Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM I TIMÓTEO 1.18-20

TEXTO: I TIMÓTEO 1.18-20

INTRODUÇÃO

Um homem americano se tornou especialista em descobrir dólar falso pelo seu muito contato com o verdadeiro. Paulo orienta Timóteo a combater o falso ensino levando às opessoas o verdadeiro evangelho, nós iremos continuar nossa série sobre apologética cristã tendo como base o tema exposto a seguir.

TEMA: A APOLOGÉTICA CRISTÃ: COMBATE O FALSO EVANGELHO COM O VERDADEIRO

1. OS LÍDERES E IRMÃOS DA IGREJA DEVEM COMBATER O FALSO ENSINO COM O VERDADEIRO. V.18

A Escritura Sagrada afirma que os primeiros a combater o falso ensino na divulgação do evangelho verdadeiro, vejamos: “Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate” (v.18). Sobre este assunto podemos observar verdades expostas a seguir.

a. Deus foi quem encarrregou os líderes e irmãos dessa empreitada. V.18a

Deus encarregou aqueles líderes cristãos de tal empreitada, vejamos: “Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo (v.18a). I. Deus encarregou uma liderança para divulgar o verdadeiro evangelho e combater o falso (v.18). Encarregar (Gr. “Episteus”, confiar) (v.18). II. Deus cobra da liderança que Ele encarregou (v.18). Dever (Gr. “Parangelian”, Cobrar) (v.18). III. Deus encarrega e cobra aqueles que são seus filhos para combater a falsa doutrina (v.18). Filho (Gr. “Teknon”, criança), um convertido é uma criança em Cristo gerado pela evangelização. Voc

b. Deus escolheu os líderes segundo a profecia bíblica. V.18b

Os líderes e demais crentes são chamados pela profecia bíblica, vejamos: segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto (V.18b). Algumas verdades: I. A profecia bíblica - Pregação é o meio que Deus usa para nos regenerar: “Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas” (Tg 1.18). II. A profecia bíblica - pregação deve ser segundo a fé doutrinária: “[...] se profecia, seja segundo a proporção da fé” (Rm 12.6b). III. A profecia bíblica - pregação nos chama ao serviço cristão (v.18). Deus chama pessoas para salvação e serviço é pela profecia bíblica, isto é pregação.

c. Deus requer que os líderes combatam o falso ensino firmados nas Escrituras. V.18c

Paulo vai dizer que quando conhecemos a Escritura e somos salvos por Cristo devemos fazer apologética, defendendo a fé, vejamos: [...] combate, firmado nelas, o bom combate” (v.18). Aqui ele nos traz algumas verdades importantes: I. O falso ensino deve ser combatido e tolerado (v.18). II. O Falso ensino deve ser combatido firmado nas Escrituras (v.18). III. O falso ensino deve ser negativado e o evangelho positivado (v.18). O termo combate vem do grego “Strateian”, signfica guerra estratégica, não se faz guerra com flores e confetes, mas combatendo, não se combate heresia tolerando-as, mas apontando seus erros e desvios.

2. OS LÍDERES E IRMÃOS DA IGREJA DEVEM SER CUIDADOSOS AO COMBATER O FALSO ENSINO. V.19

A Escritura vai nos informar que devemos ser zelosos no combate ao falso ensino tomando algumas precauções para evitar outras desastrosas, vejamos: “Mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé”. Algumas verdades bíblicas importantes:

a. Alguns mantém a fé a a boa consciência. V.19a

Algumas coisas devem ser mantidas, vejamos: “Mantendo fé e boa consciência [...]” (v.18a). Algumas lições: I. A fé descrita aqui é a fé doutrinária - Corpo Doutrinário das Escrituras (v.18). Eu não posso combater o falso ensino sem o conhecimento da Palavra. II. Boa Consciencia é ser honesto (Gr. “Syneidesen”, conhecimento, percepção e honestidade). O que conhecemos devemos transmitir de modo fiel e honesto, não posso negar a verdade da Escritura para agradar outros não estou tendo boa consciência ou honestidade. III. Devo me manter na fé e boa consciência para ter vida com Deus e combater o falso ensino (v.18). Manter (Gr. Segurar, guardar), isto é guardando a palavra com honesto sigo avante.

b. Alguns rejeitam a fé e boa consciência. V.19b

Alguns homens rejeitaram a verdade, largando a honestidade, vejamos: porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência (v.18b). Alguns homens rejeitam a boa consciência, honestidade, vejamos: I. A consciência reprova as atitudes más: “Acusados pela própria consciência, foram se retirando um a um” (Jo 8.9). II. A sua consciência deixa de ser boa para ser cauterizada pelo pecado: “Pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência” (I Tm 4.2). III. Estes por causa do seu desejo pecaminoso abandonam a boa consciencia (v.19). Abandonar a consciência honesta é ir para longe de Cristo!

c. Alguns que rejeitam a fé e boa consciência naufragam na fé. V.19c

O texto vai nos dizer que aqueles que negama a boa consciência caem em desgraça espiritual, vejamos: : tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé” (v.19c). Algumas verdades importantes: I. Ao olharnos as circunstâncias e não Cristo naufragamos na fé: “Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!” (Mt 14.30). II. Ao observarmos a prosperidade dos ímpios naufragamos na fé: “2 Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. 3 Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos” (Sl 73.2, 3). III. Ao deixamos a boa consciência naufragramos na fé (v.19). Abandone todo pecado antes que ele te faça naufragar na fé!

3. OS LÍDERES DA IGREHA DEVEM TER DISCIPLINA PARA LIDERAR A IGREJA. V.20

O texto conclui tratando sobre disciplina, vejamos: “E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem”. Vejamos algumas lições a seguir.

a. A disciplina deve ser pessoal. V.20

O texto nos indica que a igreja tratava a disciplina de modo individual, segundo lemos: “E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre (v.20a).A Bíblia afirma a disciplina de modo pessoal, da seguinte forma: I. Dois individuos são citados: Himeneu e Alexandre (v.20). II. Estes haviam abandonado a sã doutrina (v.19; II Tm 2.16-18). III. O faltoso era chamado para se explicar pessoalmente: (Mt 18.15-18). Não se faz disciplina no zap, facebook, Instagram, Telegram, mas pessoalmente, olho no olho!

b. A disciplina visa a correção. V.20

O texto usa uma expressão dura para disciplina dizendo que tal pessoa foi entregue a Satanás, vejamos: os quais entreguei a Satanás, para serem castigados [...]” (v.20b). Algumas lições: I. Entregar a Satanás seria estar fora da comunhão do corpo de Cristo (v.20). II. Entregar a Satanás seria ser entregue a sua propria sorte (v.20; I Co 5.5). III. Entregar a Satanás visava a correção ou castigo do faltoso (v.20; I Co 5.5). Toda disciplina visa a correção, pois é um ato de amor para com o faltoso (Pv 3.12).

c. A disciplina enseja mudança.

O texto vai nos orientar que a disciplina das pessoas citadas foi para deixar de blasfemar, vejamos: “[...] a fim de não mais blasfemarem”.(v.20). Algumas verdades: I. A disciplina visa nos levar a deixar o pecado (v.20). II. A disciplina visava que com mudança de vida houvesse a salvação do infrator: Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo” (I Co 11.32). III. A disciplina visa, com a mudança, que sejamos usados por Deus: “Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra” (II Tm 2.21).

CONCLUSÃO

Precisamos combater o falso ensino com o verdadeiro, também devemos ser zelosos com a defesa da fé na pregação do evangelho, não abandonando a fé das Escrituras, porém, divulgando e vivendo seus ensinos, pois alguns que quiseram se aventurar em ensinos fora da Escritura abandonaram a fé verdadeira. O combate ao falso ensino envolve a disciplina para que o faltoso se arrependa e seja salvo. Você que já é crente precisa combater a fé ensinando o verdadeiro evangelho, disciplinando o erro pela Escritura e através da Igreja. Se você está crendo em ensinos fora da Bíblia que ensinam sobre a impossibilidade de certeza de salvação, estes ensinos são heréticos, receba a Cristo hoje e tenha certeza da vida eterna. Você quer?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário