Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de abril de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II TIMÓTEO 1.15-18

TEXTO: II TIMÓTEO 1.15-18

15 Estás ciente de que todos os da Ásia me abandonaram; dentre eles cito Fígelo e Hermógenes. 16 Conceda o Senhor misericórdia à casa de Onesíforo, porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas; 17 antes, tendo ele chegado a Roma, me procurou solicitamente até me encontrar. 18 O Senhor lhe conceda, naquele Dia, achar misericórdia da parte do Senhor. E tu sabes, melhor do que eu, quantos serviços me prestou ele em Éfeso”.

INTRODUÇÃO

A apologética envolve combate aos falso ensino. Os falsos mestres são bem articulados, eles estão até dentro da Igreja. Quando o verdadeiro evangelho é pregado, inimigos se levantam, especialmente quando ouvem a verdade e querem permanecer na mentira, por isso o apologeta enfrenta lutas quando prega o evangelho. Devido a isto a pregação do evangelho traz lutas, sobre este assunto iremos refletir tendo como base o tema exposto.

TEMA: A APOLOGÉTICA CRISTÃ E AS LUTAS PROVENIENTES DO EVANGELHO

1. TRAZEM DESERÇÃO DOS FALSOS CRENTES. V.15

a) Há conversões falsas que não suportam as lutas do evangelhos. Mt 13.5,6,20, 21

Homens não querem as lutas do evangelho, vejamos: 5 Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 20 O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; 21 mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza”. Algumas lições: A. Nós semearemos a semente em solos, não apenas fertéis, mas solos rochosos (vv.5-6). B. As pessoas recebem a Palavra com alegria temporária sem conversão (v.20-21a). C. Estes fogem quando surgem as lutas e perseguições por causa do evangelho (v.21).

b) Há falsas conversões que abandonam os que estão na linha de frente. V.15

Não devemos nos iludir com pessoas na igreja, achando que todos ali são convertidos, Paulo passou esta experiência, vejamos: “Estás ciente de que todos os da Ásia me abandonaram; dentre eles cito Fígelo e Hermógenes” (v.15). Algumas verdades: I. Estes abandonam os líderes quando precisam deles (v.15a). II. Estes devem ser combatidos e expostos com seu falso ensino (v.15b).

c) Há falsos convertidos que querem fazer do evangelho fonte de lucro. I Tm 6.5

“Altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro”. Lições importantes: I. Falsos convertidos gostam de altercar (Gr.”Diaparatribal”, guerras, batalhas, discussões, contendas). II. Falsos convertidos são pervertidos (Gr. “Diephtharmenôn”, corrompidos) privados (Gr.”Apesterêmenon”, Destituído) da verdade (v.5). III. Falsos cconvertidos são avarentos e gananciosos - Querem usar o evangelho para se aproveitar (v.5).

2. TRAZEM LEALDADE DA PARTE DE OUTROS. VV.16-18

a) Há irmãos que aninam os irmãos nas lutas do evangelho a não desanimar. V.16

A Escritura afirma que há pessoas que nos dão ânimo nas lutas, vejamos: “Conceda o Senhor misericórdia à casa de Onesíforo, porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas” (v.16). Muitas vezes os apologetas são tentados a desanimar, ficam isolados, pois falar a verdade traz inimizades, é necessário que irmãos possam trazer ânimo aos que pregam a verdade, que tipo de cristão é você, abraça e anima os que pregam a verdade ou esconde e se acovarda.

b) Há irmãos que não se envergonham do evangelho durante as lutas. V.16

Há irmãos que não se envergonham do evangelho: “Conceda o Senhor misericórdia à casa de Onesíforo, porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas (v.16). O que seria se envergonhar do evangelho? I. Calar-se diante do erro por qualquer motivo (Sl 50.18). II. Ter ações que contrariam os valores cristãos para ficar bem entre as pessoas (Gl 1.10). III. Ao se envergonhar do evangelho nos comportaremos como falsos cristãos (v.15). Onesíforo não se envergonhou do evangelho e nós devemos imitá-lo!

c) Há irmãos que nos procuram ter comunhão com os irmãos em Cristo. V.17-18

A Bíblia fala da comunhão dos verdadeiroscrentes, vejamos: 17 Antes, tendo ele chegado a Roma, me procurou solicitamente até me encontrar” 18 O Senhor lhe conceda, naquele Dia, achar misericórdia da parte do Senhor. E tu sabes, melhor do que eu, quantos serviços me prestou ele em Éfeso” (vv.17-18). Algumas verdades: I. Ele se esforça para ter comunhão presencial com os irmãos (v.17). II. Ele tem o reconhecimento dos verdadeiros crentes (v.18a). III. Ele busca ter comunhão servindo aos irmãos (v.18b).

3. TRAZEM ENSINOS QUE PRECISAM SER APLICADOS NO PRESENTE. V.15

a) Alguns cristãos hoje agem como os da Ásia e abandonam a fé em tempos de aflição.

Alguns cristãos como Fígelo, Hermógenes e outros abandonaram a fé quando chegou a aflição (v.15), muitos que se dizem cristãos, estão crendo num evangelho falso que ensina um cristianismo sem sofrimento como frases do tipo: “Venha e pare de sofrer” ou “Sofrimento nunca mais”, estas frases falseiam o evangelho trazendo uma mensagem enganosa que cristão não sofre, gerando adesão sem conversão, quando a tribulação vem a pessoa foge.

b) Alguns cristãos hoje agem como Onesíforo sendo leais ao Senhor mesmo nas lutas.

Paulo cita o exemplo de onesíforo e sua família que sempre estiveram ao lado de Paulo e do evangelho em fidelidade e amor (vv.16-18), hoje na igreja temos irmãos fiéis que já sofreram pelo evangelho como o irmão André, o contrabandista de Deus; irmãos que são perseguidos nos países comunistas e islamistas. Muitos nas nossas igrejas estão buscando servir a Deus e aos irmãos como Onesíforo, você e eu temos sido um destes?

c) Eu não posso ficar entre dois pensamentos, só há duas opções: Ser leal ou desleal.

Eu não posso ficar em cima do muro, coxeando entre dois pensamentos, como o povo de Israel estava, e Elias os repreendeu conforme está escrito: ‘Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu” (I Rs 18.21). Eu não posso ficar dividido, sendo um pouco leal aqui e um pouco desleal ali. Eu preciso tomar uma decisão. Que decisão tomar ser desleal como Fígelo e Hermógenes ou leal como Onesíforo?

CONCLUSÃO

A pregação do verdadeiro evangelho traz deserção dos falsos crentes, lealdade dos verdadeiros crentes, estes ensinos devem nos levar a abraçar e nao negar o verdadeiro evangelho. Aqueles que rejeitam Jesus e se envergonham do seu evangelho receberão condenação eterna, aqueles que o recebem e não se envergonham do seu evangelho serão recebidos nas mansões celestiais e receberão vida eterna. O que você vai fazer? Receber a Cristo e ter vida eterna ou rejeitá-lo e ter condenação eterna?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário