TEXTO: TITO 1.10-16
INTRODUÇÃO
O combate ao falso ensino sempre foi um dos braços da missão do povo de Deus, na Antiga Aliança eram combatidos os falsos profetas e no Novo Testamento os falsos irmãos como legalistas, antinomistas, falsos mestres e falsos pastores, Paulo orienta Tito a que continue combatendo os falsos mestres, nós iremos tratar de algumas verdades sobre o assunto, tendo como base o tema exposto.
TEMA: A APOLOGÉTICA CRISTÃ DEVE COMBATER OS FALSOS MESTRES
1. OBSERVANDO A VIDA DOS FALSOS MESTRES. V.10-11
1.1. A identidade deles.
A. O falso mestre é insubordinado: “Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão” (v.10). B. O falso mestre é enganador: “Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão” (v.10). C. O falso mestre é bom de conversa (Palradores): “Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão”. Alguém que é insubordinado, engana com conversa mole, tem todas as caracteerísticas de falso mestre!
1.2 As ações deles.
A. Ensinavam para fazer proselitismo: “É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância” (v.11). B. Eram corruptos e desonestos: “É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância” (v.11). C. Eram extemamente ganaciosos: “É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância”. Alguém que faz proselitismo religioso, que pervertem as pessoas para se dar bem distorcendo as Escrituras, estes demonstram amor ao dinheiro e ganância, se você tem estas questões ou conhece alguém assim, é qualidade de falso mestre!
2. OBSERVANDO AS CARACTERÍSTICAS DOS FALSOS MESTRES. V.12
2.1 Eles viviam uma vida de mentira. V.12
Os falsos mestres tinham um desvio de caráter chamado falsidade, devido a istomentiam, vejamos: “Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos” (v.12). Lições: I. A mentira procede do diabo que é pai da mentira (Jo 8.44). II. Também é obra de quem não é convertido (Cl 3.9). III. Deve ser abandonada por quem recebeu a Cristo (Ef 4.25). IV. Se você vive mentindo, não experimentou uma verdadeira conversão e a parte dos mentirosos é no lago de fogo (Ap 21.8; 22.15). Quem vive mentindo de modo contumaz, não é de Deus, é falso mestre, falso crente!
2.2 Eles viviam uma vida de violencia contra a verdade. V.12
Eles eram violentos contra a verdade do evangelho, confirme obervamos: “Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos” (v.12). Paulo para se referir aos falsos mestres usa as palavras feras terríveis (Gr. “Kaka Therias”: Maus, perniciosas bravas Bestas), indica que eles eram aguerridos para o mal, agressivos, eles atacavam a verdade violentamente e devem ser combatidos com as armas da verdade da Escritura!
2.3 Eles viviam uma vida de glutonaria e preguiça. V.12
Os falsos mestres de Creta também viviam despreocupadamente andavando indolentemente, vejamos: “Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos” (v.12). Falsos mestres são preguiçosos para pesquisar a verdade, eles se servem de pessoas para enriquecer, mas não cuidam das ovelhas, o termo ventres precuiçosos (Gr. “Gasteres argai”) indica glutões preguiçosos ou indolentes, pastores que apascentam a si mesmos e não as ovelhas.
3. QUAIS OS ERROS DOS FALSOS MESTRES. VV.13-16
3.1 Eles tinham uma teologia recheada de legalismo. VV.13-14
Falsos mestres seguiam legalismos: “13 Tal testemunho é exato. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé 14 e não se ocupem com fábulas judaicas, nem com mandamentos de homens desviados da verdade” (v.13-14). Lições: a. A sua teologia distorcida era motivo de repreensão (v13). Falso mestre deve ser repreendido. b. A sua teologia era baseada em estórias inventadas (v.14). c. Falsos mestres seguem homens desviados do evangelho (v.14). Legalismo é distorção ou invenção, nunca a verdade!
3.2 Eles faziam julgamentos desprovidos de verdade. V.15
Quando os falsos mestres julgam, fazem enganosamente: “Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas” (v.15). Lições: a. Falsos mestres fazem julgamentos vendo no outro o mal que está em si (v.15a). b. Falsos mestres têm a sua mente corrompida pelo pecado (v.15). c. Falsos mestres estão com a consciência corrompida pelo engano (v.15). Os julgamentos dos falsos mestres não são expressões da verdade, neles não há verdade!
3.3 Eles viviam uma vida desprovida de santidade.V.16
Havia uma contradição entre as palavras e ações dos falsos mestres, vejamos: “No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra” (v.16). Lições: a. Eles tinham uma fé intelectual (v.16). Confessavam conhecê-lo, mas era da boca para fora. b. Eles negavam Deus nas suas atitudes (v.16). Sua pratica era um ateísmo pratico, viviam como se Deus não existisse. c. Eles caminhavam para condenação por causa dos seus pecados (v.16). A vida de pecado leva à condenação. Sem santidade ninguém vera a Deus (Hb 12.14)
CONCLUSÃO
Observamos que devemos combater os falsos mestres para isto devemos conhecer as sua vida com sua identidade: Insubordinação, enganação e conversa mole e sua ação: Proselitismo, perversão e ganância. Também observamos as suas características: Mentira, violência contra a verdade e preguiça. Por fim vimos os erros dos falsos mestres: Legalismo, desprovimento de verdade e falra de santidade. Você é um verdadeiro ou falso cristão? Você crê na Sagrada Escritura? Ensina-a aos outros? De que forma ensina, de maneira verdadeira ou distorcida? Cuidado! Se suas características são de um falso mestre, você caminha para o juízo eterno!
AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário