Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM I TIMÉTEO 1.12-17

TEXTO: I TIMÓTEO 1.12-17

INTRODUÇÃO

A apologética cristã é a defesa da fé doutrinária que é o corpo de doutrinas deixadas por Cristo e pelos apóstolos, emanadas das Escrituras Sagradas. Paulo vai informar que a forma da apologética cristã ser evidenciada é na pregação do evangelho sem misturas, oriundo da verdade revelada de Deus nas Escrituras, sobre esta verdade veremos algumas lições extraídas do tema exposto.

TEMA: A APOLOGÉTICA CRISTÃ E A DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO!

1. O APOLOGETA DEVE SER GRATO POR SER CHAMADO PELO SENHOR PARA O EVANGELHO. V.12

a) A nossa gratidão é a Cristo. V.12a

Paulo declara que sua gratidão foi a Cristo, vejamos: “Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor [...]” (v.12a). Paulo afirma aqui algumas verdades: A. Jesus o fortaleceu, ele também nos fortalece (v.12). B. Jesus o Cristo (ungido) Jesus (Deus salva) que veio nos salvar (v.12). C. Jesus é o nosso Senhor, Ele deve ser obedecido (v.12). Nossa gratidão a Cristo deve ser demonstrada em obediência a Ele!

b) A gratidão é porque Cristo nos aceita. V.12b

Podemos observar que Paulo na sua gratidão enfatizava principalmente sua aceitação diante de Deus, segundo a passagem nos indica: “[...] que me considerou fiel [...]”. Cristo nos aceitou porque nos considerou fiéis, não porque nós somos cem por cento infalíveis, pois quando nós éramos inimigos de Deus por causa dos nossos pecados, Cristo nos reconciliou com Deus, assim nós fomos aceitos por Ele (Rm 5.1, 10). Sejamos gratos, pois nós merecemos rejeição de Deus, mas Cristo nos aceita e nos considera fiéis.

c) A gratidão é porque Cristo nos chama para servir. V.12

 Além de Paulo enfatizar na sua gratidão sua aceitação pela fé diante de Cristo, Ele agradece por Cristo tê-lo chamado para servir-lo na obra Dele, vejamos: “[...] designando-me para o ministério” (v.12c). O termo designar (Gr. “Themenos”) significa ser nomeado para uma nobre ocupação, este termo era usado nas nomeações para cargos oficiais do império, Cristo usa o mesmo termo para dizer que fomos nomeados por Ele para serví-lo. Além de uma grande responsabilidade é um privilégio maior ser nomeado pelo Rei Jesus para a obra!

2. O APOLOGETA DEVE TESTEMUNHAR, DIANTE DOS HOMENS, SUA CONVERSÃO AO EVANGELHO. VV.13-14

a) Antes Paulo estava fora de Cristo. V.13a

Paulo no seu testemunho fala um pouco de como Ele era, vejamos: “A mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente” .(v.13a). Algumas lições: a. Paulo insultava a fé Cristã: Blasfemo (Gr. “Blasfemôn”, Falar mal, insultar, ofender). b. Paulo perseguia a fé cristã: Perseguidor (Gr. “Dioktên”, caçar uma presa violentamente). c. Paulo era soberbo contra a fé cristã: Insolente Gr. “Hybristên”, soberbo, insolente e arrogante). Paulo na sua soberba achava o cristianismo inferior, mas Cristo o fez um cristão..

b) Depois Paulo foi alcançado por Cristo. VV.13-14

O texto nos ensina a ação de Jesus em Paulo, vejamos: 13 a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade. 14 Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus” (vv.13-14). Verdades: a. Paulo recebeu a misericórdia - Gr. “Eleethên”, V.P., trocar punição pelo indulto, perdão (v.13a). b. Paulo recebeu o perdão do seu passado: O tempo de ignorância e incredulidade ficou para trás, foi apagado (v.13b). c. Paulo recebeu a graça transbordante - Gr. “Hyperepleonasen”, estravasar, extravagante (v.14).

c) Depois de alcançado por Cristo Paulo foi salvo. V.14

Paulo trata ainda da salvação que Ele alcançou em Cristo Jesus, vejamos: Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus”. Algumas verdades: a. A salvação acontece pela graça (v.14). b. A salvação acontece pela fé que Cristo nos concede (v.14; Ef 2.8; Tt 1.1). c. A salvação acontece por causa do amor de Cristo por nós (v.14). Você pode hoje ainda receber a salvação graciosa de Deus mediante a fé em Jesus! Receba a Cristo ainda hoje e tenha certeza plena de vida eterna!

3. O APOLOGETA DEVE EXALTAR, NA SALVAÇÃO DOS PECADORES, O PODER DO EVANGELHO. V.15-17

a) O evangelho tem poder para alcancar qualquer pecador. V.15

Paulo exalta o evangelho e o seu poder na salvação de pecadores: “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (v.15). Algumas lições: A. A salvação do pecador vem pela pregação do evangelho (v.15a). B. A salvação do pecador acontece não importa como foi seu passado de pecado (v.15b). C. A salvação não torna os salvos arrrogantes, mas humildes reconhecendo seu pecado (v.15c). Deus salva pecadores arrependidos e redimidos!

b) O evangelho tem poder de transformar pecadores em missionários. V.16

O evangelho de Cristo ao alcançar os pecadores os transforma em missionários, vejamos: “Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna” (v.16). Algumas verdades: A. Pregamos a misericordia (Gr. “Eleethên”) de Deus, pois fomos alcançados por ela (v.16a). B. Pregamos a longanimidade (Gr. “Makhothumia”, pavio esticado) de Deus, pois Ele foi longanimo conosco (v.16b). C. Pregamos a certeza de vida eterna para quem crê, pois Cristo já nos deu (v.16). O evangelho salvar pecadores e os torna pregadores do evangelho!

c) O evangelho tem o seu poder emanado de Deus. V.17

O poder do evangelho não provém dos homens, mas do próprio Deus, vejamos: “Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (v.17). Algumas verdades: A. O poder do evangelho é eterno, pois Deus é Rei eterno (v.17). B. O poder do evangelho traz vida eterna agora e além morte, pois Deus é imortal (v.17b). C. O poder do evangelho vem de uma única fonte, pois Deus é Único (v.17c). D. O poder deste evangelho deve nos levar a render a Deus toda a glória (v.17d).

CONCLUSÃO

Vimos que devemos ser gratos a Deus pelo chamado, testemunhar diante dos homens e exaltar na salvação dos pecadores o poder do evangelho. Aplicação: Qual sua atitude ao olhar para a sua vida com Deus: Gratidão ou ingratidão? Como era a sua vida antes de conhecer a Cristo e como é agora, mudou ? Você já tem certeza de salvação? Se sua resposta é negativa, ainda dá tempo você se entregar a Cristo e receber certeza de vida. Você quer? Você que é crente, precisa anuciar o evangelho sem perda de tempo com palavras e ações.

AUTOR: Pastor Veronilton paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário