Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM I TIMÓTEO 1.8-11

TEXTO: I TIMÓTEO 1.8-11

INTRODUÇÃO

A Lei foi escrita para trazer conhecimento do pecado, porém ela não traz justificação, pois pela lei ninguém será justificado (Rm 3.20), como então devemos nos utilizar da lei? Paulo, combatendo os judaizantes, traz alguns ensinos sobre a lei que estaremos tratando a partir do tema exposto a seguir.

TEMA: A APOLOGÉTICA CRISTÃ SOBRE O USO DA LEI!

1. A LEGITIMIDADE DA LEI. V.8

Paulo vai nos falar sobre a forma legítima de se usar a lei, conforme o versículo 8 nos indica: “Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo”. A lei usada de forma ilegítima traz prejuízos ao evangelho de Cristo, devido a isto traremos algumas lições expostas a seguir.

a. A lei nos traz conhecimento de Deus: “Sabemos”. V.8

O verbo saber usado aqui vem do grego “Oidamen”, sendo um termo proveniente da matemática que indica exatidão, estar ciente, indicando que é uma certeza, um fato exato que está sendo vivenciado de forma real. O conhecimento que a lei traz de Deus é real, pois afirma que Deus é o Único Senhor (Dt 6.4-6), Jesus disse que a Escritura do Antigo Testamento testificava sobre sua pessoa (Jo 5.39), bem como sua obra em nosso favor (Lc 24.44), devemos buscar na lei o conhecimento de Deus.

b. A lei é benéfica: “A lei é boa”. V.8

A lei traz benefícios, pois aponta o nosso pecado (Rm 7.7), como na lei não há perdão para os nossos pecados, ela nos aponta para Cristo (Rm 10.4), e serve para nos conduzir a Cristo (Gl 3.24). A lei é boa em si, o problema é o pecado e impossibilidade do homem de guardar a lei perfeitamente, mas a lei é boa, pois vem de Deus.

c. A lei deve ser usada corretamente: “Se alguém dela se utiliza de modo legítimo”. V.8

A forma legítima que a lei deve ser usada é como as Escrituras a descreve, assim sendo, devemos entender que a lei era apenas sombras de Cristo (Cl 2.16-17; Hb 10.1), com a vinda do Senhor as sombras se tornam desnecessárias, assim sendo quem está querendo viver pela lei, ainda está nas sombras e fora de Cristo (Gl 5.4). Aquelas pessoas que ensinam a necessidade da guarda da lei para a salvação estão distantes de Cristo.

2. A LEI NÃO TRAZ JUSTIFICAÇÃO. VV.9-10

A Palavra de Deus nos afirma que a lei não traz justificação, pois ela, como já dissemos antes, apenas apresenta o pecado do ser humano, seu distancimento de Deus, demonstrando como o pecado artingiu o ser humano, de tal modo que a justificação é impossível através da guarda da lei, sendo necessário uma ação de Cristo no coração, vejamos algumas lições.

A. A lei não foi promulgada para os justos: “Não se promulga lei para quem é justo”. V.9

A lei não foi feita para pessoas justas (v.9), pois a Bíblia afirma que não há justo nem um sequer (Sl 14.2-3), isto é, a lei não foi escrita para justos porque depois da queda estes não existem, todos pecaram e se afastaram da glória de Deus (Rm 3.23), devido a isto a redenção não pode ser merecida, mas gratuita, pois todos pecaram e pela lei estariam todos condenados (II Co 3.9), devido a isto a lei não foi escrita para justos, pois estes não existem (Rm 3.10), Deus declara alguns justos sem que sejam por si, por causa de Jesus (Rm 5.1).

B. A Lei foi promulgada para que o pecado apareça: “se promulga lei [...] para transgressores”. V.9

A lei foi escrita para transgressores, todos os homens são, pois o pecado é transgressão da lei (I Jo 3.4), por causa da lei veio o pleno conhecimento do pecado (Rm 3.20), devido a isto a lei foi escrita para que o pecado apareça, pois a força do pecado é a lei (I Co 15.56), assim sendo a lei faz que o pecado apareça para que nós dependamos de Cristo na salvação (Rm 9.16), pois pecadores são condenados pela lei, mas gratuitamente salvos por Cristo que cumpriu a lei em nosso favor (Rm 3.24, 28), nos livrando da maldição da lei (Gl 3.13).

C. A lei condena o pecador fora de Cristo. VV.9-10

O texto mostra a condenaçao da Lei ao pecador sem Cristo: 9 tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas, 10 impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina”. Algumas verdades importantes: A. O texto qualifica os pecadores condenados (v.9-10). Transgressores (sem lei, fora-da-lei), Rebeldes (insubordinados), Irreverentes (profanos, sem respeito, sem-vergonha), Pecadores (vida pecaminosa), Ímpios (Planeja o pecado), Profanos (vida contrária à santidade), Parricidas (mata pai) e matricidas (mata mãe), homicidas (mata homen), impuros (Fornicadores), Sodomitas (pratica de homossexualidade ativa), Raptores de Homens (Sequestradores), mentirosos (vivem na mentira). Perjuros (Desonra juramento ou promessa). B. O texto fala do seu erro maior: Opositores do evangelho, se opôe à doutrina fiel (v.10).

3. A LEI É MELHOR EXPLICADA NO EVANGELHO. V.10-11

A lei não pode ser explicada corretamente em si mesma, mas na exposição do evangelho de Cristo, pois este explica a lei de forma mais sublime. Sobre o evangelho de Cristo veremos algumas lições a seguir.

A. O evangelho é a sã doutrina. V.10

A doutrina do evangelho é espiritualmente saudável vejamos: 10 impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina. Lições importantes: I. O evangelho sendo a sã doutrina é um espelho para demonstrar o pecado humano (V.10a). II. O evangelho sendo sã doutrina sofre oposição do mundo pecador (v.10). III. O evangelho sendo a sã doutrina é o que deve ser seguido e não rejeitado (v.10).

B. O evangelho revela a glória de Deus. V.11

Deus revela sua glória no evangelho: “segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado”. Algumas lições importantes: I. O evangelho revela a glória de Deus no plano eterno de salvação: “Na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos” (Tt 1.2). II. O evangelho revela a glória de Deus quando Cristo veio até nós: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1.14). III. O evangelho revela a glória de Deus na salvação graciosa: “Para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado” (Ef 1.6). IV. O evangelho revela a glória de Deus no recebimento dos salvos no céu: Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória ” (Jd 1.24-25).

C. O evangelho deve ser pregado. V.11

O evangelho deve ser anunciado conforme o versículo qq nos indica, vejamos algumas lições: I. Deus encarregou homens de pregar o evangelho: “segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado” (v.11). Encarregar (Gr. Episteuthen, Foram confiados). II. Deus requer fidelidade dos pregadores do evangelho: “Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel” (I Co 4.1). Despenseriro (Gr. Oikonomos, mordomo). Vai prestar contas do seu trabalho. III. Deus quer que a pregação seja conforme a Palavra de Deus: “Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (II Tm 4.2). “O evangelho pregado é como um leão, solte-o e ele faz o resto” (C. H. Spurgeon).

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem sobre a apologética e o uso da lei, observamos a legitimidade do uso da lei para conhecermos a Deus, aponta para Cristo e são apenas sombras de Cristo. Vimos também que a lei não traz justificação, não há nenhum justo, faz aparecer o pecado e traz condenação fora de Cristo. Por último vimos que a lei se explica pelo evangelho, pois este é a sã doutrina, revela a glória de Deus e deve ser pregado. Aplicação: Quando as pessoas estão vivendo pela lei, estão fora de Cristo e caminham para condenação, a lei apenas apontou para Cristo, indo para Cristo estamos salvos, rejeitando a Cristo sofreremos a condenação da lei. O que queremos?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário