Total de visualizações de página

sábado, 11 de março de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II TIMÓTEO 1.3-5

TEXTO: II TIMÓTEO 1.3-5

INTRODUÇÃO

Paulo continua tratando sobre apologética cristã tratando sobre o líder Timóteo, um apologeta da época, que também defendia a fé contra os falsos ensinos e falsos mestres da época. Paulo faz questão de elogiar o verdadeiro líder Timóteo e sobre este assunto nós iremos trazer algumas lições tendo como base o tema exposto a seguir.

TEMA: APOLOGÉTICA CRISTÃ E A VALORIZAÇÃO DO VERDADEIRO APOLOGETA!

1. PAULO AGRADECEU, PELA VIDA DE TIMÓTEO, A DEUS. V.3a

a) Paulo coloca sua gratidão em Deus como a fonte da sua vida. V.3

Paulo tem Deus como alvo da sua gratidão,conforme o trecho: “Dou graças a Deus [...]” (v.3), pois Nele nós respiramos, nos movemos e existimos (At 17.28), ele não direciona sua gratidão aos homens como fonte primária das bênçãos, pois é Deus que é esta fonte. Os homens são instrumentos de Deus para nos abençoar, como afirma o Reformador francês João Calvino: “Deus não precisa de homens, mas se serve de homens para executar a sua vontade”. O termo“Charin Echo” significa ser grato, reconhecer a ação de Deus.

b) Paulo coloca sua gratidão em Deus como sua testemunha. V.3

Paulo evoca a Deus como testemunha da sua gratidão, vejamos: “[...] a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura [...]” (v.3), Paulo indica alguns aspectos da sua gratidão: A. Desde os antepassados já conhecia a Deus (v.3), fale de Cristo aos seus filhos. B. Desde os seus antepassados já servia a Deus (v.3), ensine seus filhos a servir e não ser servidos. C. Desde os seus antepassados tinha consciência pura (V.3). Gr. “Syneidêse”, ferramenta que aprova ou reprova. Pura (Gr. “Kathara”, pureza, limpo).

c) Paulo coloca sua gratidão em Deus por colocar pessoas como Timóteo na sua vida. V.3

Paulo agradece a Deus porque Ele colocou Timóteo na sua convivência, vejamos: “[...] porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia”. Paulo se lembrava de Timóteo, este termo está ligado ao anterior, pois por causa da gratidão que tinha se lembrava de Timóteo. Há amigos que Deus colocou na nossa vida para nos abençoar. Devemos ser gratos a Deus por cada pessoa que foi e é instrumento de Deus para nos abençoar.

2. PAULO OROU, PELA VIDA DE TIMÓTEO, A DEUS. V.3

a) Paulo orava constantemente por Timóteo.

O texto fala que Paulo fazia orações constantemente por Timóteo, segundo o texto indica: “[...] porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia” (v.3). Nós precisamos orar com constância e nas nossas orações lembrar das pessoas e não apenas das nossas necessidades. Nós muitas vezes oramos por nossos pedidos, não agradecemos e nem oramos pelos outros. Paulo orava também por Timóteo e por outros irmãos. Ore pelas outras pessoas: Ribeirinhos, ciganos, sertanejos e outros, precisam das nossas orações.

b) Paulo orava com alegria do Senhor pelos irmãos em Cristo. Fp 1.4

Paulo orava pelos irmãos com alegria, observemos: “Fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações” (v.1). As orações em favor dos irmãos não devem cumprir um calendário litúrgico, mas devem ser feitas com deleite, prazer, alegria. O religioso faz orações, mas somente o servo verdadeiro ora com alegria, inclusive quando ora pelos outros. Ore pelos seus amigos, até pelos seus inimigos, os primeiros são o manjar de Deus e os últimos a lixa grossa para nos moldar. Ore sempre pelas pessoas!

c) Paulo nas oraçoes louvava Deus por ter Timóteo em sua vida.

Paulo vai declarar que ele nas orações louvava a Deus por Timóteo, vejamos: “[...] porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia” (v.3). Paulo exaltava a Deus pela vida de Timóteo, pois era um jovem que conhecia o VT, depois com o ensino da Nova Aliança, foi alcançado por Cristo, pela instrumentalidade de Paulo que agora estava preso e sentenciado à morte pelo Império Romano, porém sabia que Deus continuaria sua obra, Timóteo era um dos que levariam à obra à frente, Paulo louvava a Deus por isso.

3. PAULO SE ALEGROU, PELA VIDA DE TIMÓTEO, DIANTE DE DEUS. V.4-5

a) Timóteo sentia muito a ausência de Paulo. V.4a

Timóteo sentiu a saída e chorava a sua ausência, conforme vemos: “Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria” (v.4a), As lágrimas fazem parte da humanidade, nós choramos de saudade. Jesus chorou na morte de Lazaro (Jo 11.35), Paulo chorava com saudades dos irmãos (II Co 2.4), Timóteo chorou com saudade de Paulo (v.4), os presbiteros de Éfeso choraram ao saber que não veriam mais Paulo (At 20.37). Hoje choramos a ausência dos nossos, mas um dia a separação encerrará.

b) Timóteo tinha a sua presença ansiada por Paulo. V.4b

Paulo desejava muito ver Timóteo, ele o viu crescer na fé, ser ordenado pelo Presbitério (I Tm 4.14), tornar-se auxiliar seu nas viagens e igrejas, agora Paulo estava sentindo a falta de Timóteo, conforme observamos: “Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria” (v.4b). Precisamos desejar ver as pessoas viva - voz, olho no olho (I Jo v.12), as redes sociais tem tirado um pouco desta comunhão presencial, voltemos a comunhão do calor humano, do abraço, aperto de mão e comunhão próxima.

c) Timóteo fazia Paulo transbordar de alegria. V.4c

Paulo vai falar que tinha alegria transbordante ao lembrar de Timóteo, querendo vê-lo novamente: “Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria” (v.4c). Paulo transbordava de alegria ao ver Timóteo, nós cristãos precisamos ser motivo de alegria com a nossa presença e de saudades com a nossa ausência. Cristãos que geram alívio com a sua partida, precisam rever a sua fé. Precisamos que as pessoas vejam Cristo em nós e que queiram estar conosco. Pensemos nisso!

d) Timóteo tinha uma fé que fazia Paulo se contentar. V.5

A Escritura ainda diz que Paulo ficava contente pela fé de Timóteo, segundo observamos: “Pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti”. Alg5umas lições importantes: 1. A fé de Timóteo trazia boas recordações para Paulo (v.5a). 2. A fé de Timóteo era sem fingimento (v.5b). 3. A fé de Timóteo era fruto de uma boa base familiar (v.5c). Timóteo tinha uma fé verdadeira, e a sua e autêntica?

CONCLUSÃO

Paulo agradeceu, orou e se alegrou com a vida de Timóteo. Nós devemos agradecer a Deus, pois é pecado murmurar. Precisamos orar mais, ter uma vida de oração constante, orar pelas pessoas. Precisamos nos alegrar diante de Deus pela sua ação na nossa vida e também pelas pessoas que Ele usa para nos abençoar. Há uma parte da mensagem que afirma a fé autentica de Timóteo (v.5), a Bíblia diz que a salvação é por meio da fé. Você já chegou num ponto da sua vida espiritual que teria certeza que se partisse daqui hoje teria certeza de salvação? Se sua resposta é negativa precisa hoje ainda entregar tua vida a Jesus. Faça isso hoje!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário