Total de visualizações de página

sábado, 11 de março de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II TIMÓTEO 1.6-8

TEXTO: II TIMÓTEO 1.6-8

INTRODUÇÃO

Paulo continua tratando sobre apologética cristã falando sobre o chamado ministerial pastoral para defender a fé sobre este chamado nós iremos extrair algumas lições tendo comobase o tema abaixo

TEMA: APOLOGÉTICA CRISTÃ E O CHAMADO MINISTERIAL

1. O CHAMADO MINISTERIAL PARA DEFENDER A FÉ É UM DOM ESPIRITUAL. V.6

A. O dom do ministério é espiritual, pois vem de Deus. V.6

O ministério pastoral é uma dádiva de Deus, pois para Paulo o ministério pastoral é um dom de Deus, vejamos: o dom de Deus que há em ti” (v.6), isto é, não é uma escolha pessoal apenas, antes é um dom de Deus que Ele concede a homens crentes para que cuidem de pessoas e zelem pelo bem-estar da sua alma (Hb 13.17). A palavra dom vem do grego “Charisma” e significa presente, isto é, ser um pastor do rebanho de Deus é um presente que Ele nos oferece, bem é um presente para as pessoas ter um pastor para cuidar.

B. O dom do ministério deve ser reavivado continuamente. V.6

Paulo afirma que este dom precisa ser reavivado. O verbo reavivar usado aqui vem do grego “Anazôpyrein” que significa reacender, isto é, o dom ministerial de pastor é um fogo que precisa ser reacendido a cada dia. Pastor precisa ter luz na mente e fogo no coração, este fogo precisa ser reacendido diariamente pelo Espírito Santo. O avivamento da Igreja começa no púlpito, para que a igreja se inflame nas chamas do Espírito Santo é preciso que o púltpito seja uma fogueira e o pastor precisa ser um graveto a seco a queimar, se o pastor estiver pegando fogo, a Igreja se indendiará nas labaredas do Espírito. Isto deve ser buscado diariamente.

C. O dom do ministério é nos dado através da Igreja. V.6

O dom do ministério pastoral é dado através da igreja, pois Paulo afirma que Timóteo recebeu este dom pastoral pela imposição das mãos da Igreja, vejamos: “[...] reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos” (v.6). Deus dá pastores á igreja pela imposição das mãos do Presbitério (I Tm 4.14). Pastores que a si mesmo se intitulam não merecem crédito, pois pastores são consagrados por Deus através da igreja e não por imposição de si mesmos.

2. O CHAMADO MINISTERIAL PARA DEFENDER A FÉ DEVE SER EXERCIDO CORAJOSAMENTE. V.7

A. Nossa coragem para o ministério vem de Deus. V.7

Deus é quem nos dá a coragem para o exercicio do ministério, nós não temos forças e coragem em nós mesmos,vários servos de Deus tiveram medo, Josafá quando se viu cercado (II Cr 20.1-4), Paulo sentiu medo em dado momento e sentiu que ía morrer (II Co 1.8-9). Agora Paulo orienta Timóteo que sua coragem para ministério não viria Dele próprio, mas de Deus (v.7). Se confiarmos nas nossas forças fracassaremos, então devemos depositar nossa confiança em Deus, Dele vem nossa coragem para viver e agir como cristãos!

B. Nossa coragem para o ministerio deve ser exercitado com amor. V.7

A Escritura afirma que Deus não nos deu espírito de covardia, isto é, Ele nos deu coragem - poder, mas a coragem que Ele nos deu é para agir com amor, Ele nos deu coragem de pregar o evangelho, mas a verdade deve ser dita com amor (Ef 4.15), nesta passagem vemos isso na declaração de Paulo que Deus nos deu espírito de poder, amor e moderação (v.7). Nós devemos amar as pessoas, se amamos de fato vamos lhes falar a verdade do evangelho, pois deixar de falar toda a verdade do evangelho não é amor, é pecado. Ame! Pregue!

C. Nossa coragem para o ministério deve ser exercitado com moderação. V.7

O ministério deve ser exercido de forma moderada (Gr. “Sophronismon”, equilibrio, autocontrole), ou seja, um pastor que não se controla na sua vida sexual, social, no comer, vestir, modo de se apresentar e no seu temperamento, não está apto ao ministério. Um dos aspectos do fruto do Espírito é o domínio próprio (Gl 5.23), Paulo vai afirmar que o bispo deveria ser temperante (Gr. Sophrona, autocontrolado) (I Tm 3.2), isto é, um pastor precisa vigiar mais do que todos os demais homens por causa da posição que ocupa.

3. O CHAMADO MINISTERIAL PARA DEFENDER A FÉ DEVE SER UM TESTEMUNHO PÚBLICO DO EVANGELHO. V.8

A. O cristão não deve se envergonhar do testemunho do evangelho. V.8

O cristão não deve ter vergonha do testemunho do evangelho (v.8; Rm 1.16), nem dos pregadores deste evangelho (v.8), pois aqueles que se envergonham de Cristo, Ele também se envergonhará deles na sua vinda (Mc 8.38). O Reino de Deus não tem agentes secretos, o povo de Deus é Sal e luz para que seu testemunho glorifique a Deus (Mt 5.14-16). Esse evangelho é o evangelho da graça de Deus, não se envergonhe do evangelho meu irmão!

B. O cristão deve participar dos sofrimentos do evangelho e não fugir deles. V.8

O cristianismo é uma religião de alegria e ao mesmo tempo de sofrimentos, Paulo convida Timóteo ao sofrimento do evangelho (v.8), os apóstolos se alegravam quando levavam chicotadas por causa do Nome de Jesus (At 5.40-41), o sofrimento do cristão deve ser por causa do evangelho (v.8), não por causa de ações erradas, mas por viver o evangelho de modo fiel. Um pastor foi torturado na Russia Comunista, eles pegaram seu filho para torturar, o menino disse: “Papai, deixem que me matem, mas náo negue Jesus”, um soldado ao ouvir o menino dizer isso, foi tocado e se entregou a Cristo.

C. O cristão para pregar sem ter vergonha do evangelho deve buscar o poder de Deus. V.8

O evangelho é para ser pregado de modo desprendido sem ter vergonha de falar sobre ele, pois este é poder de Deus (v.8), para salvação do pecador (Rm 1.16; I Tm 1.15), para libertação dos encarcerados do diabo (Jo 8.32, 36). Pregue este evangelho, fale dele abertamente, este evangelho é cheio de poder, quando Ele fala sua voz despede chamas de fogo (Sl 29.7), quando Ele ergue sua voz desde o céu tranforma o perseguidor Saulo em pregador (At 9.1-20), faz um bandido moribundo receber um lugar no paraíso (Lc 23.39-43). Este é o poder do evangelho! Este é o evangelho de poder que transforma o mais vil pecador! ALELUIA!!!

CONCLUSÃO

A fé cristã deve ser defendida com um chamado ministerial. Aplicação: O Espírito Santo nos dá este ministério em forma de fogo que deve ser reaceso a cada dia, precisamos ter luz na mente e fogo no coração, buscarmos sermos cheios do Espírito Santo. Não devemos ter medo de testemunhar publicamente sobre a fé em Cristo. Se você sabe que o caminho certo é entregar-se a Cristo, mas está com medo, saiba que seu testemunho de conversão precisa ser público, aqueles que negam Cristo aqui publicamente, serão rejeitados no céu publicamente diante de Deus e dos anjos. Que tal você entregar-se a Cristo hoje e confessá-lo publicamente hoje, receberás certeza de vida eterna.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário