Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de março de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II TIMÓTEO 1.9-11

TEXTO: II TIMÓTEO 1.9-11

INTRODUÇÃO

Paulo trata sobre apologética cristã na segunda carta de Timóteo (64 d.C.) visa combater falsos mestres, encorajar os líderes à defesa do evangelho pelas Escrituras, afirma que os crentes verdadeiros estarão seguros e os falsos serão julgados por Deus. Ele vai fazer uma ligação nos versículos 9 ao 11 entre apologética cristã e o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, nós iremos observar algumas verdades sobre o assunto tendo como base o tema exposto a seguir.

TEMA: A APOLOGÉTICA CRISTÃ E O EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

1. A REALIDADE DO EVANGELHO. V.9

a) O propósito do evangelho é salvar o eleito. V.9

Paulo usa o verbo salvar no pretérito perfeito, conforme podemos observar: “Que nos salvou [...]” (v.9a). A ação de Deus está consumada, aquele que Cristo salvou nunca se perderá e ninguém poderá arrancá-lo da mão de Cristo (Jo 10.28), ninguém conseguirá acusar os eleitos, pois Deus já os justificou e ninguém poderá condená-los por Cristo morreu, ressuscitou, está á direita de Deus e intercede por nós (Rm 8.33-34). Deus já salvou de forma definitiva todo o que creu Nele verdadeiramente (Jo 5.24).

b) O chamado do evangelho é totalmente eficaz. V.9

O chamado do evangelho tem uma eficácia comprovada, vejamos: “[...] e nos chamou com santa vocação [...]” (v.9b), as palavras chamar e vocação indicam a mesma coisa, que o chamado interno do evangelho, não volta sem resposta, pois Deus abre o coração do pecador (At 16.14-15), O verbo chamar (Gr. “Kalesantos”, Tendo nos Chamado, V. A.). Santa vocação (Gr. Hagia Klesei, Santo Chamado, vocação). Isto indica que este chamado aqui não é a chamado externa (pregação), mas a interna e efficaz, pois alcançou os salvos.

c) A forma do evangelho é graciosa. V.9

O evangelho é apresentado de uma forma imerecida aos homens, vejamos: “[...] não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus [...]” (v.9c). Algumas verdades sobre a oferta do evangelho: I. A salvação Não é por obras ou merecimento humano (v.9). II. A salvação se dá por determinação de Deus (v.). III. A salvação se dá pela graça de Deus (v.9). IV. A salvação se dá somente por Jesus (v.9). Não há manifestação da graça fora de Jesus!

d) O plano do evangelho é eterno. V.9

O plano do evangelho é eterno, vejamos : “[...] antes dos tempos eternos” (v.9). Deus na sua soberania já havia planejado a salvação do pecador eleito antes do mundo existir, já estava tudo predeterminado por Deus (At 5.26-28), de acordo com a sua infalível presciência ele planejou a salvação antes de tudo existir (I Pe 1.2; At 2.23) e determinação (v.9). Deus planejou a nossa salvação antes da fundação do mundo, mas executou este plano na história com a vinda de Jesus (I Pe 1.19-20). Este evangelho eterno se manifestou na história.

2. A MANIFESTAÇÃO DO EVANGELHO. V.10

a) O evangelho manifestou-se na história com a vinda de Cristo. V.10

O evangelho teve a sua manifestação histórica e cabal em um dado momento, vejamos: “E manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus [...]” (v.10a). Algumas lições: I. O tempo da manisfestação: Agora. Ele pode manifestar-se na sua vida hoje. II. O marco da manifestação: Aparecimento de Jesus (v.10b). O nascimento de Jesus marcou a entrada do evangelho no mundo, Deus veio até nós!

b) O evangelho manifestou-se trazendo benefícios para os salvos. V.10

A manfestação do evangelho nos trouxe vários benefícios, vejamos: “[...] pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade [...]” (v.10b). Benefícios: I. Salvação por Cristo Jesus (v.10). Você pode se render a Cristo hoje e ser salvo. II. Ele destruiu a morte (v.10. Não temos mais medo da morte, morrer em Cristo é lucro (Fp 1.21). III. Ele trouxe à nossa existência a vida celeste (Gr. Zôe, vida espiritual). IV. Ele nos fez conhecer a imortalidade (v.10).

c) O evangelho manisfestou-se como uma boa notícia. V.10

Paulo vai dizer que a manifestação de Jesus Cristo é “mediante o evangelho” (v.10). Evangelho (Gr. “Euangellion”, notícia boa, alegre). Jesus é a melhor notícia que os homens poderiam receber, pois Ele nos reaproxima de Deus (Jo 14.6) e nos traz vida eterna (Jo 5.24). Paulo foi um dos alcançados por esta boa notícia na estrada de Damasco, a partir dali sua vida se tornou nova (II Co 5.17), esta boa notícia pode trazer salvação e paz ao teu coração hoje.

3. A PROCLAMAÇÃO DO VERDADEIRO EVANGELHO. V.11 

a) Deus designa homens para anunciar o evangelho: Pregador. V.11

Paulo nos informa que Deus designou (G. “Etethen”, nomear oficialmente) homens para pregar este evangelho. Ele nomeou homens para pregar, o termo pregador (Gr. Kêrysso, arauto), indica que a pregação do evangelho deve ser feita publicamente como fazia o arauto, anunciando às pessoas sobre o rei Jesus.

b) Deus designa homens para levar o evangelho para longe: Apóstolo. V.11

Paulo usa outro termo para a divulgação do evangelho que é Apóstolo (Gr. “Apostolos”, enviado para regiões longinquas), isto é, não basta pregar o evangelho publicamente, é necessário ir pregar mais longe, onde estão as pessoas sem Cristo. A missão apostólica permanece, devemos levar o evangelho aos quatro cantos da terra. Missões se faz com os pés: Indo à missão; Joelhos: Orando por missões; Contribuindo: Doando recursos para missões. E aí gente vamos fazer?

c) Deus designa homens para ensinar o evangelho aos novos discipulos: Mestre. V.11

O texto nos informa que além de pregar publicamente e de ir anunciar aos que ainda estão longe espiritualmente (de Deus) e geograficamente (de nós), também precisamos discipular os convertidos, o termo usado por Paulo para esta missão é Mestre e vem do grego “Didaskalos” e indica um professor e discipulador. A Igreja não apenas prega a Palavra, mas faz discipulos para Cristo. Quantas pessoas você já discipulou? Que tal começar a discipular? E aí, vai encarar? Vai pegar a visão?

CONCLUSÃO

O verdadeiro evangelho é real, traz salvação segura ao pecador e precisa ser proclamado, fazer apologética é falar deste santo evangelho que traz vida eterna ao pecador. Você que já conhece a Cristo precisa se envolver com a pregação do evangelho: Orando e se consagrando pela obra missionária, indo ao encontro dos que estão se perdendo sem Cristo, falando a eles do evangelho, apoiando os que estão indo com suas finanças. Você que está aqui hoje e ainda não tem certeza da sua salvação, precisa entrega sua vida a Cristo e receberás Dele a certeza plena de vida eterna (Jo 6.47), e estarás eternamente seguro (Jo 10.28).

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário