Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de maio de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM DEUTERONÔMIO 6.1-9 (FAMÍLIA NO ALTAR)

TEXTO: DEUTERONÔMIO 6.1-9

INTRODUÇÃO

Há uma modalidade de ensino chamada de “Home Schooling”, na qual pais ensinam os filhos em casa, porém, mesmo que você não faça esta modalidade no ensino secular, com relação à vida espiritual e ensino sobre Deus, é responsabilidade nossa fazer isso aos nossos filhos, Moisés escreveu o Pentateuco e neste último livro trata desta importante função da família no ensino dos filhos, nós examinaremos algumas verdades tendo como base o tema exposto.

ASSUNTO: FAMÍLIA NO ALTAR DE DEUS!

TEMA 2: A PRIMEIRA SALA DE AULA DE UMA PESSOA É A FAMÍLIA

1. APRENDEMOS SOBRE A EXISTENCIA DE DEUS NA FAMÍLIA . VV.4-6

1.1 Há Um Deus que é Unico. V.4

Não existem deuses de fato, os outros são falsos, há um Único verdadeiro: “Escute, Israel, o Senhor , nosso Deus, é o único Senhor” (v.4). Lições aprendidas: I. Este Deus Único deve ser ouvido pelo seu povo: “Escuta, Israel” (v.4). II. Este Deus é Único e pessoal: O Senhor nosso Deus”. III. Este Deus Único é Senhor: “O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor: (v.4). Precisamos buscar este Deus Único, Dele vem a satisfação das nossas necessidades materiais e espirituais.

1.2 Há um Deus Único que deve ser amado totalmente. V.5

Deus deve ser amado integralmente: “Portanto, ame o Senhor , seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força” (v.5). aplicações bíblicas: I. Amar a Deus é a coisa mais importante da vida: “Ame o Senhor o Senhor seu Deus” (v.5). II. Amar a Deus deve ser de forma integral: “De todo o o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força” (v.5). Amar a Deus é o maior mandamento, quem ama obedece (Jo 14.15). Você ama Deus? Obedece-o?

1.3 Há um único Deus que vem ao encontro do nosso coração. V.6

Deus fala de modo interior ao seu povo, vejamos: “Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração” (v.6). Lições: I. A sua Palavra precisa encontrar lugar no nosso coração: ”Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração” (v.6). II. A sua Palavra não é um pedido mais uma ordem: Estas palavras que hoje lhe ordeno” (v.6). III. A sua Palavra é permanente no coração dos servos de Deus: “Estarão no seu coração” (v.6). Deus vem trazer a sua Palavra ao nosso coração pelo seu Espírito, devemos receber a Palavra no coração!

2. APRENDENDO SOBRE OS MANDAMENTOS DE DEUS NA FAMÍLIA. VV.1-3

2.1 Os mandamentos do Senhor nos foram entregues pelo próprio Deus. V.1

O texto nos indica que Deus deixou mandamentos, vejamos: “São estes os mandamentos, os estatutos e os juízos que o Senhor , seu Deus, ordenou que fossem ensinados a vocês, para que vocês os cumprissem na terra em que vão entrar e possuir” (v.1). Lições aprendidas: a. Os mandamentos do Senhor são ordens divinas: “São estes os mandamentos, os estatutos e os juízos que o Senhor, seu Deus, ordenou” (v.1). b. Os mandamentos do Senhor devem ser ensinados: “Deus, ordenou que fossem ensinados a vocês” (v.1). c. Os mandamentos do Senhor devem ser cumpridos:: “Para que vocês os cumprissem na terra em que vão entrar e possuir” (v.1). Deus entregou seus mandamentos, devemos obedecê-los e ensinar!

2.2 Os mandamentos do Senhor devem ser ensinados desde à infância. V.2

Deve-se ensinar os mandamentos do Senhor desde a infância: “Para que durante todos os dias da sua vida vocês, os seus filhos, e os filhos dos seus filhos temam o Senhor , seu Deus, e guardem todos os seus estatutos e mandamentos que eu lhes ordeno, e para que os seus dias sejam prolongados” (v.2). Verdades extraídas: a. A criança precisa aprender toda a Palavra de Deus: “Para que durante todos os dias da sua vida, vocês, os seus filhos” (v.2). b. A criança aprendendo a Palavra na infância vai levar a idade adulta: “Os filhos dos teus filhos” (v.2). c. A obediência dos filhos à Palavra de Deus traz uma promessa: “Temam o Senhor, seu Deus, e guardem todos os seus eststutos e mandamentos que eu lhes ordeno, e para que os seus dias sejam prolongados” (v.2). Ensine seus filhos desde a infância, você verá os frutos!

2.3 Os mandamentos do Senhor devem ser seguidos por todos da família. V.3

Todos os integrantes da família devem obedecer ao Senhor: Portanto, escute, Israel, e tenha o cuidado de cumprir esses mandamentos, para que tudo lhes corra bem e vocês muito se multipliquem na terra que mana leite e mel, como o Senhor , o Deus dos seus pais, lhes prometeu” (v.3). Lições aplicadas: a. O ensino deve ser ouvido cuidadosamente: “Portanto, escute, Israel” (v.3). b. O ensino deve ser colocado em pratica: “Tenha o cuidado de cumprir esses mandamentos” (v.3). c. O ensino sendo obedecido atrai as bênçãos de Deus para toda a família: “Para que tudo lhes corra bem e vocês muito se multipliquem na terra que mana leite e mel, como o Senhor, o Deus dos seus pais, lhes prometeu” (v.3). Siga a ordem de Deus, seja exemplo!

3. APRENDENDO SOBRE A VERDADE DE DEUS NA FAMÍLIA. VV.7-9

3.1 O ensino da Escritura deve se dá com insistencia: Inculcando. V.7a

O texto nos apresenta a verdade de que a Escritura deve ser ensinada cuidadosamente, conforme assinala o trecho: “Você as inculcará a seus filhos” (v.7), o termo inculcar vem do hebraico “Shinnantan” cujo sentido é gravar, imprimir no interior, isto é, os pais devem ensinar de forma insistente e diligente como se estivessem abrindo a cabeça do filho.

3.2 O ensino da Escritura acontece em diversas ocasiões. V.7bcd

O ensino na vida da famíia acontece sempre: “Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se” (v.7). Verdades importantes: A. Ensinamos a verdade de Deus em casa: “E delas falará quando estiver assentado em sua casa” (v.7b). B. Ensinamos a verdade de Deus andando: “Andando pelo caminho” (v.7c). C. Ensinamos desde a manhã até a noite: “Ao deitar-se e ao levantar-se” (v.7d). O texto nos diz que ensinamos com a nossa vida e exemplo todos os dias, falando e vivendo.

3.3 O ensino da Escritura deve ser feito de forma vital e proposital. VV.8-9

O texto continua falando sobre o ensino dizendo: 8 Também deve amarrá-las como sinal na sua mão, e elas lhe serão por frontal entre os olhos. 9 E você as escreverá nos umbrais de sua casa e nas suas portas (vv.8-9). Lições exauridas: A. A Escritura na sua vida: Mão e Fronte: Pensar e fazer (v.8). B. A Escritura na família: Umbrais e portas da casa (v.9). Devemos ensinar com o nosso modo de vida e também necessitamos ter intencionalidade na pregação do evangelho. Temos feito isso?

CONCLUSÃO

A família possui um papel importantíssimo na educaçao cristã, evangelizando os membros inconversos e capacitando os convertidos para melhor servir a Deus. A familia precisa ensinar sobre a existência de Deus aos seus membros, também sobre os mandamentos deixados por Deus e também a verdade de Deus com palavras e com a vida. Você tem uma família, não desista dela, ame-a, ensine-a, porém para ensinar a sua família você precisa ter certeza de vida eterna. Você já tem esta certeza, se ainda não, entregue sua vida Cristo hoje!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário