Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM I TIMÓTEO 1.3-7

TEXTO: I TIMÓTEO 1.3-7

INTRODUÇÃO

Paulo escreveu esta carta para Timóteo no ano 62 d.C. Para que Timóteo combatesse o falso ensino presente na Igreja, este iria combater os falsos mestres na Igreja de Éfeso, sobre este assunto iremos tratar de acordo com o tema a seguir.

TEMA: TIMOTEO, UM APOLOGETA CRISTÃO

1. O APOLOGETA E A NECESSIDADE DE COMBATER O FALSO ENSINO. V.3

O falso ensino é para ser combattido e o falso mestre denunciado, pois quando acontece frouxidão, o falso ensino se alastra e prejudica muitas pessoas que são ludibriados por eles, vejmos algumas lições.

A. O falso ensino surge dentro da igreja. V.3

Paulo usa o termo “certas pessoas” está se referindo a individuos de dentro da comunidade cristã. A história mostra homens que abandonaram a sã doutrina para criar seitas heréticas como Ário de Alexandria, Sabélio de Roma, Guilherme Miller, Joseph Smith e tantos outros que se baseando em revelações extrabíblicos criaram ensinos danosos.

B. O falso ensino utrapasssa a doutrina de Cristo. V.3

Aquelas pessoas estavam ensinando “outra doutrina”, isto é, estavam ultrapassando a doutrina de Cristo e ensinando um ensino diferente do que tinha sido repassado para eles, uma falsa doutrina que defendia ensinos da lei mosaica para salvação quando esta apenas apresentava o pecado (I Tm 1.8-10), ainda proibiam o casamento (I Tm 4.3) e consumo de alguns alimentos como meio de se purificar (I Tm 4.3).

C. O falso ensino e seus propagadores devem ser admoestados. V.3

O falso ensino precisa ser combatido e aqueles que os propagaram devem ser admoestados a deixar as falsas doutrinas, se estes não abandonassem deveriam ser excluídos à igreja (v.20), isto é, não somente o falso ensino deve ser expostos, os falsos mestres também devem ser expostos e combatidos, sejam falsos apóstolos, pastores, bispos, etc., o termo “admoestar” (Gr.) significa repreender, corrigir. Não se cale diante do erro!

2. O APOLOGETA E O CONTEUDO DO FALSO ENSINO. V.3b

O falso ensino tem como conteúdo um acréscimo à Palavra de Deus, vejamos: “[...] te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina”. O falso ensino traz um outro ensinamento diferente do que Cristo e os apóstolos nos ensinam, vejamos algumas lições

A. O falso ensino é uma doutrina enganosa. Ef 5.6

O falso ensino traz uma doutrina enganosa que engana conforme está escrito: “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência” Ef 5.6). Algumas lições: I. O falso ensino traz engano com palavras vãs (v.6). II. O falso ensino engana e empurra as pessoas para a ira de Deus (v.6). III. O falso ensino engana e leva as pessoas à desobediência (v.6). Fuja do falso ensino, pois ele leva as pessoas à condenação.

B. O falso ensino mistura a verdade com mentira. At 15.5

Alguns integrantes da seita dos fariseus diziam que a fé em Cristo não era suficiente, era necessário guardar a Lei de Moisés para ser salvo, consoante o texto nos apresenta: Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés” (At 15.5). Eles traziam a verdade da fé em Cristo misturada com uma salvação meritória pela lei.

C. O falso ensino traz confusão para as pessoas incautas. Gl 1.6-7

O falso ensino prejudica pessoas, vejamos: 6 Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, 7 o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo” (Gl 1.6-7). Verdades bíblicas: A. Seguir falso ensino é largar o verdadeiro pelo flso (v.6). B. Seguir o falso evangelho perturba incautos (v.7). C. Seguir o falso evangelho é perversão (v.7). Não combater o falso ensino e jogar pessoas neófitas nas malhas das seitas.

3. O APOLOGETA E AS CARACTERISTICAS DO FALSO ENSINO. VV.4,6,7

O falso ensino tinha algumas características que Paulo descreveu para alertar Timóteo para que este repassasse para a Igreja, a seguir vemos algumas destas..

A. O falso ensino misturava a Escrituras com ensinos externos. V.4

Os falsos mestres acrescentavam superstições à Escritura, vejamos: “Nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé”. O Texto traz duas definições destes enxertos: A. Fábulas (Gr. “Mithois”, mito, lenda, algo irreal), eles criavam histórias fantasiosas dizendo serrem verdades. B. Genealogias (Gr. “Genealogiais”, linhagem), ensinavam que a sua genealogia ligada a seres espirituais desde a criação. Eram ensinos externos à Escritura. Fujamos disso!

B. O falso ensino promove discussões improdutivas e não serviço a Deus. V.4

Outra característica do falso ensino é que ele gera discussões infrutíferas, conforme está escrito: “Nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé”. O falso mestre não visa levar as pessoas à uma fé firme no Senhor, ou que ela trabalhe para Deus, na verdade ele pretende criar discussões para que seu nome nome apareça, fuja das pessoas que gostam de contendas e discussões, estes se parecem muito com os falsos mestres. Foge destes!

C. O falso ensino é realizado por homens desviados da verdade. V.6-7

O texto continua nos informando que os homens que o seguem são desvirtuados da verdade, examinemos: 6 Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em loquacidade frívola, 7 pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações”. Algumas lições importantes: I. Eles se afastaram da verdade (v.6). II. Eles tinham facilidade de convencer as pessoas com a mentira (v.6). Loquacidade Eloquência; Frívola: Fútil, leviandade, falso. III. Querem ensinar o que não sabem (v.7). Os falsos mestres são orgulhosos e atreviddos, você apresenta o texto bíblico e ele quer contestar o ensino bíblico, fazem declarações sobre o que não sabem.

4. O APOLOGETA E A MANEIRA DE COMBATER A FALSA DOUTRINA. V.5

O falso ensino precisa ser combatido e os falsos mestres denunciados, sobre isso Paulo fala as seguimtes palavras: “Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia”. Vejamos algumas verdades sobre o referido assunto.

A. Devemos combater o erro usando a verdade com amor. V.5

A verdade deve ser dita contra o falso ensino, mas isto deve ser feito em amor: O intuito da presente admoestação visa ao amor (v.5a), pois muitas pessoas estão sendo enganadas pelos falsos mestres com seus falsos ensino, estes precisam ser orientados na verdade para que voltem ao verdadeiro ensino.

B. Devemos combater o falso ensino tendo uma vida de fé real e pratica. V.5

A Escritura também vai nos dizer que para combater o falso ensino você precisa seguir o verdadeirode forma íntegra: “amor que procede de coração puro, e de consciência boa”. Alguém que vai combater o falso ensino sem está vivendo o evangelho de forma integral sua fé, está despreparado para o combate e defesa da fé.

C. Devemos combater o falso ensino tendo um ensino firme sem hipocrisia. V.5

O texto bíblico continua dizendo que a nossa fé deve ser verdadeira no senttido de ter uma fé sincera: de fé sem hipocrisia (v.5). Uma fé sem hipocrisia indica uma vida sem atuação de teatro, mas com vivencia real do Evangelho. Se queremos defender a fé, devemos ter a fé sem fingimento, pois “sem hipocrisia” vem do grego “Anypokritou” que significa, sem fingimento, sincero. Você e eu precisamos ter uma fé sincera!

CONCLUSÃO

Vimos que o falso ensino deve ser combatido; seu conteúdo é enganoso; suas caracteristicas: Mistura a Bíblia com ensinos externos, gera discussões improdutivas e são ensinados por homens desviados da verdade; A maneira de combater o falso ensino é verdade com amor e fé pratica sem hipocrisia. Aplicação: Você que já é crente precisa combater o falso ensino falando e vivendo a verdade, se você se cala diante dos erros doutrinários por medo de contrariar as pessoas, você está prestando um desserviço para o evangelho. Se você está vivendo no falso precisa abandonar e se converter a Cristo., do contrário serás condenado.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário