do cristão deve ser uma amostra grátis da obra de Cristo no salvo: “Vós sois a luz do mundo.Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte”. Lições: I. O cristão é luz de Cristo, isto é, não vive nas trevas do pecado (v.14; Jo 8.12). II. O cristão é a luz que Cristo colocou no mundo para iluminar (v.14; Fp 2.15). III. O cristão é uma luz que não se pode esconder (v.14).

II. A vida cristã do crente deve glorificar a Deus em tudo. I Pe 2.12

Tudo que formos fazer deve ser para glória do Senhor: “Mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”. aplicações: I. Devemos manter bom comportamento entre as pessoas (v.12). II. Devemos fazer o bem, pra que as pessoas olhem para nossas ações corretas (v.12). III. Devemos glorificar a Deus na nossa vida (v.12). Viva para glória de Deus!

III. A vida cristã do crente deve dar ele oportunidade de gannhar almas para Cristo. I Pe 3.1-2

Quando vivemos a vida cristã pode levar pessoas a Cristo: 1 Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, 2 ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor”. I. Devemos ganhar os desobedientes à obediência (v.1). II. Devemos ganhar as pessoas para Cristo pelo procedimento (v.1). II. Devemos ganhar as pessoas para a salvação da alma (v.2). Viva sua vida cristã a ponto das pessoas querer conhecer sua fé!

2. TRATOU DE USAR UMA LINGUAGEM DE AMOR E NÃO DE AUTORIDADE. VV.8-9

A. O líder não deve ser dominador, mas ser seguido pelo exemplo. I Pe 5.3

A liderança cristã é modelar: “Nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho”. Verdades: 1. O lider não deve dominar o rebanho (v.3). 2. O líder tem um rebanho que lhe foi confiado (v.3). 3. O líder deve ser modelo do rebanho (v.3). Seja exemplar, viva sendo modlo de cristianismo!

B. O líder não deve ser dominador, mas ser exemplo de humildade. Mt 20.27

A humildade é uma característica peculiar do cristão: “Quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo”. Verdades: 1. Para ser líder é preciso ter vontade (v.27). 2. Para ser líder é preciso tomar à frente (v.27). 3. Para ser líder é preciso ser um humilde servo (v.27). Você é um cristão, seja humilde!

C. O líder não deve ser dominador, mas tratar com amor os liderados. V.8-9

Paulo podia impor, mas preferiu que a obediência fosse por amor, vejamos: 8 Pois bem, ainda que eu sinta plena liberdade em Cristo para te ordenar o que convém, 9 prefiro, todavia, solicitar em nome do amor, sendo o que sou, Paulo, o velho e, agora, até prisioneiro de Cristo Jesus”. Lições: 1. O líder que ama não impôe a sua vontade sobre os membros (v.8). 2. O líder que ama busca a obediência dos liderados por amor (v.9). 3. O lider que ama sofre os espinhos que o evangelho lhe traz (v.9). És um cristão, seja amoroso!

3. TRATOU OS CRENTES COMO FILHOS GERADOS PARA A FÉ. V.10

a. O crente é gerado para fé na evangelização. V.10`

Paulo ao pedir a libertaçáo de Onésimo, falou que a razão era porque Onèsmo era convertido: “Sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas”. Aplicações: A. Evangelismo é uma gestação espiritual (v.10). B. A O nascimento é na conversão (v.10). C. A evangelização acontece em qualquer lugar onde há um descrente (v.10). Vocè está em dores de parto (evangeliando), quando a pessoa se converter é o nascimento de um novo crente!

b. A geração do crente para fé é pela pregação da Palavra. Rm 10.17

A pregação da palavra é a ferramenta oficial do Senhor para trazer pessoas à fé: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”. I. A pregação deve ser segundo a Palavra (v.17). II. A pregação fiel gera fé no coração (v.17). III. A pregação fiel traz novonascimento no salvo: “Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas” (Tg 1.18). A pregação da Palavra é como um leão na jaula, solte o leao e ele fará o resto (C.H. Spurgeon).

c. O crente é gerado pra fé através do Espírito Santo.

O Espírito Santo é quem aplica a Palavra ao coração para salvação. Lições: 1. O Espirito Santo convence o crente do pecado: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (Jo 16.8). 2. O Espírito Santo nos guia à verdade da Bíblia: “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir” (Jo 16.13; 17.17). 3. O Espírito confirma no nosso Espírito que somos filhos de Deus: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16). O Espírito Santo está tocando o seu coração? Renda-se a Cristo hoje!

APLICAÇÃO 1: Paulo tratou Filelom como de elogiar a vida cristã de Filemom; tratou os cristãos com uma linguagem de amor e não de autoridade e; tratou o crentes como filhos gerados para a fé. Lembre não apenas de criticar os defeitos, elogie os acertos das pessoas. Não imponha obediência pelo medo, mas mostre que obediência é mais do que sacrificio, um ato de amor. Trate os novos na fé como filhos, que Deus gerou para fé pela evangelização. Cuide das pessoas que estáo dentro e vá em busca das que estão fora! Vimos na parte da mensagem sobre Onésimo que Paulo pregou a Palavra e ele se converteu a Cristo, então você pode hoje ao ouvir a mensagem receber Jesus como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador. Você quer fazer isso hoje?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário