Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de março de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II TIMÓTEO 1.11-14

TEXTO: II TIMÓTEO 1.11-14

INTRODUÇÃO

A defesa da fé cristã (Apologética) precisa ter uma ação firme com respeito ao evangelho, muitos pastores estão prostituindo seu ministério, trocando a sã doutrina por ensinos enganosos visando encher igreja de pessoas carnais em troca de novidades. Nesta passagem continuaremos tratando sobre esta defesa da fé e ação com e pelo evangelho, isto faremos tendo como base o tema exposto.

TEMA: APOLOGETICA CRISTÃ E A NOSSA AÇÃO FRENTE AO EVANGELHO

1. DEVEMOS PREGAR O EVANGELHO. V.11

A. O evangelho deve ser pregado por pessoas designadas por Deus: Pregador. V.11

Já observamos que Deus escolhe homens para anunciar o evangelho: “Para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre”. Algumas verdades: I. Deus nomeou pessoas para pregar a Palavra (v.11). Designar é nomear oficialmente. II. Deus quer que seu evangelho seja anunciado publicamente (v.11). Pregador (Gr. Kêrysso) é arauto que pregava publicamente, pregue publicamente você também!

B. O evangelho deve ser levado aos povos distantes: Apóstolo. V.11

Os povos não alcançados precisam ser conhecer o evangelho, o dom de apóstolo dado pelo próprio Jesus para ir em busca de pessoas, estes eram chamados apóstolos: “Para o qual eu fui designado [...] apóstolo [...]” (v.11). Os povos não alcançados para os discipulos eram os judeus, depois Paulo vai aos gentios, carcereiro, guarda pretoriana, cidades diversas e Deus enviou pessoas a esses para alcançá-los.

C. O evangelho deve ser ensinado aos novos discípulos: Mestre. V.11

O texto ainda vai dizer que não basta pregar, precisa também discipular, segundo podemos observar: “Para o qual eu fui designado [...] mestre” (v.11). O termo mestre vem do grego “didaskalos” e significa professor ou discipulador. Precisamos discipular as pessoas nas sendas do cristianismo, não basta apresentar o plano de salvação, é preciso discipular, isto é, acompanhar a pessoa até ela chegar à maturidade espiritual.

2. DEVEMOS CRER NO PODER DO EVANGELHO. V.12 

A. O poder do evangelho nos faz firmes mesmo nos sofrimentos. V.12

Paulo enfrentava sofrimentos, conforme observamos: “E, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho [...]” (v.12). Algumas lições importantes: A. O sofrimento de Paulo era por pregar o evangelho: Por isso, isso é o que diz o versiculo anterior (v.11,12). II. O sofrimento de Paulo nos aponta que o sofrimento faz parte do evangelho (v.12). III. O sofrimento de Paulo e sua firmeza em não se envergonhar do evangelho nos mostra que devemos fazer o mesmo (v.12). Sofra por Cristo e não o negue.

B. O poder do evangelho nos faz conhecer o Deus que cremos. V.12

Paulo não apenas creu em Deus, Ele o conheceu, vejamos: “[...] porque sei em quem tenho crido [...]” (v.12). A Escritura nos aponta que ninguém pode conhecer a Deus a menos que Deus se revele (Mt 11.25; Jo 1.18), Deus se revela pela seu Filho Jesus (Hb 1.1-2), através da Palavra Escrita (Jo 5.39; Dt 29.29), Nós cremos em Deus porque Ele se deu a conhecer a nós, Paulo usou o termo Sei (Gr. “Oida”, saber, conhecer), indica que precisamos conhecer a Deus para crer Nele, somente Deus revela Jesus em nós para fé (Gl 1.15-16).

C. O poder do evangelho nos faz ter segurança eterna de salvaçao. V.12

Paulo fala sobre salvação, vejamos: “[...] e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia” (v.12). lições: A. Paulo fala da sua certeza da salvação: E estou certo (v.12). B. Paulo fala que sua salvação é adquirida pelo poder de Deus: Ele é poderoso. C. Paulo declara que sua salvação está segura eternamente: Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia (v.12). Nossa salvação está segura eternamente pelo poder de Cristo. Basta se entregar a Ele! Já fez isso? Quer fazer isso hoje?

3. DEVEMOS MANTER A SÃ DOUTRINA DO EVANGELHO. V.13-14 

A. A sã doutrina deve ser repassada às fururas gerações sem ser adulterada. V.13a

A Escritura afirma aqui que a são doutrina não deve sofrer ruptura, mas precisa ser transmitida damaneira original, vejamos: “Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste [...]” (v.13a). Lições: A. A Palavra original deve ser mantida: Manter - Gr. “Eche”, reter, preservar (v.13). B. A Palavra pregada deve ser de forma ortodoxa: Sã Doutrina (v.13). C. A Palavra pregada deve ser de acordo com o ensino de Cristo e dos apostolos: “Que de mim ouvistes” (v.13). O evangelho não deve ser modificado para agradar pessoas.

B. A sá dourina deve ser expressada com uma fé confiante no Senhor. V.13

A são doutrina para ser mantida é preciso que que se tenha um encontro com Cristo pela fé, segundo está escrito: “Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé [...]” (v.13). A fé é um dom de Deus (Ef 2.8), que Ele dá aos eleitos (Tt 1.1), quando nós temos esta fé confiante em Deus nós vamos pregar a sã doutrina de modo fiel, devido a isto somente pode pregar sobre a salvação quem já a recebeu pela fé.

C. A sã doutrina deve ser divulgada com o amor que está no Senhor Jesus. V.13

A Escritura afirma que a mensagem do evangelho deve ser divulgado com com amor, conforme observamos: “Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus” (v.13). Lições: A. A Palavra deve ser pregadada com amor (v.13). B. O nosso maior modelo de amor é Jesus (v.13). C. A palavra deve ser pregada sobre o amor de Deus para salvar quem crê (Jo 3.16). Divulgue a palavra com amor, fale da salvação, mas alerte sobre a condenação (Jo 3.18), isto é amor!

D. A sã doutrina deve ser mantida pelo poder do Espírito Santo. V.14

A sã doutrina do evangelho precisa ser mantida, mas somente se faz isso através da intervenção poderosa do Espírito de Deus, vejamos: “Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós” (v.14). Algumas lições importantes: A. O evangelho é um tesouro valioso: “Bom Depósito” (v.14). B. O evangelho deve ser guardado zelosamente: “Guarda” (v.14). C. O evangelho somente pode ser mantido puro pela ação do Espírito Santo: Mediante o Espírito Santo que habita em nós (v.14). O Espírito sempre manteve a Escritura pura, sua transmissão na atualidade deve ter sua ação.

CONCLUSÃO

Nesta mensagem nós observamos de modo apologético devemos ter uma ação com respeito ao evangelho, pregando, crendo e mantendo a sã doutrina do evangelho. Aplicação: Aqueles que já são crentes precisam exercer a pregação, mas ao pregar necessita crer no poder deste evangelho e manter esta sã doutrina do evangelho. Vamos pregar este evangelho com as palavras e com a vida irmãos. Vai encarar o desafio? Se você está aqui hoje e ainda não tem certeza de vida eterna, saiba que Jesus te garante vida eterna segura e eterna. Entregue-se a Cristo ainda hoje!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário