Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de maio de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 2.18-25 (FAMÍLIA NO ALTAR DE DEUS)

TEXTO: GÊNESIS 2.18-25

INTRODUÇÃO

O primeiro livro que está colocado na Bíblia tem a autoria de Moisés, é chamado no grego “Gênesis” e no hebraico , “Bereshid”, signiffica princípio ou origem, traz a origem da criação e do homem (Gn 1 - 2), do pecado no mundo (Gn 3.1-24), origem da história da salvação (Gn 12.1-2). O trecho escolhido trata da origem da família, sobre este assunto iremos extrair algumas lições tendo como base o tema exposto.

ASSUNTO: FAMÍLIA NO ALTAR DE DEUS!

TEMA 3: VERDADES SOBRE A FAMÍLIA BÍBLICA

1. A FAMÍLIA FOI INSTITUÍDA POR DEUS. VV.18-22

1.1 Um problema: Solidão. VV.18-20

A Palavra de nos fala da solidão de Adão, vejamos: I. A solidão é uma péssima companheira: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (v.18). II. As ocupações do homem ajudam a lutar contra a solidão: 19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. 20 Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos [...]” (vv.19-20a). III. A solidão do homem permanecia em busca da outra metade: “[...] para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea” (v.20b). A solidão é ruim, precisamos orar para que a solidão seja vencida da forma certa, no casamento bíblico.

1.2 Uma solução: Criação da mulher. VV.21-22

Deus apresenta a solução: 21 Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. 22 E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. Algumas lições: I. Uma cirurgia espiritual: Deus o fez dormir para retirar a costela e fazer a mulher (v.21). II. Uma criação artística: Da costela formou a criatura mais bela, a mulher (v.22). III. Uma entrega dadivosa: Trouxe a mulher e a entregou ao homem (v.22). A solução para a solidão do rapaz é uma moça de Deus e vice-versa, dentro do casamento bíblico!

2. A FAMÍLIA REQUER RESPONSABILIDADE HUMANA. V.23

“E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada”

2.1 Igualdade de responsabilidades: “Osso do meu osso e carne da minha carne”. V.23

A Bíblia afirma que homem e mulher são iguais em responsabilidades diante de Deus, foram criados da mesma essência: “E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne” (v.23). Eles são da mesma essência, os privilégios e responsabilidades são iguais para ambos.

2.2 Diferença de gênero: Chamar-se-á varoa. V.23

Há a diferença de gênero é algo já deixado por Deus, homem é mulher, varão e varoa já foi destinado por Deus, não somos nós que escolhemos, Deus já nos faz dessa forma: Varão e varoa. A biologia confirma isso ao afirmar que os genes masculinos são formados pelos cromossomos XY e o feminino pelos cromossomos XX, isto é, a Bíblia está certa ao afirmar que Deus criou homem e mulher; macho e fêmea.

2.3 Dignidade igualitária: “Pois do varão foi tomada; I Co 11

O texto continua afirmando que a mulher foi tirada do varão, mas por sua vez o homem passou a nascer da mulher conforme Paulo informa: 11 No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher. 12 Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus” (I Co 11.11-12). Há uma igualdade de dignidade do homem e mulher. Nenhum é maior ou melhor que o outro, a mulher foi tomada do homem e este nasce de mulher!

3. A FAMÍLIA É UM NOVO COMEÇO. VVV.24-25

3.1 O homem começa uma nova família deixando a casa dos pais. V.24

O texto afirma que o homem que quer casar deve assumir responsabilidades próprias, vejamos: “Por isso, deixa o homem pai e mãe [...]” (v.24). Algumas lições: A. Deixa geograficamente: “Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma” (Pv 24.3). B. Deixa financeiramente: “Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem” (Sl 128.2). C. Deixar emocionalmente: “Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei” (Gn 12.1). A sua família agora é sua esposa e filhos, os pais, irmãos, primos agora são parentes.

3.2 O homem começa uma nova família se unindo á sua mulher. V.24

A família bíblica inicia de uma relação de um homem com uma mulher, vejamos: 24 Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher”(v.24). Não existe uma família reunida de outra forma, mesmo as famílias que tiveram que viver de forma atípica como mãe criando filhos, avós criando netos, possuem pessoas geradas entre homem e mulher, que por algo inesperado tiveram que viver dessa forma. A relação no casamento é entre um homem e uma mulher! Dizia Freud que esta relação é necessária para o equilíbrio na criação de filhos, até ele confirma o que a Bíblia já dizia.

3.3 O homem começa uma nova família a partir de uma conjuntura carnal. V.24-25

A Escritura afirma que o casamento acontece a partir de uma conjunção carnal oficializada, vejamos: 24 Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. 25 Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam”. Lições importantes: A. Conjuntura carnal heteronormativa: Homem e mulher (v.24). B. Conjuntura carnal monogâmica: Um homem e uma mulher (v.24). C. Conjuntura carnal monossomática: Uma só carne - vida sexual no casamento (v.24-25). A conjuntura carnal é indispensável no casamento, mas deve ser feita de forma bíblica!

CONCLUSÃO

A família é uma instituição divina, requer responsabilidades dos componentes, é um novo começo a partir de uma relação madura entre homem e mulher. A família é descrita para nós cristãos pela Palavra de Deus, não por políticos ou cientistas politicos, artistas, etc. A família precisa convidar Jesus para integrar esta família, pais, mães e filhos necessitam render-se a Cristo. Oremos pelas famílias. Você quer que sua família se perca?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário