Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de maio de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO TEXTUAL BASEADO EM JOSUÉ 24.15 (FAMÍLIA NO ALTAR DE DEUS)

TEXTO: JOSUÉ 24.15

“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.

INTRODUÇÃO

As Escrituras atestam que Deus é soberano em todas as coisas, mas também afirmam que o homem é responsável por cada uma das suas escolhas, pois a soberania de Deus não anula a responsabilidade humana, pois este foi criado como um ser moral e responsável. Você tem escolhas para ser feitas e o único responsável pelas consequências delas é você. Josué está orientando o povo com relação as escolhas, mais precisamente com relação a Deus, que deveriam tomar, sobre isto iremos extrair algumas lições.

ASSUNTO: FAMÍLIA NO ALTAR DE DEUS!

TEMA 1: A ESCOLHA MAIS IMPORTANTE PARA FAMÍLIA

1. UMA ESCOLHA DEFINITIVA. V.15

1.1 A escolha é defintiva entre servir a Deus ou aos ídolos. V.15

Não podemos servir a Ele e aos ídolos: “Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais [...]”. Questões a ser tratadas: A. Deus não aceita que o sirvamos de má vontade (v.15). B. Deus não aceita que sua glória seja dividida com os ídolos (v.15). C. Deus exige uma decisão definitiva: Deus ou os ídolos, é ou não é (v.15). Decida-se hoje de forma definitiva largar os ídolos do coração para servir a Deus!

1.2 A escolha é definitiva, pois é uma ordem do Senhor: Escolhei”. V.15

O verbo escolher está no imperativo: “Escolhei hoje”, é uma ordem: A. As ordens de Deus devem ser obedecidas integralmente: “Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca” (Sl 119.4). B. As ordens de Deus devem ser obedecidas imediatamente: 27 Passadas estas coisas, saindo, viu um publicano, chamado Levi, assentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me! 28 Ele se levantou e, deixando tudo, o seguiu” (Lc 5.27-28). C. As ordens de Deus devem ser obedecidas alegremente: “Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei” (Sl 40.8).

1.3 A escolha é definitiva não se deve ficar em cima do muro. I Rs 18.21

A escolha não poder ser dividida: “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu”. Lições importantes: A. Ficar em cima do muro é está entre dois pensamentos (v.21). B. Ficar em cima do muro é querer Deus e Baal (v.21). C. Ficar em cima do muro é abandonar o Senhor (v.21). Ser quase de Cristo é ser totalmente sem Cristo. Ser quase salvo é está totalmente perdido. Saia de cima do muro! Tome uma decisão!

2. UMA ESCOLHA URGENTE. V.15

2.1 A escolha deve ser feita hoje, pois este é o tempo da oportunidade. II Co 6.2

“Porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação”. Lições: I. Estamos no tempo de buscar o socorro de Deus (v.2). II. Estamos no tempo da oportunidade que Deus nos deu (v.2). III. Estamos no tempo e dia da salvação (v.2). Aproveite o tempo da oportunidade de Deus para abraçar seus filhos, para buscar ao Senhor e para receber a Cristo para ter certeza de vida eterna. Hoje é esse dia, não deixe passar!

2.2 A escolha deve ser feita hoje, pois o amanhã é incerto. Tg 4.14

“Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa”. I. O amanhã não nos pertence (v.14). II. A nossa vida é passageira (v.14). III. Não devemos para amanhã o que temos que fazer hoje (14). Ame sua família hoje! Aproveite a vida hoje para servir a Deus e ao próximo, render-se a Cristo para salvação, pois o amanhã pode não chegar!

2.3 A escolha deve ser hoje, pois Deus está disponível. Is 55.6

“Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. Lições importantes: I. Buscar ao Senhor é uma ordem para hoje (v.6). II. Buscar ao Senhor é uma oportunidade de achá-lo hoje (v.6). III. Buscar ao Senhor é algo que não se deve adiar, pois Ele está disponível e um dia não estará mais (v.6). A porta está aberta para você busque ao Senhor enquanto Ele está disponível hoje, pense nisso e se volte para Deus agora!

3. UMA ESCOLHA SÁBIA: SERVIR A DEUS. V.15

3.1 A escolha mais sabia é servir a Deus, pois o temor ao Senhor é o princípio da sabedoria. Pv 9.10

Observamos que aqueles que servem possuem um verdadeiro temor e sabedoria divina: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência”. Lições: a. A sabedoria dada por Deus faz o salvo temer a Deus (v.10). b. A sabedoria dada por Deus traz conhecimento do Senhor (v.10). c. A sabedoria de Deus traz santidade ao salvo (v.10). Escolha servir a Deus e receberás sabedoria para salvação.

3.2 A escolha mais sábia é servir a Deus como um adorador. Mt 4.10b

O salvo escolhe servir a Deus, tornando-se um adorador, vejamos: “[...] porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto” (v.10b). Verdades fundamentais: a. Servir a Deus é adorá-lo exclusivamente: “Ao Senhor teu Deus,adorarás”. b. Servir a Deus é adorá-lo prestando serviço cultual: “Só a Ele darás culto” (v.10). Adorar vem do grego “Proskyneos” e significa prostrar-se, orar, cultuar. Você serve a Deus? Adora somente a Ele? Ora exclusivamente a Ele, cultua somente a Ele!

3.3 A escolha mais sábia é servir a Deus com a sua família. V.15

Quando decidimos servir ao Senhor precisamos almejar isso para nossa família, observemos: “[...] Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (v.15). Lições: a. Servir a Deus deve ser uma iniciativa do líder da família (v.15). b. Servir a Deus requer exclusividade (v.15). c. Servir a Deus envolve toda a família (v.15). O maior legado que você deve deixar para sua família é espiritual, envolve adoração a Deus e requer uma escolha pessoal e intransferível. Qual sua decisão?

CONCLUSÃO:

Somos convidados para fazer uma escolha de servir a Deus com a nossa família. A maior e mais importante escolha da nossa vida que é servir a Deus. Jesus garante que aqueles que o servem estarão para sempre com Ele, salvos eternamente. Mas, para chegar nas moradas celestiais, precisamos tomar uma decisão aqui. Você já chegou em uma fase da sua vida espiritual que poderia declarar ter certeza de salvação? Se sua resposta for negativa, basta que se entregue a Cristo hoje, Ele perdoa todos os teus pecados e te oferece um lugar no céu. Você quer desfrutar desta maravilha???

AUTOR: Pr. Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário